Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10636
Title: Identificação e Análise das Práticas Lúdicas nos Recreios Escolares: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na Freguesia de São Silvestre
Authors: Ramos, Sérgio Gonçalo 
Orientador: Araújo, Paulo Coêlho de
Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Keywords: Crianças; Jogos; Prática lúdica; Escolas do ensino básico; Recreios escolares; Recreação
Issue Date: 2008
Citation: RAMOS, Sérgio Gonçalo - Identificação e análise das práticas lúdicas nos recreios escolares : jogos, brinquedos e brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na freguesia de São Silvestre. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/10636
Abstract: Este trabalho teve como objectivo identificar e descrever os jogos, brinquedos e brincadeiras nos espaços de recreio das escolas, mediante observação e entrevistas com crianças entre os 6 e 9 anos, pertencentes a uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da região de Coimbra. O estudo, numa primeira fase, durante as observações teve como população da amostra de 39 crianças e numa segunda fase, aquando das entrevistas, a mostra era constituída por 6 alunos da Escola EB1 de Bairro Azul – São Silvestre. Adoptou-se uma pesquisa qualitativa com a realização de algumas observações e posteriormente a aplicação de um questionário de entrevista semidirecta, com questões relacionadas com a caracterização pessoal e com a identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas durante o tempo de recreio escolar e nos seus tempos livres. Com os dados recolhidos, procedeu-se à sua análise do conteúdo, para procedermos à sua categorização e classificação, de forma a simplificar a interpretação dos dados adquiridos e atingir os objectivos propostos. Como resultados, obtivemos uma enorme variedade de jogos, brinquedos e brincadeiras, sendo estes aprendidos essencialmente com os amigos, professores e praticados em quer em espaços do recreio escolar, quer nos seus tempos livres, em casa e na rua. Verificámos ainda que em comparação com os seus tempos livres, as crianças, realizam mais algumas actividades lúdicas, sobretudo devido ao facto de possuírem uma boa diversidade de brinquedos e equipamentos para as realizarem.
Description: Dissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/10636
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sergio Ramos_2008.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.