Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109583
Título: Indicadores-chave de Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Portugal – Referencial Comum para a Avaliação do Desempenho
Outros títulos: Sustainability Key Indicators for Higher Education Institutions in Portugal - Common Framework for Performance Assessment
Autor: Rodrigues, Sónia Alexandra Marques
Orientador: Correia, Patrícia Carla Gama Pinto Pereira da Silva de Vasconcelos
Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva
Palavras-chave: Ferramentas de avaliação da sustentabilidade; Indicadores de sustentabilidade; Sustainable development; Higher Education Institutions; Education for Sustainable Development; Sustainability Assessment Tools; Sustainability Indicators; Desenvolvimento Sustentável; Instituições de Ensino Superior; Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Data: 20-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Indicadores-chave de Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Portugal – Referencial Comum para a Avaliação do Desempenho
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel importante na educação, investigação e formulação de políticas necessárias para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Muitas ferramentas têm sido desenvolvidas para avaliar a implementação da sustentabilidade nas IES, o que demonstra a importância do tema. Este estudo visa fornecer às IES portuguesas um conjunto de indicadores-chave, de resposta “sim/não”, para facilitar a medição do progresso em direção à sustentabilidade. Para além disso, procurou-se saber qual o entendimento das IES relativamente às oportunidades e desafios no processo de avaliação e reporte da sustentabilidade. Para o efeito o estudo foi dirigido às 34 IES públicas portuguesas, tanto do ensino politécnico como do ensino universitário, e foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados: a análise documental e o questionário.Este estudo possibilitou a apresentação de um referencial comum para a avaliação do desempenho das IES composto por 36 indicadores-chave, divididos por 5 dimensões - ambiental, económica, social, académica e institucional. Os resultados permitiram ainda identificar a dispersão de informação como a dificuldade mais sentida pelas IES no processo de avaliação e reporte, o que revela ser necessário existir um sistema que agregue todos os dados. As IES consideram que seria benéfico um modelo único de relatório de sustentabilidade, mas com possibilidade de cada IES incluir indicadores mais específicos, de forma a refletir os diferentes contextos organizacionais, e é unanime a necessidade de elaboração de um guia prático de como avaliar a sustentabilidade nas IES em Portugal. A maioria das IES considera ainda que a periodicidade da avaliação e do reporte da sustentabilidade nas IES deve ser anual e que a existência de regulamentação nesta área seria positiva e pode, inclusivamente, ajudar a alavancar o tema.Esta tese vem preencher uma lacuna na literatura ao propor um referencial comum de indicadores-chave, que permita de forma fácil e comparável, avaliar e reportar a implementação da sustentabilidade nas IES portuguesas, constituindo-se como um instrumento orientador para um primeiro diagnóstico interno, e compila informação relevante para futuras políticas governativas nesta área.
Higher Education Institutions (HEIs) play an important role in the education, research and policy formulation needed to achieve sustainable development goals. Different tools have been developed to assess the sustainability implementation at HEI, which demonstrates the importance of the topic.The purpose of this study is to offer Portuguese HEIs a straightforward collection of important indicators that may be answered with a simple "yes" or "no" to make it easier to gauge the progress toward sustainability. Additionally, it aims to determine the HEIs' stance on the opportunities and challenges of the sustainability assessment and report process. For this study, 34 Portuguese public HEIs, including polytechnics and universities, were contacted, and two data collection techniques were used: document analysis and a questionnaire.This study made it possible to present a common framework for evaluating the performance of HEIs, comprising 36 indicators, divided into 5 dimensions - environmental, economic, social, academic, and institutional.The findings also allowed for the identification of the information dispersion as the HEIs' main point of frustration in the assessment and reporting process, highlighting the requirement for a system that compiles all the data.The HEIs believe that a unified model of sustainability reporting would be beneficial, but with the option for each HEI to include more specific indicators to reflect the various organizational contexts, and there is a unanimous need to develop a practical guide on how to assess sustainability at HEIs in Portugal.The majority of HEIs also believe that reporting and evaluating sustainability in HEIs should occur annually, and that having standards in place would be advantageous and may even assist to advance the issue.This thesis fills a gap in the literature by proposing a common framework of key indicators that allows for the easy and comparable evaluation and reporting of sustainability implementation in Portuguese HEIs, serving as a guiding instrument for a first internal diagnosis and compiling relevant information for future government policies in this area.
Descrição: Dissertação de Mestrado Em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/109583
Direitos: openAccess
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