Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10653
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dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.advisorCampos, Maria João-
dc.contributor.authorLemos, Sara Filipa Lontro-
dc.date.accessioned2009-07-13T09:34:14Z-
dc.date.available2009-07-13T09:34:14Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10653-
dc.descriptionDisponível em formato de papel na Biblioteca da FCDEF/UCen_US
dc.description.abstractDevido a importância que as atitudes dos docentes assumem na qualidade do processo educativo, elas devem ser consideradas, incontestavelmente, tendo em conta as mudanças previstas na nova orientação para a “inclusão”, que institui a adopção do currículo único e considera a sala de aula como o local privilegiado para o ensino de todas as crianças. A Educação Física como disciplina curricular não pode ficar indiferente ou neutra face a este movimento de educação inclusiva. Fazendo parte integrante do currículo oferecido pela escola, esta disciplina pode-se constituir como um adjuvante ou um obstáculo adicional a que a escola seja (ou se torne) mais inclusiva. O sucesso desta inclusão está estritamente dependente, entre muitos outros aspectos, do facto do docente ser ou não favorável a esta política. Com efeito, o nosso trajecto de investigação, tem como objectivo, procurar obter um conhecimento actualizado, das atitudes dos professores de Educação Física face ao ensino de alunos com deficiência intelectual. Para o efeito realizámos um estudo, através da aplicação de um questionário (PEATID-III de Folson-Meek, S. & Rizzo, T.(1993)) baseado numa amostra de 254 docentes de Educação Física, 164 do género masculino e 90 do género feminino, sendo a média de idades e o desvio padrão de 36,64 ± 8,94 anos. A recolha foi efectuada na zona do centro do país, espalhados pelos distritos de Coimbra e Aveiro. O tratamento estatístico dos dados obtidos permitiu-nos concluir que os docentes, expressam na sua maioria, uma atitude favorável ao ensino de alunos com deficiência intelectual nas aulas regulares de Educação Física. Em relação à importância da variável, atitude, os resultados sugerem que as orientações intrínsecas parecem estar relacionadas com a formação dos professores em Ensino Especial, a qualidade da experiência de contacto anterior com estes alunos nas suas aulas, a competência por estes percebida no ensino destes alunos, a idade dos docentes e o seu tempo de serviço. Apesar das atitudes dos professores se mostrarem favoráveis, os resultados obtidos permitem-nos concluir que, fará sentido um esforço formativo com vista a criar uma atitude mais esclarecida face ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física regulares. Esta formação terá reflexos não só na vida das crianças com deficiência intelectual, mas também no próprio professor, afectando positivamente a sua motivação, como em toda a comunidade escolar e consequentemente na sociedade em geral. Palavras-chave: Inclusão – Atitudes dos professores – Deficiência Intelectual – Educação Física.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectAtitudes dos professoresen_US
dc.subjectProfessores de educação físicaen_US
dc.subjectDeficiência intelectualen_US
dc.titleAtitudes dos Professores de Educação Física Face ao Ensino de Indivíduos com Deficiência: Estudo Exploratório face ao ensino de indivíduos com deficiência intelectualen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4427-3276-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2148-3534-
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