Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109065
Title: Relação entre o conflito trabalho-família e o stresse parental: O papel da comunicação de stresse e do stresse financeiro
Other Titles: Relationship between work-family conflict and stress parental stress: the role of stress communication and financial stress
Authors: Pina, Susana Correia de
Orientador: Fonseca, Ana Dias
Pereira, Marco Daniel de Almeida
Keywords: Conflito trabalho-família; Stresse parental; Comunicação de stresse; Stresse financeiro; Work-family conflitct; Parental stress; Stress communication; Financial stress
Issue Date: 18-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relação entre o conflito trabalho-família e o stresse parental: O papel da comunicação de stresse e do stresse financeiro
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC
Abstract: A sobrecarga resultante do desequilíbrio entre os diferentes papéis e exigências da vida pode gerar um ambiente propício ao stresse na família. Os objetivos do presente estudo foram examinar a relação entre o conflito trabalho-família (CTF) e o stresse parental, explorar o papel mediador da comunicação de stresse nessa relação, bem como o papel moderador do stresse financeiro. Uma amostra de 91 pais (69.2% mães) numa relação e com filhos preencherem um questionário de autorresposta sociodemográfico e relativo ao contexto financeiro, bem como um conjunto de questionários de autorresposta que avaliavam o CTF (Escala de Conflito Trabalho-Família e Conflito Família-Trabalho), o stresse parental (Escala de Stresse Parental) e a comunicação de stresse (Inventário do Coping Diádico com o Stresse Financeiro). Os resultados mostraram que um maior nível de CTF estava associado a maior stresse parental. Apesar de uma maior comunicação de stresse se associar a níveis acrescidos de stresse parental, a comunicação de stresse não mediou a associação entre o CTF e o stresse parental. Verificou-se ainda que o efeito significativo do CTF no stresse parental ocorreu independentemente do nível de stresse financeiro vivenciado. Os locais de trabalho devem adotar políticas favoráveis à família (i.e., acordos de trabalho flexíveis) que ajudem os pais a equilibrar com êxito as responsabilidades e exigências dos seus papéis profissionais e familiares. Estas políticas podem ter um impacto crítico na saúde mental dos pais e, consequentemente, na família.
Burden resulting from the imbalance between different roles and demands of life can generate an environment conducive to stress amid the family. The aims of this study were to examine the association between work-family conflict (CTF) and parental stress, explore the mediating role of stress communication in this association, as well as the moderating role of financial stress. A sample of 91 parents (69.2% mothers) in a relationship and with children completed a self-reported questionnaire about sociodemographic and the financial context, as well as self-report questionnaires assessing CTF (Work-Family Conflict Scale and Family Work Conflict Scale), parental stress (Parental Stress Scale), and stress communication (Financial Stress Coping Inventory). The results showed that higher CTF was associated with higher parental stress. Although higher stress communication was associated with increased levels of parental stress, stress communication did not mediate the association between CTF and parental stress. It was also found that the significant effect of CTF on parental stress occured regardless of the level of financial stress experienced. Workplaces should adopt family-friendly policies (i.e., flexible work arrangements) that help parents successfully balance the responsibilities and demands of their work and family roles. These policies can have a critical impact on the mental health of parents and, consequently, the family.Keywords: work-family conflict; parental stress; stress communication; financial stress
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109065
Rights: embargoedAccess
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