Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109451
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Giesbrecht, Daniel | - |
dc.contributor.author | Matos, Patrícia Ferraz de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T10:11:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T10:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
dc.identifier.issn | 2183-0266 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/109451 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar o dossiê “Como Estudar a Intolerância? Contributos da Antropologia e da História (Contexto Português e Brasileiro)”. Evidencia-se a importância da utilização de metodologias científicas, distintas e complementares, principalmente ligadas às áreas da antropologia e da história. Os contextos de análise são Portugal e o Brasil, aprofundando-se sobretudo o período entre o século XIX e a atualidade. Num segundo momento, são apresentados os artigos que compõem o dossiê, resultantes de várias pesquisas da autoria de onze autores/as com afiliações a distintas instituições científicas, em Portugal e no Brasil. No final, conclui-se sobre a importância de promover análises complementares, interdisciplinares e interseccionais no que respeita ao estudo da intolerância | pt |
dc.description.abstract | This article aims to present the special issue “How to Study Intolerance? Contributions from Anthropology and History (Portuguese and Brazilian Context)”. The importance of using distinct and complementary scientific methodologies (mostly those linked to the areas of anthropology and history) is evidenced. The contexts of analysis are Portugal and Brazil, delving deeper especially the period between the nineteenth century and the present. In a second moment, the articles that integrate the special issue are presented. They are the result of various kinds of research by eleven authors with affiliations to different scientific institutions, in Portugal and Brazil. In the end, the article concludes on the importance of promoting complementary, interdisciplinary and intersectional analyses with regard to the study of intolerance. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia | pt |
dc.relation | 2021.04805.BD | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Intolerância | pt |
dc.subject | Metodologias científicas | pt |
dc.subject | Antropologia e História | pt |
dc.subject | Intolerance | pt |
dc.subject | Scientific methodologies | pt |
dc.subject | Anthropology and History | pt |
dc.title | Autonomia ou complementaridade? Metodologias da antropologia e da história para o estudo da intolerância | pt |
dc.type | article | eng |
degois.publication.firstPage | 155 | pt |
degois.publication.lastPage | 166 | pt |
degois.publication.location | Porto | pt |
degois.publication.title | Trabalhos de Antropologia e Etnologia | pt |
dc.date.updated | 2023-10-15T22:19:40Z | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 63 | pt |
dc.description.version | BF1D-8251-DC2F | Daniel Florence Giesbrecht | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-3353494 | - |
dc.date.embargo | 2023-10-15 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | article | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-4142-6860 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tae_DossiA__003-014__PFM_DFG.pdf | 326.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
50
checked on Jul 17, 2024
Download(s)
30
checked on Jul 17, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License