Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107269
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2023-06-23T14:00:03Z-
dc.date.available2023-06-23T14:00:03Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.issn2177-5796pt
dc.identifier.issn1518-2886pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107269-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.pt
dc.description.abstractThe general objective of this article is to analyze discursive productions of members of the academic community of the Faculty of Education of the Federal University of Rio de Janeiro. In this way we propose a discussion about the studies on ethnic-racial relations in the curriculum of the Degree Course in Pedagogy, having as central point the anti-racist curricular demands. The research is anchored in the debate held in the field of education for ethnic-racial relations. The Oral History method included a literature review on the theme and interviews that allowed the analysis of competing interpretations and power/knowledge relations. The analysis reveals that although educational public policies are already introduced in the educational field in the country, there are demands for an anti-racist education, where the discussion about the studies of ethnic-racial relations still occurs in optional subjects.pt
dc.description.abstractEste artículo pretende analizar las producciones discursivas de los miembros de la comunidad académica de la Facultad de Educación de la Universidad Federal do Rio de Janeiro. De esta forma, proponemos una discusión sobre los estudios de las relaciones étnico-raciales en el currículo de la Carrera de Pedagogía, teniendo como punto central las reivindicaciones curriculares antirracistas. La investigación está anclada en el debate mantenido en el ámbito de la educación para las relaciones étnico-raciales. El método de la Historia Oral incluyó una revisión bibliográfica sobre el tema y entrevistas que permitieron analizar interpretaciones contrapuestas y relaciones de poder/conocimiento. El análisis revela que, aunque las políticas públicas educativas ya están introducidas en el campo de la educación en el país, existen reivindicaciones que apuntan a una educación antirracista, donde la discusión sobre los estudios de las relaciones étnico-raciales todavía ocurre en asignaturas optativas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Sorocabapt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective strugglespt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectEducação antirracistapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectAnti-racist educationpt
dc.subjectTeachers trainingpt
dc.subjectUniversity educationpt
dc.subjectEducación antirracistapt
dc.subjectFormación de profesorespt
dc.subjectEnseñanza superiorpt
dc.titleA temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidadept
dc.title.alternativeThe ethnic-racial theme in the Pedagogy curriculum: discourses and pedagogical practices at the universitypt
dc.title.alternativeEl tema étnico-racial en el currículo de Pedagogía: discursos y prácticas pedagógicas en la universidadpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee023010pt
degois.publication.locationSorocabapt
degois.publication.titleQuaestio: Revista de Estudos em Educaçãopt
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4937pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.22483/2177-5796.2023v25id4937pt
degois.publication.volume25pt
dc.date.embargo2023-06-07*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A tematica etnico-racial no curriculo de pedagogia.pdf300.93 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

58
checked on May 7, 2024

Download(s)

20
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons