Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109044
Title: Coparentalidade no pós-divórcio: A perceção dos profissionais acerca do programa Crianças no Meio do Conflito
Other Titles: Coparenting after divorce: The perception of professionals about the Crianças no Meio do Conflito program
Authors: Cruz, Adriana Rafaela Ribeiro da
Orientador: Silva, Madalena Moutinho Alarcão
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Conflito Parental; Coparentalidade; Children in Between (CIB); Crianças no Meio do Conflito; Dinamizadores; Parental Conflict; Coparenting; Children in Between (CIB); Crianças no Meio do Conflito; Practitioners
Issue Date: 26-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Coparentalidade no pós-divórcio: A perceção dos profissionais acerca do programa Crianças no Meio do Conflito
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: This exploratory study analyzes the perspective of professionals about the Crianças no Meio do Conflito program. Its originality comes not only from being the first study carried out in Portugal, with this program and on this topic, but also because the focus of efficacy studies is more concentrated on the analysis of the program´s impact on the participants than on the characteristics and role of professionals. This study aimed to analyze the fidelity of professionals in applying the program and their satisfaction with its processes and contents. Additionally, it sought to identify which changes the practitioners identified on the participants. The sample consisted of twelve facilitators who were trained in the program and supervised during its application. Data were collected through two self-report questionnaires: the Checklist de Automonitorização do Facilitador and the Questionário de Avaliação da Satisfação do Dinamizador com o programa Crianças no Meio do Conflito. Data were analyzed using quantitative methodologies. The results indicated good levels of fidelity in the implementation of the program. In the sessions applied with a greater degree of fidelity, the specific strategies (e.g., “avoid use the child as a messenger”) are consensually perceived by the facilitators as being more useful for parental figures. In contrast, the specific strategies considered less useful (e.g., “use active listening with co-parent”) are contextualized in sessions where the degree of fidelity was lower. Finally, the fidelity to methodologies that involve viewing and reflecting on videos was notorious as it was the satisfaction with the training and supervision’s team.
O presente estudo exploratório analisa a perspetiva dos profissionais acerca do programa Crianças no Meio do Conflito. A sua originalidade advém não apenas de ser o primeiro estudo realizado em Portugal com este programa e sobre este tema, mas também porque o foco dos estudos de eficácia existentes se concentram mais na análise do impacto do programa nos participantes do que nas características e no papel dos profissionais. Este estudo teve como objetivo analisar a fidelidade dos profissionais na aplicação do programa e a sua satisfação com os processos e conteúdos do mesmo. Adicionalmente procurou identificar quais as mudanças que os dinamizadores identificaram nos participantes. A amostra foi constituída por doze dinamizadores que tiveram formação no programa e supervisão durante a sua aplicação. Os dados foram recolhidos através de dois questionários de autorresposta: a Checklist de Automonitorização do Facilitador e o Questionário de Avaliação da Satisfação do Dinamizador com o programa Crianças no Meio do Conflito. Os dados foram analisados com recurso a metodologias quantitativas. Os resultados indicaram bons níveis de fidelidade na implementação do programa. Nas sessões aplicadas com maior grau de fidelidade, as estratégias específicas (e.g., “evitar triangular”) nelas trabalhadas são consensualmente percecionadas como mais úteis para as figuras parentais. Em contraste, as estratégias específicas consideradas como menos úteis (e.g., “escuta ativa com o par”) estão contextualizadas em sessões onde o grau de fidelidade foi menor. Foi notória a fidelidade a metodologias que implicam o visionamento e reflexão de vídeos e a satisfação com a equipa de formação/supervisão.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109044
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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