Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109618
Title: Impacto do Processo de Internacionalização no Sucesso da Empresa no País de Destino: O Caso do E.Leclerc
Other Titles: Impact of the Internationalization Process on the Company's Success in the Country of Destination: The Case of E.Leclerc
Authors: Silva, Diana Filipa Marinha
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Keywords: Internacionalização; Estratégias Competitivas; E.Leclerc; Portugal; Internationalization; Competitive Strategies; E.Leclerc; Portugal
Issue Date: 14-Sep-2023
Serial title, monograph or event: Impacto do Processo de Internacionalização no Sucesso da Empresa no País de Destino: O Caso do E.Leclerc
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório é referente ao estágio que teve lugar na central de compras Cooplecnorte, integrada na empresa E.Leclerc Portugal, sendo o mesmo realizado na área de marketing, do departamento de Estudos e Medidas para compreender o que influencia a rentabilidade de uma área de negócio e identificar e analisar as ações dos concorrentes. O tema abordado, o processo de internacionalização, foi escolhido uma vez que é relevante para a entidade de acolhimento.No contexto do mundo empresarial do retalho alimentar atual a competição entre as organizações é intensa e para fazer face à mesma as empresas têm ao seu dispor diversas possibilidades e opções para serem líderes e superar os rivais. Com o intuito de desenvolver e fazer crescer a empresa, a internacionalização revela-se uma solução eficaz, permitindo a diminuição da dependência face ao seu país de origem.Posto isto, o presente estudo realizado neste relatório de estágio tem como objetivo analisar o impacto que o processo de internacionalização tem no sucesso da empresa E.Leclerc no mercado português. Esta análise permitirá à entidade em estudo avaliar que comportamentos ou estratégias adotar, tendo em conta a concorrência e as características do mercado português. O estudo pretende responder às seguintes questões: Será que o processo de internacionalização, em especial, o modo de entrada adotado em Portugal é o mais adequado? O posicionamento estratégico e o modelo de negócios são os mais ajustados ao mercado português?Para concretizar o estudo foi feita a revisão do estado da arte sobre o conceito de internacionalização, incluindo os fatores que favorecem a internacionalização, vantagens relacionadas com o país de origem, estratégias internacionais e modos de entrada, bem como a estratégia competitiva. As teorias e modelos relacionadas com estas temáticas foram depois utilizadas para analisar o caso concreto do E.Leclerc, nomeadamente o processo de internacionalização que foi seguido em Portugal.É de salientar, a título de conclusão, que a análise sugere que o sucesso menos evidente do E.Leclerc em Portugal se deve ao modelo de negócios adotado, em especial aos canais utilizados para transmitir a proposta de valor, que se materializam na ausência de presença a nível nacional e de um tamanho de loja desadequado para o contexto atual do mercado. Assim, é recomendada a adoção de três ações: (i) potenciar os canais digitais, em especial, asredes sociais, para dar a conhecer a marca a potenciais clientes; (ii) reabertura da loja online, por forma a alcançar novos clientes e acompanhar a tendência do comércio online que se vivencia; e (iii) aumentar a rede de lojas, destacando os supermercados, em prol de possuir lojas de maior proximidade dosconsumidores.Relativamente às conclusões do estágio, os objetivos do mesmo foram cumpridos, uma vez que desempenhei diversas atividades de valor e relacionadas com os compromissos estabelecidos. No entanto, recomendaria uma melhor integração dos novos membros na equipa de trabalho, considerando que atualmente a generalidade do departamento se encontra em teletrabalho, existe uma maior dificuldade na relação entre os membros da equipa e o novo integrante da mesma.
This report refers to the internship that took place at the Cooplecnorte purchasing center, integrated in the company E.Leclerc Portugal, being carried out in the marketing area, in the Studies and Measures department to understand what influences the profitability of a business area and to identify and analyze the actions of competitors. The topic addressed, the internationalization process, was chosen since it is relevant to the host entity.In the context of the current food retail business world, competition between organizations is intense and to face it, companies have at their disposal several possibilities and options to be leaders and overcome rivals. In order to develop and grow the company, internationalization proves to be an effective solution, allowing the reduction of dependence on its country of origin.That said, the present study carried out in this internship report aims to analyze the impact that the internationalization process has on the success of the company E.Leclerc in the Portuguese market. This analysis will allow the entity under study to evaluate which behaviors or strategies to adopt, taking into account the competition and the characteristics of the Portuguese market. The study aims to answer the following questions: Is the internationalization process, in particular, the entry mode adopted in Portugal the most appropriate? Are the strategic positioning and the business model the most adjusted to the Portuguese market?In order to carry out the study, the state of the art on the concept of internationalization was reviewed, including the factors that favor internationalization, advantages related to the country of origin, international strategies and entry modes, as well as the competitive strategy. The theories and models related to these themes were then used to analyze the specific case of E.Leclerc, namely the internationalization process that was followed in Portugal.It should be noted, by way of conclusion, that the analysis suggests that the less evident success of E.Leclerc in Portugal is due to the business model adopted, in particular the channels used to convey the value proposition, which materialize in the absence of presence at national level and an inadequate store size for the current market context. Thus, three actions are recommended: (i) enhancing digital channels, especially social networks, to make the brand known to potential customers; (ii) reopening the online store, in order to reach new customers and follow the trend of online commerce; and (iii) increasing the store network, highlighting supermarkets, in order to have stores closer to consumers.Regarding the conclusions of the internship, the objectives of the internship wer fulfilled, since I performed several activities of value and related to the established commitments. However, I would recommend a better integration of the new members in the work team, considering that currently most of the department is teleworking, there is a greater difficulty in the relationship between the team members and the new member of the same.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/109618
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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