Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106622
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.advisorMoura., Octávio Noé de Oliveira Teixeira-
dc.contributor.authorPolaquini, Marília Feltrin-
dc.date.accessioned2023-04-12T22:00:36Z-
dc.date.available2023-04-12T22:00:36Z-
dc.date.issued2023-02-22-
dc.date.submitted2023-04-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/106622-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAs funções executivas - denominadas, também, como controle executivo ou controle cognitivo (Diamond, 2013) - podem ser descritas como uma fusão de processos metacognitivos que permitem a identificação de estímulos ambientais, a resposta adaptativa e a flexibilidade na alternância de estratégias para resolução de problemas, através de mecanismos de monitorização permanente, antecipação de objetivos futuros, análise das consequências e resposta integrada ao contexto (Baron, 2004). Dado o papel decisivo que as funções executivas desempenham na saúde física e mental, no desenvolvimento cognitivo, social e psicológico, no sucesso escolar e na vida cotidiana em geral (Diamond, 2013; Doebel, 2020; Ganesan & Steinbeis, 2022), é notório o crescente empenho na pesquisa e análise das funções executivas (Hamdan & Pereira, 2009) e, consequentemente, a importância da sua avaliação - a qual deverá ser suportada em instrumentos com robustez psicométrica e devidamente aferidos para a população na qual serão usados. Assim, este estudo teve como objetivo testar a validade concorrente do Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2) (Gioia et al., 2015) com o Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) (Thorell & Nyberg, 2008) e com o Teenage Executive Functioning Inventory (TEXI) (Thorell et al., 2020), em uma amostra de crianças e jovens portugueses. Para o efeito, foram realizadas análises correlacionais entre as escalas e índices do BRIEF-2, nas suas diferentes versões, com as escalas do CHEXI e do TEXI através dos coeficientes de correlação de Pearson. Os resultados obtidos revelam que as correlações encontradas entre o BRIEF-2 com o CHEXI e o TEXI, como medida de funcionamento executivo, foram moderadas a altas.por
dc.description.abstractExecutive functions - also known as executive control or cognitive control (Diamond, 2013) - can be described as a fusion of metacognitive processes that allow the identification of environmental stimuli, adaptive response and flexibility in alternating strategies to solve problems, through permanent monitoring mechanisms, anticipation of future goals, analysis of consequences and integrated response to the context (Baron, 2004). Given the decisive role that executive functions play in physical and mental health, in cognitive, social and psychological development, in school success and in everyday life in general (Diamond, 2013; Doebel, 2020; Ganesan & Steinbeis, 2022), it is notorious the growing commitment to research and analysis of executive functions (Hamdan & Pereira, 2009) and, consequently, the importance of its assessment - which should be supported by instruments with psychometric robustness and duly measured for the population in which they will be used. Thus, this study aimed to test the concurrent validity of the Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2) (Gioia et al., 2015) with the Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) (Thorell & Nyberg, 2008) and with the Teenage Executive Functioning Inventory (TEXI) (Thorell et al., 2020), in a sample of Portuguese children and young people. For this purpose, correlational analyzes were carried out between the BRIEF-2 scales and indices, in their different versions, with the CHEXI and TEXI scales using Pearson's correlation coefficients. The results obtained reveal that the correlations found between the BRIEF-2 with the CHEXI and TEXI, as a measure of executive functioning, were moderate to high.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectCHEXIpor
dc.subjectTEXIpor
dc.subjectBRIEF-2por
dc.subjectValidade Concorrentepor
dc.subjectExecutive Functionseng
dc.subjectCHEXIeng
dc.subjectTEXIeng
dc.subjectBRIEF-2eng
dc.subjectConcurrent Validityeng
dc.titleBEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION – SECOND EDITION (BRIEF-2): ESTUDOS DE VALIDADE CONCORRENTE COM O CHEXI E O TEXI.por
dc.title.alternativeBEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION – SECOND EDITION (BRIEF-2):CONCURRENT VALIDITY STUDIES WITH CHEXI AND TEXI.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra.-
degois.publication.titleBEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION – SECOND EDITION (BRIEF-2): ESTUDOS DE VALIDADE CONCORRENTE COM O CHEXI E O TEXI.por
dc.date.embargoEndDate2024-08-15-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-08-15*
dc.identifier.tid203268172-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPolaquini, Marília Feltrin::0000-0003-1471-1906-
uc.degree.classification16-
uc.date.periodoEmbargo540-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.degree.elementojuriPires, Luís Miguel da Silva-
uc.degree.elementojuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.contributor.advisorMoura., Octávio Noé de Oliveira Teixeira-
item.grantfulltextembargo_20240815-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
Dissertação - Marília Feltrin Polaquini_corrigida.pdf674.39 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

162
checked on May 14, 2024

Download(s)

9
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons