Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108425
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dc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes-
dc.contributor.authorSantos, Júlia Radamés Carvalho de Sá e Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-08-29T22:01:06Z-
dc.date.available2023-08-29T22:01:06Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108425-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA noção do monomito de Campbell, comumente denominada como ‘A Jornada do Herói’, é um padrão de narração prevalente em diversas culturas e géneros literários. Ela tende a envolver um protagonista – o herói – e seu processo de crescimento através de uma série de eventos um tanto previsíveis, resultando em uma mudança literal ou metafórica no ambiente da história. Adicionalmente, Carl Jung propôs uma teoria de arquétipos, que, apesar de não ser útil ao seu original campo de Psicologia, provou-se vantajosa para análises literárias. Utilizando estes conceitos, este estudo busca estabelecer o perfil do ‘Herói’ e as características de sua jornada em relação ao romance de Louisa May Alcott de 1868, Little Women. A protagonista, Jo March, parece uma candidata provável para concorrer a esta posição, mas o seguinte estudo busca estabelecer que a maioria das irmãs March merece este título. Esta tese tem como objetivo explicar as formas nas quais o heroísmo tem sido definido sob um contexto patriarcal, e desta forma influencia a maneira como se tende a analisar personagens. Similarmente, será investigada a relação entre as personagens e o contexto dos Estados Unidos da América durante o século XIX, tendo em consideração o que era possível, social e profissionalmente, para o sexo feminino, bem como o paralelo entre a formação da identidade do país, das irmãs March e de várias modalidades de feminilidade em discussão, assim contribuindo para uma definição do conceito de ‘Heroína Americana’.por
dc.description.abstractJoseph Campbell’s notion of the monomyth, commonly termed ‘The Hero’s Journey’, is a storytelling template prevalent across cultures and genres. It tends to involve a protagonist – the hero – and their process of growth through a somewhat formulaic series of events resulting in a literal or metaphorical change in their world. Additionally, Carl Jung proposed a theory of archetypes, which, while not necessarily useful to its original field of Psychology, has proven advantageous to literary analyses. Using these concepts, this study seeks to establish the profile of the ‘Hero’ and the characteristics of their journey in relation to Louisa May Alcott’s 1868 novel Little Women. The protagonist, Jo March, seems a likely contender to earn this position, but the following study seeks to establish that most of the March sisters are in fact deserving of this title. Through excerpts, examples, and investigation, this thesis aims to explain the ways in which heroism has been defined under a patriarchal context, and thus influences the way characters are usually analyzed. Similarly, the relationship between the characters and their context in 19th century United States of America will be investigated, taking into account what was socially and professionally possible for the female sex, as well as the parallel between the formation of the identity of the country, the March sisters, and the many modalities of femininity under discussion, thus contributing to a definition for the concept of an ‘American Heroine’.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLittle Womenpor
dc.subjectcrítica literária arquetípicapor
dc.subjectanálise feministapor
dc.subjectmonomitopor
dc.subjectheroísmopor
dc.subjectLittle Womeneng
dc.subjectarchetypical literary criticismeng
dc.subjectfeminist analysiseng
dc.subjectmonomytheng
dc.subjectheroismeng
dc.titleTHE HERO’S JOURNEY: The March Sisters as American Heroineseng
dc.title.alternativeA JORNADA DO HERÓI: As Irmãs March como Heroínas Americanaspor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationPortugal-
degois.publication.titleTHE HERO’S JOURNEY: The March Sisters as American Heroineseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203344693-
thesis.degree.disciplineLínguas e Literaturas Modernas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Júlia Radamés Carvalho de Sá e Ribeiro::0000-0002-1484-8083-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, Maria de Fátima Gil Rodrigues da-
uc.degree.elementojuriCholant, Gonçalo Piolti-
uc.degree.elementojuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes::0000-0001-9441-6055-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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