Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107545
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, José António-
dc.contributor.authorMachado, Ana-
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara-
dc.date.accessioned2023-07-19T10:19:40Z-
dc.date.available2023-07-19T10:19:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1068-2341pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107545-
dc.description.abstractO Ensino Superior em Portugal tem passado por grandes transformações devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e às alterações decorrentes do Processo de Bolonha, que prevê a criação de condições para que todos tenham acesso à aprendizagem, independentemente de fatores de exclusão social, como a reclusão. O presente artigo tem, pois, por objetivo conhecer as perceções de quinze sujeitos (estudantes e técnicos superiores de reeducação) relativamente à qualidade dos processos pedagógicos na modalidade de Educação a Distância numa prisão portuguesa. Situando-se num quadro de um paradigma não positivista é um estudo que coloca a ênfase na perceção dos sujeitos, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo. Os resultados, obtidos através de entrevistas, revelam a existência de imensas fragilidades e limitações no processo educativo, no que diz respeito à sua organização, avaliação, recursos disponíveis e disponibilidade horária. Concluiu-se que é fundamental criar melhores condições de frequência nesta modalidade nas prisões, porque esta formação superior, pode constituir-se como uma oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento pessoal, aumentando as suas perspetivas de sucesso no futuro.pt
dc.description.abstractHigher Education in Portugal has undergone massive changes due to information and communication technologies (ICT) advancements and changes resulting from the Bologna Process, by which learning should be accessible for all regardless of social exclusion reasons, such as imprisonment. The aim of this paper is to understand the viewpoints of fifteen respondents (students and senior rehabilitation technicians) concerning the quality of pedagogical processes in Distance Learning in a Portuguese prison. This study occurs in a context of a non-positivist paradigm, placing the emphasis on the perception of individuals through a qualitative methodology. The results obtained from interviews show that the education process has many weaknesses and limitations, with respect to its organization, evaluation, resources available and hourly availability. The conclusion is that it is essential to provide better conditions for prisoners to receive this type of education, as it can be an opportunity for obtaining professional qualification and for personal development, thus increasing their prospects of success in the future.pt
dc.description.abstractLa Enseñanza Superior en Portugal ha venido experimentando grandes transformaciones gracias a los avances de las tecnologías de la información y la comunicación y a los cambios derivados del proceso de Bolonia, que prevé la creación de condiciones para que todos tengan acceso al aprendizaje, independientemente de factores de exclusión social, como la reclusión. Este artículo tiene como objetivo conocer las impresiones de quince individuos (estudiantes y técnicos superiores de reeducación) sobre la calidad de los procesos pedagógicos en la modalidad de Educación a Distancia en una cárcel portuguesa. Este estudio se encuadra en un paradigma no positivista y hace hincapié en la percepción de los individuos, recurriendo a una metodología de carácter cualitativo. Los resultados, obtenidos mediante entrevistas, revelan la existencia de inmensas fragilidades y limitaciones en el proceso educativo, en lo que se refiere a su organización, evaluación, recursos disponibles y disponibilidad horaria. Se ha concluido que es fundamental crear mejores condiciones de asistencia a distancia en las cárceles, porque esta formación superior puede ser una oportunidad de cualificación profesional y desarrollo personal, que incrementa sus perspectivas de éxito en el futuro.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherArizona State Universitypt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEducação a Distânciapt
dc.subjectensino superiorpt
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapt
dc.subjectpresídiospt
dc.subjectensino-aprendizagempt
dc.subjectinclusão digitalpt
dc.subjectDistance educationpt
dc.subjecthigher educationpt
dc.subjectlifelong learningpt
dc.subjectprisonspt
dc.subjectteaching and learningpt
dc.subjectdigital inclusionpt
dc.subjectEducación a distanciapt
dc.subjectenseñanza superiorpt
dc.subjectformación continua; centros penitenciariospt
dc.subjectenseñanza y aprendizajept
dc.subjectinclusión digitalpt
dc.titleEducação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugalpt
dc.title.alternativeDistance education in higher education in the context of reclusion as a human education policy in Portugalpt
dc.title.alternativeLa educación a distancia en la educación superior en el contexto penitenciario como política de formación humana en Portugalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage118pt
degois.publication.titleEducation Policy Analysis Archivespt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14507/epaa.26.3689pt
degois.publication.volume26pt
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

SCOPUSTM   
Citations

3
checked on May 6, 2024

Page view(s)

69
checked on May 7, 2024

Download(s)

18
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons