Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106794
Title: Educação Social para a Cidadania, Direitos Humanos e Saúde: Um Espaço Seguro em Contexto Escolar para Aprender a Conviver
Other Titles: Social Education for Citizenship, Human Rights and Health: A Safe Space in School Context to Learn to Live Together
Authors: Naf, Nuria
Orientador: Pinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura
Keywords: Cidadania e Desenvolvimento; Educação para a Saúde; Educação para os Direitos Humanos; Pedagogia da Convivência; Intervenção Socioeducativa em Contexto Escolar; Citizenship and Development; Health Education; Human Rights Education; Pedagogy of Convivence; Socio-educational Intervention in School Contexts
Issue Date: 7-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Educação Social para a Cidadania, Direitos Humanos e Saúde: Um Espaço Seguro em Contexto Escolar para Aprender a Conviver
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio no âmbito da Educação para Cidadania, Direitos Humanos e Saúde visa ser a evidência da competência para a obtenção do título de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais. O estágio decorreu na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, onde se desenvolveu o projeto “Cidadania & Desenvolvimento: Um Espaço Seguro para Aprender a Conviver”, uma intervenção socioeducativa em contexto escolar. O Enquadramento Teórico sobre a escola enquanto instituição de socialização, o Educador Social enquanto agente de socialização e a importância dos espaços seguros para a aprendizagem, serve de fio condutor para a compreensão da estratégia de intervenção socioeducativa que envolveu 452 alunos/as e 10 professores/as no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento enquanto operacionalização da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. A presença da diversidade e da discriminação, remete para a importância da pedagogia da convivência. Foram ainda detetadas necessidades de uma capacitação prática dos docentes, pois trata-se de uma disciplina de relação onde se aprende através de uma vivência de cidadania. Destaca-se a criação do Espaço Seguro, a capacitação dos/as docentes e o envolvimento dos educando nas atividades, aferidos através da avaliação das reações. Ademais auxiliou-se o processo de avaliação, contribuiu-se para o cumprimento dos objetivos programáticos da disciplina e divulgaram-se recursos pedagógicos de educação para a Cidadania. O estágio decorreu no ano letivo de 2020/2021, um ano de adaptação à pandemia causada pela Covid-19, o que exigiu flexibilidade e adaptabilidade em termo dos recursos, instrumentos e estratégias. Com base numa reflexão em torno da Educação Social e da Educação para a Cidadania, sugere-se que, a par da capacitar o corpo docente, as escolas beneficiariam de equipas interdisciplinares com a presença de educadores/as sociais.
This internship report within the scope of Education for Citizenship, Human Rights and Health aims to be evidence of the competence for obtaining the title of Master in Social Education, Development and Local Dynamics. The internship took place at Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, where the project "Cidadania & Desenvolvimento: Um Espaço Seguro para Aprender a Conviver" was developed, a socio-educational intervention in a school context. The theoretical framework about the school as an institution of socialization, the Social Educator as a socialization agent and the importance of safe spaces for learning, serves as a common thread to understand the strategy of socio-educational intervention that involved 452 students and 10 teachers under the subject of Citizenship and Development as an operationalization of the National Strategy for Citizenship Education and the Profile of the Outgoing Student. The presence of diversity and discrimination points to the importance of the pedagogy of coexistence. The need for practical training for teachers was also detected, since this is a subject of relationships where one learns through an experience of citizenship. The creation of the Safe Space, the training of the teachers, and the involvement of the students in the activities, measured through the evaluation of their reactions, stand out. Furthermore, the evaluation process was aided, the programmatic objectives of the subject were met, and pedagogical resources for Citizenship education were disseminated. The internship took place during the 2020/2021 school year, a year of adaptation to the pandemic caused by Covid-19, which required flexibility and adaptability in terms of resources, instruments, and strategies. Based on a reflection on Social Education and Education for Citizenship, it is suggested that, in addition to empowering the teaching staff, schools would benefit from interdisciplinary teams with the presence of social educators.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/106794
Rights: openAccess
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