Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109062
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dc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.contributor.authorFigueiredo, Ana Beatriz dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:01:51Z-
dc.date.available2023-09-26T22:01:51Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109062-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEm Portugal e num mundo cada vez mais globalizante, a aposta na formação das pessoas para que possam ser mais produtivas tem vindo a ganhar cada vez mais pertinência. A necessidade de um investimento progressivo na formação profissional, como forma de conferir especialização e melhoria de qualificações à população em idade ativa e de afirmar a sociedade como a sociedade da informação e do conhecimento, tem recebido maior atenção das entidades financiadoras e dos decisores políticos. Detalhar e refletir sobre a atuação e o papel assumido pelos centros de formação neste âmbito, é o objetivo deste trabalho, decorrente da nossa experiência como aluna do 2º ano do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O relatório decorre da realização de um estágio curricular, desde 19 de setembro a 31 de dezembro de 2022, numa instituição de acolhimento, mais especificamente, numa entidade formadora, no seu departamento de formação profissional. No mesmo, foram assumidas e desempenhadas funções de administração e coordenação pedagógica, assegurando-se o apoio e o acompanhamento à gestão da formação e a todo o processo formativo proporcionado às pessoas adultas. Perante as carências identificadas do público-alvo e o propósito de potenciar a participação social dos mais velhos, desenhou-se, numa segunda fase do ano letivo, uma investigação qualitativa, como forma de dar voz às instituições seniores e compreender quais as respostas socioeducativas e formativas existentes para adultos seniores com necessidades educativas especiais. A mesma decorreu de janeiro a maio de 2023, envolvendo sete entidades de uma região centro do país, constando-se que, apesar de serem cruciais à mudança que se pretende atingir e, consequente, almejarem contribuir para a transformação da realidade, estas instituições não dispõem de qualquer oferta educativa e formativa para o público-alvo supramencionado e o mesmo não as procura como resposta aos seus interesses e necessidades. O presente documento está organizado por oito partes constituintes, dando especial enfoque ao enquadramento teórico da educação e formação profissional, a caracterização da instituição de estágio, os seus objetivos e a descrição das atividades socioeducativas desenvolvidas e, por último, o enquadramento, planeamento e conceção da investigação científica desenvolvida, bem como a análise e interpretação dos resultados.por
dc.description.abstractIn Portugal and in an increasingly globalized world, the commitment to training people so that they can be more productive has become increasingly relevant. The need for a progressive investment in professional training, as a way of providing specialization and improvements in qualifications for the working-age population and to affirm society as an information and knowledge society, has been receiving increased attention from the funding entities and political decisors. Detailing and reflecting on the performance and role assumed by training centers in this context is the objective of this work, arising from our experience as a 2nd year student of the Master's Degree in Social Education, Development and Local Dynamics at the Faculty of Psychology and Sciences of Education at the University of Coimbra. The report stems from the completion of a curricular internship, from September 19 to December 31, 2022, in a host institution, more specifically, in a training entity, in its department of professional training. In the same, functions of administration and pedagogical coordination were assumed and carried out, ensuring support and monitoring of training management and the entire training process provided to adults. Faced with the identified needs of the target public and the purpose of enhancing the social participation of older people, a qualitative investigation was designed in a second phase of the school year, as a way of giving voice to senior institutions and understanding the socio-educational responses and existing training courses for senior adults with special educational needs. The study was developed from January to May 2023, involving seven entities from a central region of the country, stating that, despite being crucial for the change that is intended to be achieved and, consequently, aiming to contribute to the transformation of reality, these institutions do not have any educational and training offer for the aforementioned target audience. Moreover, these people do not seek them as a response to its interests and needs. This document is organized into eight constituent parts, with special focus on the theoretical framework of education and professional training, the characterization of the internship institution, its objectives and the description of the socio-educational activities carried out and, finally, the framework, planning and design of the scientific investigation that was developed, as well as the analysis and interpretation of the results.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Socialpor
dc.subjectEducação e Formação de Adultospor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectRespostas socioeducativas para seniorespor
dc.subjectSocial Educationeng
dc.subjectAdult Education and Trainingeng
dc.subjectLifelong learningeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectSocio-educational responses for seniorseng
dc.title(Re)Pensar a Educação e Formação de Adultos em diferentes contextos: um caminho de aprendizagem de todos e para todospor
dc.title.alternative(Re)thinking Adult Education and Training in different contexts: a learning path of all and for alleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.title(Re)Pensar a Educação e Formação de Adultos em diferentes contextos: um caminho de aprendizagem de todos e para todospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203357205-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFigueiredo, Ana Beatriz dos Santos::0009-0006-8420-8889-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriVieira, Cristina Maria Coimbra-
uc.degree.elementojuriPaulos, Liliana Sofia Sequeira-
uc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
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