Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109540
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Paulo Miguel Marques Gama-
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Patrícia da-
dc.date.accessioned2023-10-18T22:00:42Z-
dc.date.available2023-10-18T22:00:42Z-
dc.date.issued2023-02-20-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109540-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO crescimento das empresas é usualmente retratado como algo positivo e comummente utilizado como medida de sucesso, sendo o seu impacto ao nível socioeconómico irrefutável, o que aumenta o interesse não só de académicos e investigadores, mas também de empresários e políticos. O sucesso e o crescimento exponencial de empresas como a Apple, Microsoft, Compaq, Oracle e, em Portugal, Feedzai e TalkDesk, por exemplo, tornam estas empresas objeto de estudo de forma a compreender quais os fatores que possibilitaram tal crescimento.Face ao exposto, o presente trabalho visa analisar empiricamente quais são os determinantes que influenciam o crescimento das micro, pequenas e médias empresas (PME) em Portugal. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 5.868 PME portuguesas, durante os anos de 2015 a 2021, à qual foi aplicada a metodologia de dados em painel. Para analisar a influência das variáveis explicativas na variável dependente crescimento e, de forma a conferir robustez à análise multivariada, foram regredidos e comparados três modelos: pooled OLS, efeitos fixos e efeitos aleatórios.Os resultados do estudo empírico sugerem uma relação positiva e estatisticamente significativa entre o crescimento das empresas e o seu tamanho, estrutura financeira e rentabilidade. De forma oposta, os dados sugerem uma relação negativa e significativa entre o crescimento e a idade da empresa. Os resultados sugerem ainda que a taxa de crescimento da empresa pode ser influenciada pelo setor de atividade em que esta atua e que fatores como o tamanho e a internacionalização das empresas não revelam o mesmo impacto nem a mesma significância, dependendo da fase do ciclo de vida a empresa se encontra. No que concerne a intangibilidade das empresas, não foram obtidas quaisquer evidências estatísticas de que este fator influencia o seu crescimento.por
dc.description.abstractFirm growth is usually portrayed as something positive and commonly used as a measure of success, and its impact on the socio-economic level is irrefutable, which increases the interest not only of academics and researchers, but also of entrepreneurs and politicians. The success and exponential growth of companies like Apple, Microsoft, Compaq, Oracle and, in Portugal, Feedzai and TalkDesk, for example, make these companies the object of study in order to understand which factors enabled such growth.This dissertation aims to empirically analyze which are the determinants that influence the growth of micro, small and medium-sized companies (SME) in Portugal. To this end, a sample of 5,868 Portuguese SMEs was used, during the years 2015 to 2021, to which the panel data methodology was applied. To analyze the influence of explanatory variables on the dependent variable growth and, in order to provide robustness to the statistical analysis, three models were regressed and compared: pooled OLS, fixed effects and random effects.The results of the empirical study suggest a positive and statistically significant relationship between firms' growth and their size, financial structure, and profitability. In contrast, the data suggest a negative and significant relationship between growth and the age of the firm. The results also suggest that a firm's growth rate may be influenced by the industry in which it operates, and that factors such as firm size and internationalization do not show the same impact or significance depending on the stage of the life cycle the firm is in. With regard to the intangibility of firms, no statistical evidence was obtained that this factor influences their growth.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPMEpor
dc.subjectcrescimentopor
dc.subjectdeterminantes do crescimentopor
dc.subjectciclo de vidapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSMEeng
dc.subjectgrowtheng
dc.subjectgrowth determinantseng
dc.subjectlife-cycleeng
dc.subjectPortugaleng
dc.titleDeterminantes do crescimento das empresas: Evidência de PME portuguesaspor
dc.title.alternativeDeterminants of firm growth: Evidence from portuguese SMEeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleDeterminantes do crescimento das empresas: Evidência de PME portuguesaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203370520-
thesis.degree.disciplineContabilidade e Fiscalidade-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade e Finanças-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Jéssica Patrícia da::0000-0003-0957-1363-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriJorge, Susana Margarida Faustino-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Paulo Miguel Marques Gama-
uc.degree.elementojuriReis, Pedro Manuel Nogueira-
uc.contributor.advisorGonçalves, Paulo Miguel Marques Gama-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

39
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons