Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106619
Title: “UMA ANÁLISE DA SÉRIE DOCUMENTAL OUTRA ESCOLA”
Other Titles: “AN ANALYSIS OF THE DOCUMENTARY SERIES ANOTHER SCHOOL”
Authors: Silva, Gizelli Almeida Vieira da
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Serviço Social; Educação; Direitos Humanos; Políticas Sociais; Inclusão; Social Work; Education; Human Rights; Social Policies; Inclusion
Issue Date: 6-Feb-2023
metadata.degois.publication.title: “UMA ANÁLISE DA SÉRIE DOCUMENTAL OUTRA ESCOLA”
metadata.degois.publication.location: Dissertação
Abstract: Este trabalho pretende aprofundar o conhecimento sobre o impacte da implementação de políticas educativas promotoras de sucesso escolar e inclusão social, bem como contribuir para aprofundar a relação entre a Educação e o Serviço Social, em especial no ensino pré-escolar e escolar, como mecanismo de construção de uma sociedade mais inclusiva. O trabalho está dividido em duas partes, a primeira foi desenvolvida com pesquisa bibliográfica, no âmbito do Serviço Social, Educação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Psicologia, Pedagogia. A segunda parte resulta da análise realizada da série documental “Outra Escola” exibido na RTP2 no período de 27 de Outubro de 2019 até 19 de Janeiro de 2020, que expõe a visão de vários atores envolvidos no processo educativo. O trabalho de campo desta investigação é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, centrado num estudo de caso e numa abordagem documental, analisou os vídeos, o 4º episódio Outra Escola Ensino Doméstico - Família Fox Val, Ensino Doméstico, Charneca da Caparica; 5º episódio Outra Escola-Intuição, Sentir - Turma 3º ano, Escola Jardim do Monte, Pedagogia Waldorf, Alhandra; 8º Episódio-Outra Escola- Sala 2 e 3 anos, Creche e Jardim de Infância Colégio do Vale, Charneca da Caparica; 9º Episódio Outra Escola- Transversalidade: Disciplinas e Ferramentas - Turma 4º ano, Park International Scholl, Restelo; 11º Episódio- Outra Escola- O papel fundamental do professor na vida do aluno; 12º Episódio- Outra Escola- perfil Alunos seculo XXI. As questões de investigação de partida foram: Os modelos pedagógicos e os modos de aprendizagens atuais são promotores de ensino inclusivo, permitindo a identificação de problemas sociais? - Qual o lugar do assistente social na escola que se pretende inclusiva? Sendo os objetivos gerais deste estudo: - Conhecer a forma como os intervenientes nos vídeos analisados, descrevem modelos pedagógicos e os modos de aprendizagem, identificados como promotores de ensino inclusivo e permitem identificar possíveis problemas sociais; e compreender porque os elementos contextuais presentes nas abordagens nos vídeos selecionados não destacam o papel do assistente social. Na recolha e interpretação de dados, foi realizada a análise de conteúdo, que seguiu as orientações de Bardin (2011). Nos modelos de pedagógicos e modos de aprendizagem focados nos vários episódios visionados, percebe-se a preocupação com a promoção de valores humanistas e holísticos, que são fundamentais para que a Educação tenha a preocupação com o ensino inclusivo. No entanto nas várias abordagens apresentadas pelos participantes não fica clara a preocupação com a identificação de problemas sociais das crianças/famílias/comunidade; concluímos também que em nenhum dos episódios é focada a possibilidade da existência de um assistente social, como sendo necessário para a promoção da Escola Inclusiva.
This work intends to deepen the knowledge about the impact of the implementation of educational policies that promote school success and social inclusion, as well as to contribute to deepening the relationship between Education and Social Work, especially in pre-school and school education, as a mechanism of building a more inclusive society. The work is divided into two parts, the first was developed with bibliographic research, within the scope of Social Service, Education, Human Rights, Social Policies, Psychology, Pedagogy. The second part results from the analysis of the documentary series “Outra Escola” aired on RTP2 from October 27, 2019 to January 19, 2020, which exposes the vision of various actors involved in the educational process. The fieldwork of this investigation is qualitative, exploratory and descriptive, centered on a case study and a documentary approach, analyzed the videos, the 4th episode Another School Teaching at Home - Fox Val Family, Teaching at Home, Charneca da Caparica; 5th episode Another School-Intuition, Feeling - Class 3rd year, Jardim do Monte School, Waldorf Pedagogy, Alhandra; 8th Episode-Another School- Room 2 and 3 years old, Kindergarten and Kindergarten Colégio do Vale, Charneca da Caparica; 9th Episode Another School- Transversality: Disciplines and Tools - Class 4th year, Park International Scholl, Restelo; 11th Episode- Another School- The teacher's fundamental role in the student'slife; 12th Episode- Another School- profile of Students in 21st century. The starting research questions were: Are pedagogical models and current learning modes promoters of inclusive education, allowing the identification of social problems? – What is the role of the social worker in the school that is intended to be inclusive? The general objectives of this study are: - To know how the participants in the analyzed vídeos describe pedagogical models and learning modes, identified as promoters of inclusive education and allow the identification of possible social problems; and understand why the contextual elements present in the approaches in the selected videos do no thigh light the role of the social worker. In the collection and interpretation of data, content analysis was performed, which followed the guidelines of Bardin (2011). In the pedagogical models and ways of learning focused on the various episodes seen, we can see the concern with the promotion of humanistic and holistic values, which are fundamental for Education to be concerned with inclusive teaching. However, in the various approaches presented by the participants, the concern with the identification of social problems of children/families/community is not clear; We also concluded that in none of the episodes the possibility of the existence of a social worker is focused, as being necessary for the promotion of the Inclusive School.
Description: Dissertação de Mestrado em Serviço Social apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/106619
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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