Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/109052
Title: | A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental | Other Titles: | The Relationship between Dispositional Mindfulness and Anxious and Depressive Symptomatology in Children: the Mediating Role of Emotional Expression Difficulties and Behavioral Avoidance | Authors: | Videira, Angélica Sousa | Orientador: | Moreira, Helena Teresa da Cruz | Keywords: | mindfulness disposicional; expressão emocional; evitamento comportamental; sintomatologia ansiosa e depressiva; crianças; dispositional mindfulness; emotional expression; behavioral avoidance; anxious and depressive symptoms; children | Issue Date: | 20-Jul-2023 | Serial title, monograph or event: | A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental | Place of publication or event: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Abstract: | Objetivos: o presente estudo procurou explorar o papel mediador das dificuldades de expressão emocional e do evitamento comportamental na relação entre o mindfulness disposicional e a sintomatologia ansiosa e depressiva na criança. Métodos: a amostra é constituída por 286 participantes com idades entre os 8 e os 12 anos e foi recolhida em escolas do centro de Portugal. As crianças completaram os seguintes instrumentos: a Escala de Expressão Emocional para Crianças, a Escala de Ansiedade e Depressão da Criança – Versão Breve, a Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e a Escala de Evitamento da Criança – Autorrelato. Resultados: o mindfulness disposicional relaciona-se negativa e significativamente com as dificuldades de expressão emocional e com o evitamento comportamental. Verificou-se um efeito direto significativo do mindfulness disposicional na sintomatologia ansiosa e depressiva, bem como dois efeitos indiretos através das dificuldades de expressão emocional e do evitamento comportamental na sintomatologia ansiosa e depressiva nas crianças. Conclusão: os resultados obtidos sugerem que as dificuldades de expressão emocional e o evitamento comportamental medeiam a relação entre o mindfulness disposicional e a sintomatologia ansiosa e depressiva nas crianças. Assim, revela-se importante promover o aumento dos níveis de mindfulness nas crianças, de modo a diminuir as dificuldades de expressão emocional e os níveis de evitamento comportamental nesta faixa etária. Compreender o impacto das relações em causa no desenvolvimento infantil, torna-se crucial para que possamos atuar com vista a um aumento do bem-estar psicológico, fomentando um desenvolvimento saudável. Objectives: this study aimed to explore the mediating role of emotional expression difficulties and behavioral avoidance in the relationship between dispositional mindfulness and anxious and depressive symptoms in children. Methods: the sample comprised 286 participants, collected in schools in central Portugal. Children completed the following measures: the Emotion Expression Scale for Children, the Revised Child Anxiety and Depression Scale-Short Version, the Child and Adolescent Mindfulness Measure and the Child Avoidance Measure – Self Report. Results: the dispositional mindfulness is negatively anda signifcantly related to emotion expression difficulties and behavioral avoidance. A significant direct effect of dispositional mindfulness on anxious and depressive symptoms was found, as well as two indirect effects of dispositional mindfulness on anxious and depressive symptoms in children, through emotional expression difficulties and behavioral avoidance on anxious and depressive symptoms in children. Conclusion: the results suggest that emotional expression difficulties and behavioral avoidance play a mediating role in the relationship between dispositional mindfulness and anxious and depressive symptoms in children. Thus, it becomes relevant to promote mindfulness in this age group due its multiple benefits. Understanding the impact of the relationships in question on child development becomes crucial so that we can act with a view to increasing psychological well-being and impact on children psychological health. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/109052 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Versão_Final_Angelica_.pdf | 697.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License