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https://hdl.handle.net/10316/109230
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Fabiana Lucena de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Terezinha Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T09:37:19Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T09:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/109230 | - |
dc.description | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | por |
dc.description.abstract | A evasão no ensino superior é um problema que atinge não somente instituições brasileiras, mas de todo o mundo. Diversos estudos e pesquisas realizados anualmente detectam que os fatores externos relacionados à evasão são os mesmos e que, às vezes, não são de controle das Instituições de Ensino Superior (IES), sejam elas públicas ou privadas. Quando internos, os problemas ganham especificidades de acordo com o sistema de gestão de cada instituição. A presente investigação centrou-se em investigar os determinantes do nível socioeconômico do perfil do aluno de uma IES privada no Amazonas e sua correlação com a intenção de evasão. Optou-se pela pesquisa descritiva, fundamentada em dados secundários, além da utilização de dados primários oriundos do setor pesquisado por meio de entrevistas não estruturadas e um questionário do tipo sourvey elaborado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Os resultados das pesquisas apontaram além dos fatores determinantes já encontrados nas literaturas, outros determinantes que merecem ser investigados com maior profundidade, dado as especificidades do curso, cultura e comportamento dos sujeitos. A conclusão do estudo evidencia a importância da aplicação de um instrumento que caracterize o aluno para que posteriormente, somada a outros instrumentos de coleta de dados e informações possa evidenciar as causas da evasão. O estudo torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias e definições de práticas assertivas na busca da eficiência organizacional. O resultado desta eficiência resultará numa melhor gestão da IES e consequentemente, garantirá não só a sua sustentabilidade, mas principalmente, atenderá as demandas do aluno e da sociedade como um todo. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | evasão | pt |
dc.subject | questionário socieconomico | pt |
dc.subject | retenção | pt |
dc.subject | sustentabilidade | pt |
dc.subject | alunos | pt |
dc.title | Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Universidade Federal do Amazonas | pt |
dc.date.embargo | 2017-01-01 | * |
uc.rechabilitacaoestrangeira | yes | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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File | Description | Size | Format | |
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Terezinha-Oliveira_Dissertacao.pdf | Dissertação | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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