Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108448
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorVilão, João Pedro Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-29T22:05:00Z-
dc.date.available2023-08-29T22:05:00Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108448-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractGeography should be considering an essential part of our formation as a human being. The early training of teachers has the goal to train teachers and give them the capacity to be the very best. This paper is essentially a final report of a pedagogical internship, its importance should not be overlooked and, therefore, the first chapter will address the pedagogical practice developed by me over a year of internship, this held in 2014. All the moments of the internship were addressed, from the characterization of the school, classes, students, and, finally, the teaching and other activities.The next topic addressed is the geography curriculum. Evolution and contemporary programmatic analysis, in which it is made known the development of the geography curriculum in Portugal, since the International Charter of Geography that serves as a basis for the development of both the Curriculum Guidelines that, in turn, gave rise to the Curricular Goals and finally the Essential Learning. As this study is comparative on Year 8 Geography textbooks, it is inevitable that a comparison was made between the curriculum and the textbook that was released this year, already with the Essential Learning in place. The work could not have only a theoretical component also needs a practical component that demonstrates all the work done so far, so two studies cases were made. The first case study is the analysis of the action verbs in Geography textbooks of 8th grade of schooling, in which I observed the concepts present in the textbooks and finally using Bloom's taxonomy I verified the verbs present in the exercises, but to sustain all the work it was essential to hear the opinion of twelve teachers in relation to the textbook, so the second study case was interviews with twelve teachers in which I tried to catch their opinion about the textbook and its final use.eng
dc.description.abstractA Geografia deve ser considerada como disciplina essencial para a formação de cada ser humano. A formação inicial de professores tem o carácter de formar professores e dotar de capacidades pedagógicas.Este trabalho trata essencialmente de um relatório final de um estágio pedagógico, a sua importância não deve ser descurada e, por isso, o primeiro capítulo irá abordar a prática pedagógica desenvolvida por mim ao longo de um ano de estágio, este realizado em 2014. Onde foram abordados todos os momentos do estágio, desde a caracterização da escola, das turmas, dos alunos, e, por fim as atividades letivas e extralectivas.O tema seguinte abordado é o currículo de geografia. Evolução e análise programática contemporânea, em que é dado a conhecer o desenvolvimento do currículo de geografia em Portugal, desde a Carta Internacional de Geografia que serve como base para o desenvolvimento tanto das Orientações Curriculares que, por sua vez, deram lugar às Metas Curriculares e por fim às Aprendizagens Essenciais.Como este estudo é comparativo sobre os manuais escolares de Geografia de 8º ano, é inevitável que tenha sido feita a comparação entre o currículo e o manual que foi lançado este ano, já com as Aprendizagens Essenciais em vigor.O trabalho não poderia ter apenas uma componente teórica também necessita de uma componente prática que demonstre todo o trabalho feito até então, assim foram feitos dois estudos de caso. O primeiro estudo de caso é a análise dos verbos de ação em manuais escolares de Geografia do 8º ano de escolaridade, em que observei, os conceitos presentes no manuais escolares e por fim com recurso à taxonomia de Bloom verifiquei os verbos presentes nos exercícios, mas para sustentar todo o trabalho foi essencial ouvir a opinião de doze professores em relação ao manual, assim o segundo estudo de caso foram entrevistas a doze professores em que procurei ouvir a opinião dos mesmos acerca do manual e sua utilização.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectManuais Escolarespor
dc.subjectAprendizagens Essenciaispor
dc.subjectMetas Curricularespor
dc.subjectOrientações Curricularespor
dc.subjectTaxonomia de Bloompor
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectEssential Learningseng
dc.subjectCurricular Goalseng
dc.subjectCurriculum Guidelineseng
dc.subjectBloom's Taxonomyeng
dc.titleNo princípio era o “Livro”. Uma abordagem curricular dos manuais escolares de Geografia do 8º Anopor
dc.title.alternativeIn the beginning it was the “Book”. A curricular approach to 8th grade Geography textbooks.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleNo princípio era o “Livro”. Uma abordagem curricular dos manuais escolares de Geografia do 8º Anopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203344677-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVilão, João Pedro Ferreira::0009-0006-0065-1024-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriMartins, Bruno Manuel dos Santos de Castro-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório MEG_JPVilão.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

47
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons