Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108974
Title: Quanto mais me bates, menos eu gosto de ti. A (re)educação social no combate à violência doméstica
Other Titles: The more you hit me, the less I like you. Social (re)education in the fight against domestic violence
Authors: Dias, Maria João Mendes
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Cardoso, Natália
Keywords: Educação Social; Violência Doméstica; Apoio à Vítima; Igualdade de Género; Estereótipos de Género; Social Education; Domestic Violence; Victim Support; Gender Equality; Gender Stereotypes
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Quanto mais me bates, menos eu gosto de ti. A (re)educação social no combate à violência doméstica
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório representa o culminar de nove meses de Estágio Curricular, realizados no Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) de Coimbra. Este estágio decorreu no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A APAV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1990, que tem como missão apoiar as vítimas de crime, os/as seus/suas familiares e amigos/as, através da prestação de serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais, bem como contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima. Com o intuito de contribuir para a continuidade e qualidade do trabalho já desenvolvido pela Associação, bem como de adquirirmos novas aprendizagens e competências, definimos sete objetivos gerais que guiaram o percurso do nosso Estágio Curricular: integrar a equipa técnica da APAV enquanto Educadora Social; conhecer as necessidades dos/as utentes acompanhados/as no GAV e as respostas disponíveis para estes/as; desenvolver competências profissionais como Educadora Social; planificar atividades educativas de promoção da igualdade de género e de relações saudáveis entre jovens; conhecer tipologias de vítimas e de agressores e os diversos tipos de crime; elaborar uma investigação quantitativa de dimensão estrita e âmbito socioeducativo sobre perceções estereotipadas associadas a questões de género; e, por último, prestar apoio a vítimas de diferentes tipos de crime, auxiliando-as e oferecendo-lhes uma resposta securizante.Este relatório retrata os temas que fundamentaram as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Começamos por apresentar a entidade que nos acolheu, seguindo-se um enquadramento teórico acerca da Educação Social e da problemática da violência doméstica. Posteriormente, apresentamos o nosso projeto de estágio e a descrição das atividades em que colaborámos. O ponto seguinte deste relatório diz respeito à avaliação do estágio, que inclui uma componente destinada à heteroavaliação e outra à autoavaliação. Este trabalho académico termina com as considerações finais, de todo o processo de estágio, onde voltamos a refletir sobre os contributos que esta experiência nos trouxe, quer a nível profissional, enquanto Técnica Superior de Educação Social, quer a nível pessoal, enquanto cidadã e mulher.
This report represents the culmination of nine months of Curricular Internship, carried out in the Victim Support Office (GAV) of the Portuguese Association for Victim Support (APAV) in Coimbra. This internship took place in the context of the study cycle leading to the degree of Master in Social Education, Development and Local Dynamics by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra.APAV is a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), founded in 1990, whose mission is to support victims of crime, their families and friends, by providing quality, free and confidential services, as well as to contribute to the improvement of public, social and private policies focused on the status of the victim.In order to contribute to the continuity and quality of the work already developed by the Association, as well as to acquire new learning and skills, we defined seven general objectives that guided the course of our Curricular Internship: to integrate the technical team of APAV as a Social Educator; to recognize the needs of the users who visit the GAV and the answers available for them; to develop professional skills as a social educator; to plan educational activities to promote gender equality and healthy relationships between young people; to know typologies of victims and aggressors and the different types of crime; to elaborate a quantitative research of strict dimension and socio-educational scope, about stereotypical perceptions on gender issues; and, finally, to provide support to victims of different types of crime, helping them and offering them a reassuring response.This report portrays the themes that underpinned the activities developed throughout the internship. We begin by presenting the entity that welcomed us, followed by a theoretical framework about Social Education and the issue of domestic violence. Later, we present our internship project and the description of the activities in which we collaborated. The next section of this report concerns the evaluation of our internship, which includes a component for hetero-evaluation and another for self-evaluation. This academic work ends with the final considerations of the entire internship process, where we reflect again on the contributions that this experience brought us, both professionally, as a Higher Technician in Social Education, and personally, as a citizen and a woman.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/108974
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

68
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons