Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107817
Title: Design and implementation of motivational and  continued use strategies in a telerehabilitation application
Other Titles: Design e implementação de estratégias de motivação e uso continuado numa aplicação de telereabilitação
Authors: Laureano, Maria Francisca Rodrigues
Orientador: Silva, Paula Alexandra Gomes da
Keywords: Telereabilitação; Motivação; Gamificação; Usabilidade; Experiência do Utilizador; Telerehabilitation; Motivation; Gamification; Usability; User Experience
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Design and implementation of motivational and  continued use strategies in a telerehabilitation application
Place of publication or event: DEI-FCTUC
Abstract: A telereabilitação tem ganho especial importancia na medida em que facilita o acesso a cuidados de saúde, que por sua vez se tornam mais económicos. No entanto, um dos atuais problemas da telereabilitação é a fraca adesão da pessoa aos planos de reabilitação prescritos. Uma vez que a reabilitação é essencial para que os indivíduos se mantenham independentes, e sendo a telerreabilitação um meio de levar a reabilitação a todos e a qualquer lugar, é importante encontrar formas de tornar os sistemas de telerreabilitação atrativos. Esta dissertação contribui para a resolução deste problema ao redesenhar, desenvolver e avaliar a interface do utilizador de uma aplicação de telereabilitação e ao implementar uma estratégia de gamificação nessa aplicação. Para isso, este trabalho começou por rever a versão anterior da interface do utilizador, tendo sido compilada uma lista de 33 heurísticas que orientaram uma avaliação heurística realizada por quatro avaliadores. De seguida, foi definida a estratégia de gamificação, foram concebidos os protótipos de média e alta fidelidade de forma iterativa e incremental, seguindo uma metodologia de design centrada no ser humano, e posteriormente implementados utilizando React.js. Finalmente, para validar a prova de conceito da aplicação de telereabilitaçãof foi realizada uma avaliação da usabilidade e da experiência do utilizador com 47 participantes, divididos em dois grupos. Foram testadas 13 tarefas, que a maioria dos participantes foram capazes de completar de forma simples, com poucos ou nenhuns erros. Após completarem as tarefas no sistema desenvolvido, os participantes referiram que a aplicação era fácil de utilizar, tendo esta obtido uma pontuação média de 87,1 e 9,1 nos questionários de System Usability Scale e Net Promoter Score, respetivamente. Os resultados desta dissertação beneficiam as pessoas que necessitam de reabilitação, mas não conseguem ter acesso à mesma regularmente ou não têm motivação para continuar a realizar os seus planos de tratamento. Os resultados contribuem ainda para temas relacionados com o design e utilização de interfaces de utilizador para a telereabilitação.
Telerehabilitation is becoming increasingly important as it makes access to care more accessible and affordable. However, one of the current problems with telerehabilitation is the person's adherence to prescribed rehabilitation plans. As rehabilitation is essential for individuals to remain independent, and since telerehabilitation is a means to bring rehabilitation to everyone everywhere, it is important to find ways to make telerehabilitation systems attractive. This dissertation contributes to solving this problem by redesigning, developing and evaluating the user interface of a telerehabilitation application and by implementing a gamification strategy into that application. In accomplishing that, this work started by reviewing the previous version of the user interface. For this, a list of 33 heuristics was compiled that guided a heuristic evaluation performed by four evaluators. Next, the gamification strategy was defined. Afterwards, medium and high-fidelity prototypes were iteratively and incrementally designed, following a human-centred design methodology, and later implemented using React.js. Finally, a usability and user experience evaluation was carried out with 47 participants, divided into two groups, to validate the proof-of-concept of the telerehabilitation application. 13 representative tasks were evaluated, most of which participants were able to complete in a straightforward manner, with few to no errors.After completing the tasks in the systems, participants reported that the application was easy to use, where the application obtained an average score of 87.1 on the System Usability Scale and of 9.1 on the Net Promoter Score questionnaires. The results of this dissertation benefit people who need rehabilitation but are unable to access it regularly or lack motivation to continue to adhere to their treatment plans. Results further contribute to subjects concerning the design and use of user interfaces for telerehabilitation.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/107817
Rights: openAccess
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