Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108969
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Silva-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:00:23Z-
dc.date.available2023-09-26T22:00:23Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108969-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEmbora exista um crescente interesse pelo estudo da ansiedade aos testes (AT), são poucos os estudos que investigaram processos psicológicos maladapativos nesta problemática. De igual forma, do nosso conhecimento da literatura, não existem estudos que tenham explorado a relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar (EVDE), a vergonha, o striving para evitar a inferioridade e a AT. Esse foi o objetivo deste estudo. A amostra foi constituída por 405 estudantes universitários entre os 18 e os 57 anos. Os resultados demonstraram que a frequência e a intensidade das EVDE com os pais, professores/as e colegas, a vergonha, o striving para evitar a inferioridade e a AT se correlacionaram positiva e significativamente entre si. Os modelos de mediação estimados revelaram uma mediação total da vergonha e do striving para evitar a inferioridade na relação entre a frequência e intensidade das EVDE com os pais e com os colegas e a AT. Os modelos de mediação apuraram, ainda, uma mediação parcial da vergonha e do striving para evitar a inferioridade na relação entre a frequência e intensidade das EVDE com os/as professores/as e a AT. Estes resultados sugerem que, deve-se intervir na AT não só de forma direta, mas também a partir da avaliação de processos como a vergonha e o striving para evitar a inferioridade, e da estimulação do sistema de tranquilização através da prática da compaixão. Limitações e sugestões para estudos futuros também são discutidos.por
dc.description.abstractAlthough there is a growing interest in the study of test anxiety (TA), there are few studies that have investigated maladapative psychological processes associated with this condition. Likewise, from our knowledge of the literature, there are no studies that have explored the relationship between shame experiences related to school performance, shame, striving to avoid inferiority and TA. This was, therefore, the aim of this study. The sample consisted of 405 university students between 18 and 57 years of age. Results showed that the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with parents, teachers and colleagues, shame, striving to avoid inferiority and TA were positively and significantly correlated. The estimated mediation models revealed a total mediation of shame and striving to avoid inferiority in the relationship between the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with parents and with colleagues and TA. Futhermore, the mediation models found a partial mediation of shame and striving to avoid inferiority in the relationship between the frequency and intensity of shame experiences related to school performance with teachers and TA. These results suggest that TA can be addressed not only directly, but also through processes like shame and striving to avoid inferiority, and by stimulating the soothing system through the practice of compassion. Limitations and suggestions for future studies are also discussed.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectexperiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolarpor
dc.subjectansiedade aos testespor
dc.subjectvergonhapor
dc.subjectstriving para evitar a inferioridadepor
dc.subjectshame experiences related to school performanceeng
dc.subjecttest anxietyeng
dc.subjectshameeng
dc.subjectstriving to avoid inferiorityeng
dc.titleO striving não é a solução: Regulando a vergonha na relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e a ansiedade aos testespor
dc.title.alternativeStriving is not the solution: Regulating shame in the relationship between shame experiences related to school performance and test anxietyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO striving não é a solução: Regulando a vergonha na relação entre as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e a ansiedade aos testespor
dc.date.embargoEndDate2025-07-19-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-07-19*
dc.identifier.tid203357442-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Silva::0009-0008-1209-3693-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriMatos, Ana Paula Soares-
uc.degree.elementojuriCarona, Carlos Fernando de Paulo-
uc.degree.elementojuriSalvador, Maria do Céu Teixeira-
uc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextembargo_20250719-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
Dissertação-Mestrado_Beatriz-Rodrigues.pdf851.67 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

61
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons