Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109037
Title: Intervenção com Jovens em Acolhimento Residencial: O Projeto Saber Compreender
Other Titles: Intervention with Youth in Foster Home: "Saber Compreender" Project
Authors: Ferreira, Marta Pinho
Orientador: Ferreira, Carla Manuela Pereira Teles Couto
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Acolhimento Residencial; Centro de acolhimento temporário; Projeto socioeducativo; Projeto; Residential reception; Temporary reception centre; Socio-educational project; Project “Know Understanding”
Issue Date: 12-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Intervenção com Jovens em Acolhimento Residencial: O Projeto Saber Compreender
Place of publication or event: Centro de Acolhimento Temporário, Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho
Abstract: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que decorreu no Centro de Acolhimento Temporário do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, localizado em Oliveira de Azeméis. O número de crianças e jovens em acolhimento residencial continua a ser um fenómeno social preocupante no mundo, sendo importante referir que Portugal é um dos países da Europa com uma das taxas mais elevadas. Neste sentido é imprescindível que a passagem destas crianças pelas casas de acolhimento seja o mais positiva possível, sendo por isso importante ter em conta as necessidades de cada criança ou jovem. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes sendo que a primeira parte diz respeito à Fundamentação Teórica e é composta por três capítulos. O Capítulo 1: Direitos das crianças e Acolhimento Residencial em Portugal, subdividindo-se em quatro diferentes tópicos sendo estes: Os Direitos das Crianças; Crianças e Jovens em perigo; Acolhimento Residencial em Portugal; e o Relatório Casa 2021. O Capítulo 2 sobre as crianças e jovens no acolhimento residencial. Neste capítulo foi feita uma análise das caraterísticas mais comuns das crianças e jovens que se encontram acolhidas sendo mencionados diferentes estudos realizados nesta área. O Capítulo 3 sobre o papel do educador social no acolhimento residencial. Este é o último capítulo da primeira parte e diz respeito ao conceito de Educador Social, bem como ao papel do profissional no contexto residencial, através da clarificação das suas funções. Relativamente à segunda parte deste relatório, esta denomina-se por Estágio Curricular e é formada por três capítulos. O Capítulo 4, sobre a instituição de estágio, é realizada a caraterização do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, e posteriormente a caracterização do Centro de Acolhimento Temporário. O Capítulo 5 descreve o projeto “Saber Compreender”. Teve como foco o projeto que desenvolvemos na instituição ao longo do nosso estágio curricular, tendo como referência o modelo de elaboração de projetos sociais de Gloria Pérez Serrano (2008). Neste sentido foram descritos detalhadamente aspetos tais como: Análise de Necessidades; Planificação; Implementação; Metodologias; Avaliação; Resultados e Sustentabilidade.O Capítulo 6, intitulado Atividades Complementares, refere-se a outras atividades planeadas e executadas ao longo do nosso estágio, tais como reuniões com equipa CAT, reuniões com as jovens, reuniões com a escola, rotinas diárias, realização de genogramas, Halloween, Estendal dos direitos, Natal e festa de Natal, Dia dos Afetos, Dia da Mulher, Páscoa, o projeto de Educação para a Saúde e o IV Encontro Interinstitucional das Casas de Acolhimento do Distrito de Aveiro. O nosso estágio curricular iniciou-se com um levantamento de necessidades a partir do qual foi concebido, implementado e avaliado o projeto “Saber Compreender”. Este projeto teve como público alvo as jovens inseridas no CAT. Dividiu-se em dois momentos: 1) reflexão sobre como se sentem, onde querem chegar e como pretendem lá chegar (metas, sonhos, objetivos); 2) sensibilização para três temas atuais e também identificados na análise de necessidades (violência no namoro, bullying, perigos das redes sociais).Para além deste projeto participámos em outras atividades, as quais serão descritas na última parte deste relatório.
This report aims to present the work carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place at the Temporary Shelter Center of the Family Support Center Pinto de Carvalho, located in Oliveira de Azeméis. The number of children and young people in residential care continues to be a worrying social phenomenon in the world, and it is important to mention that Portugal is one of the countries in Europe with one of the highest rates. In this sense, it is essential that the passage of these children through the foster care homes is as positive as possible, which is why it is important to take into account the needs of each child or young person. This report is divided into two parts, the first part is about the theoretical foundation and is composed of three chapters. Chapter 1: Children's Rights and Residential Shelter in Portugal, is subdivided in four different topics: The Rights of Children; Children and Youth in Danger; Residential Reception in Portugal; and the Casa 2021 Report. Chapter 2 is about children and young people in residential care. In this chapter, an analysis of the most common characteristics of children and young people in residential care is made and different studies carried out in this area are mentioned. Chapter 3 on the role of the social educator in residential care. This is the last chapter of the first part and concerns the concept of Social Educator, as well as the role of the professional in the residential context, by clarifying his/her functions. Regarding the second part of this report, it is called Curricular Internship and consists of three chapters. Chapter 4, about the internship institution, describes the characterization of the Pinto de Carvalho Family Support Center, and then the characterization of the Temporary Reception Center.Chapter 5 describes the project "Saber Compreender". It focused on the project we developed in the institution during our curricular internship, with reference to Gloria Pérez Serrano's (2008) model of developing social projects. In this sense, aspects such as: Needs Analysis; Planning; Implementation; Methodologies; Evaluation; Results and Sustainability were described in detail. Chapter 6, entitled Complementary Activities, refers to other activities planned and carried out throughout our internship, such as meetings with the CAT team, meetings with the girls, meetings with the school, daily routines, genograms, Halloween, Clothes rack of Rights, Christmas and Christmas party, Day of Affections, Women's Day, Easter, the Health Education project and the IV Inter-institutional Meeting of the Foster Homes of the District of Aveiro. Our curricular internship began with a needs assessment from which the project “Saber Compreender” (Knowledge Comprehension) was conceived, implemented and evaluated. This project's target audience was young women enrolled in the CAT. It was divided into two moments: 1) reflection on how they feel, where they want to go and how they intend to get there (goals, dreams, objectives); 2) raising awareness of three current issues that were also identified in the needs analysis (dating violence, bullying, dangers of social networks). In addition to this project, we participated in other activities, which will be described in the last part of this report.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109037
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons