Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108417
Title: Between Piety and Cruelty – Womanhood in Emma Donoghue’s The Wonder
Other Titles: Entre a Piedade e a Crueldade - a Feminilidade em The Wonder, de Emma Donoghue
Authors: Stachowiak, Lena
Orientador: Nascimento, Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano
Keywords: Catolicismo irlandês; The Wonder; Maternidade; Século XIX; Jejum de Meninas; Irish Catholicism; The Wonder; Motherhood; Nineteenth Century; Fasting Girls
Issue Date: 11-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Between Piety and Cruelty – Womanhood in Emma Donoghue’s The Wonder
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Esta tese é um estudo crítico da obra The Wonder (2016), de Emma Donoghue, centrado na identidade feminina irlandesa no século XIX. O seu objetivo é mostrar como Donoghue desconstrói as representações convencionais das figuras da mãe, da freira e da jovem rapariga na cultura irlandesa, todas elas derivadas do discurso patriarcal da Igreja Católica. A tese é composta por três capítulos, divididos em secções teóricas e analíticas. O primeiro capítulo explora a perceção que a cultura irlandesa tem das mulheres adultas, com especial incidência nos seus papéis sociais de mães e esposas. O segundo capítulo foca-se na posição das freiras em relação às mulheres leigas e na forma como são entendidas a sua identidade feminina e os seus papéis sociais como professoras e enfermeiras. O terceiro capítulo trata da imagem da rapariga como uma fase sem características próprias, suspenso entre a infância e a idade adulta. A análise de três personagens centrais, nomeadamente, Rosaleen O'Donnell, Sister Michael e Anna O'Donnell, é uma tentativa de estabelecer a agência e a subjetividade restauradas às heroínas e de mostrar a importante contribuição de Donoghue para a Herstory, ou a história das mulheres.Esta tese é um estudo crítico da obra The Wonder (2016), de Emma Donoghue, centrado na identidade feminina irlandesa no século XIX. O seu objetivo é mostrar como Donoghue desconstrói as representações convencionais das figuras da mãe, da freira e da jovem rapariga na cultura irlandesa, todas elas derivadas do discurso patriarcal da Igreja Católica. A tese é composta por três capítulos, divididos em secções teóricas e analíticas. O primeiro capítulo explora a perceção que a cultura irlandesa tem das mulheres adultas, com especial incidência nos seus papéis sociais de mães e esposas. O segundo capítulo foca-se na posição das freiras em relação às mulheres leigas e na forma como são entendidas a sua identidade feminina e os seus papéis sociais como professoras e enfermeiras. O terceiro capítulo trata da imagem da rapariga como uma fase sem características próprias, suspenso entre a infância e a idade adulta. A análise de três personagens centrais, nomeadamente, Rosaleen O'Donnell, Sister Michael e Anna O'Donnell, é uma tentativa de estabelecer a agência e a subjetividade restauradas às heroínas e de mostrar a importante contribuição de Donoghue para a Herstory, ou a história das mulheres.
This thesis is a critical study of Emma Donoghue’s The Wonder (2016) focusing on Irish female identity in the nineteenth century. Its aim is to show how Donoghue deconstructs conventional representations of the figures of a mother, a nun, and a young girl in Irish culture, all of which derive from the patriarchal discourse of the Catholic Church. The thesis consists of three chapters, divided into theoretical and analytical sections. Chapter One explores Irish culture’s perception of adult women, with a particular focus on their social roles as mothers and wives. Chapter Two focuses on the position of nuns in relation to lay women and how their female identity and social roles as teachers and nurses are understood. Chapter Three deals with the image of girlhood as a period without its own characteristics, suspended between childhood and adulthood. The analysis of three central characters, namely, Rosaleen O’Donnell, Sister Michael, and Anna O’Donnell, is an attempt to establish the restored agency and subjectivity to the heroines and to showcase Donoghue’s important contribution to Herstory, or the history of women.This thesis is a critical study of Emma Donoghue’s The Wonder (2016) focusing on Irish female identity in the nineteenth century. Its aim is to show how Donoghue deconstructs conventional representations of the figures of a mother, a nun, and a young girl in Irish culture, all of which derive from the patriarchal discourse of the Catholic Church. The thesis consists of three chapters, divided into theoretical and analytical sections. Chapter One explores Irish culture’s perception of adult women, with a particular focus on their social roles as mothers and wives. Chapter Two focuses on the position of nuns in relation to lay women and how their female identity and social roles as teachers and nurses are understood. Chapter Three deals with the image of girlhood as a period without its own characteristics, suspended between childhood and adulthood. The analysis of three central characters, namely, Rosaleen O’Donnell, Sister Michael, and Anna O’Donnell, is an attempt to establish the restored agency and subjectivity to the heroines and to showcase Donoghue’s important contribution to Herstory, or the history of women.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108417
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Versaofinal_Lena.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

32
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons