Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108348
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMuniz, Veyzon Campos-
dc.date.accessioned2023-08-25T09:37:26Z-
dc.date.available2023-08-25T09:37:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2236-1677-
dc.identifier.issn2179-8338-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108348-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo refletir sobre o direito ao desenvolvimento, partindo da premissa de que o aludido direito humano sofre um deficit de efetividade quando se depara com contextos de crise, voltando olhar para um componente bastante sensível de sua constituição: a educação. Na primeira parte, expõe-se a necessidade de uma afirmação não retórica do direito ao desenvolvimento. Segue-se explorando a educação inclusiva, equitativa e de qualidade como objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) e asseverando-se a importância da adoção de políticas para a sua implementação. Passa-se, oportunamente, a se realizar estudo de caso acerca da proposição legislativa “Escola Sem Partido”, com base em seu conteúdo e justificativa. Por conseguinte, ponderam-se perspectivas sobre a temática e posiciona-se no sentido de que o esvaziamento do direito ao desenvolvimento, a partir da violação à garantia de um ensino democrático e pluralista, assevera um estado de crise.pt
dc.description.abstractThis article aim is to reflect on the right to development, starting from the premise that this human right suffers a deficit of effectiveness when faced with contexts of crisis, returning to look at a very sensitive component of its constitution: the education. In the first part, it’s exposed the need for a non-rhetorical affirmation of the right to development. It’s follows to exploring the inclusive, equitable and quality education as a sustainable development objective and it’s asserted the importance of adopting policies for its implementation. We pass on, in due course, to make a study case on legislative proposal “School Without Party”, from the analysis of its content and justification. Therefore, perspectives on the subject are considered and it is takes the view that the emptying of the right to development encourages a state of crisis, by the violation of the guarantee of a pluralistic and democratic teaching.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro Universitario de Brasiliapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectDireito ao desenvolvimentopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectObjetivo de desenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectDemocraciapt
dc.subjectEstado de crisept
dc.subjectRight to developmentpt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectObjective of sustainable developmentpt
dc.subjectDemocracypt
dc.subjectState of crisispt
dc.titleDesenvolvimento sustentável, educação e democracia: o caso "escola sem Partido"pt
dc.title.alternativeSustainable development, education and democracy: The case "school Without Party"pt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage124pt
degois.publication.lastPage132pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.titleRevista Brasileira de Politicas Publicaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.5102/rbpp.v7i1.4513-
degois.publication.volume7pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
Appears in Collections:I&D IJ - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

69
checked on May 22, 2024

Download(s)

38
checked on May 22, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons