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Title: Relatório de Estágio e Monografia intitulada "Ética na Publicidade do Medicamento"
Other Titles: Internship Reports and Monograph Entitled"Ethics in Drug Advertising"
Authors: Correia, Mariana Alves
Orientador: Jerónimo, Ana Sofia Roxo
Veiga, Francisco José Batista
Ribeiro, Vanessa Pereira
Keywords: Automedicação; Ética; Legislação; Medicamento; Publicidade; Self medication; Ethic; Legislation; Drug; Publicity
Issue Date: 29-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio e Monografia intitulada "Ética na Publicidade do Medicamento"
Place of publication or event: Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra , Farmácia Cruz Viegas; Bluepharma
Abstract: Os medicamentos são usados para prevenir ou tratar doenças e sintomatologia no ser humano, com ciclos de vida longos e rigorosos. Estes podem dividir-se em duas grandes classes, MSRM e MNSRM. O mercado do MNSRM encontra-se atualmente com uma evolução bastante positiva devido às vantagens inerentes para o utente e para o governo, havendo, consequentemente, um aumento da automedicação. Atualmente, a automedicação é um hábito comum na vida da população, uma vez que esta assume um papel ativo no alívio dos seus sintomas, no tratamento das suas patologias e na gestão da sua saúde e bem-estar. Existem vários fatores que contribuem para este hábito, entre eles, a publicidade. A população é confrontada diariamente com publicidade, tendo esta algum impacto em determinadas decisões. O medicamento é, também, alvo desta forma de comunicar, no entanto encontra-se regida por uma legislação, tanto a nível nacional como europeu, interligada com os princípios deontológicos dos profissionais de saúde, em particular os farmacêuticos.O presente documento, para além da monografia com o tema “Ética na Publicidade do Medicamento”, também, contempla dois relatórios de estágio em que é realizada uma apreciação critica sob a forma de uma análise SWOT, de modo a concluir o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Em primeiro lugar, o relatório de estágio em farmácia comunitária efetuado na Farmácia Cruz Viegas, seguido do relatório em indústria farmacêutica feito na Bluepharma Indústria Farmacêutica, S.A..
Drugs are used to prevent or treat diseases and symptoms. They have long, thorough life cycles and can be classified into two main classes: Prescription Drugs and OTCs. The market among OTC drugs is developing in a positive manner, given its many advantages, mostly for the consumers and government. These advantages are leading, in turn, to an increase in self medication. Nowadays, self medication is a common practice among population, since these drugs are used to relieve symptoms and treating illnesses, as well as managing health and well-being. There are numerous factors that contribute to this behavior, namely, publicity. Publicity is a strong influence throughout people’s lives, having a major impact on their decisions. Drugs are also implied in this type of communication, despite being under strict legislation, both nationally and around Europe. The legislation is written in accordance with healthcare professionals’ deontological principles, in particular, pharmacists.This document, besides the monograph named "Ethics in Drug Advertising", also includes two internship reports, in which is carried out a critical assessment in the form of a SWOT analysis, in order to conclude the Integrated Master in Sciences Pharmacists from the Faculty of Pharmacy of the University of Coimbra. Firstly, the internship report in community pharmacy carried out at Farmácia Cruz Viegas, followed by the report in the pharmaceutical industry carried out at Bluepharma Indústria Farmacêutica, S.A..
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/105721
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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