Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105169
Title: Mediação Interdisciplinar no Ensino Politécnico: articulação curricular na prática pedagógica na Educação Profissional
Authors: Silva Filho, Wilson Moura
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Ferreira, Sónia Cristina Mairos Baptista
Sales, Sheila
Keywords: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Educação Profissional. Estudos Complementares.; Interdisciplinary. Pedagogical Practice. Professional Education. Complementary Studies.
Issue Date: 4-May-2022
Place of publication or event: Vitória da Conquista-BA-Brasil
Abstract: RESUMO Este estudo trata do método interdisciplinar enquanto ação mediadora da prática pedagógica, com vistas à obtenção de resultados que satisfaçam às curiosidades do pesquisador para o preenchimento de lacunas existentes entre a ação e a reflexão do professor na tomada de decisão, para ressignificar o ensino e promover novas aprendizagens. Essa reflexão levou ao questionamento que se propôs como questão central de estudo – Como a prática interdisciplinar, aplicada aos Estudos Complementares, tem sido desenvolvida no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista? A partir dos movimentos estudantis ocorridos tanto na França, quanto na Itália, nos anos de 1960 surge a interdisciplinaridade, com o entendimento de que uma única disciplina não seria capaz de resolver os inúmeros problemas sociais, políticos e ambientais que emergiam naquela época. Já no Brasil, a interdisciplinaridade chegou por volta de 1970, mas precisamente no ano de 1971 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 5.692/71). Desde então, a interdisciplinaridade não deveria ser entendida como uma simples interação de disciplinas, mas como uma união dos saberes para chegar a um objetivo comum, ou seja, o entendimento de que uma determinada situação, um determinado conhecimento, ou determinada problemática precisa da contribuição de várias disciplinas para chegar a uma solução. Nesse ponto é necessário entender qual o tipo ou modalidade de currículo que a escola quer adotar, a partir do conhecimento que se tem dos seus personagens, seus anseios e suas realidades, pontos fundamentais para um trabalho interdisciplinar. A ideia de explicar o saber em sua totalidade, embora se tenha como ponto de partida a unidade, ou seja, o conhecimento fragmentado, especializado, fez surgir o movimento estudantil nos anos 1960 dando origem à interdisciplinaridade, que, pode ser considerada como uma forma de juntar as parte, unir o que está separado. Mas, para isso é preciso pensar na construção de um currículo integrado, passo fundamental para a efetivação da interdisciplinaridade, ou seja, relacionar as disciplinas para promover uma educação globalizada. Essa compreensão leva ao entendimento amplo da forma como se vê o mundo lá fora; a escola não possuir um muro que separa o contexto em que o estudante vive na sociedade, do contexto em que vive em sala de aula. Logo, é preciso compreender que, apesar das matérias estarem em grades curriculares, apesar de hoje se ter em sala de aula, os conhecimentos fragmentados, os alunos não aprendem conteúdos desligados da vida; eles aprendem muito mais facilmente aquilo que tem significado, numa relação muito próxima de sua realidade com o que se estuda na escola. Assim, considerando o contexto cultural, político e pedagógico, no qual a escola está inserida, o planejamento estratégico de suas ações, especialmente a abertura de espaços para a discussão e construção do seu currículo é que se propõe a construção do seu Projeto Político Pedagógico (PPP ), onde se busca elaborar o currículo integrado, ou seja, o mais próximo possível da realidade do aluno. Quando se trabalha com interdisciplinaridade busca-se a compreensão do todo, a percepção do contexto social mais amplo, o entendimento da realidade dentro e fora da escola. Daí por que o método deve promover o entendimento do currículo integrado, onde as relações sociais estão inteiramente compreendidas dentro do processo de aprendizagem. No entanto, a interdisciplinaridade não é o fim dos pressupostos teóricos e filosóficos para a determinação curricular; ainda existe a transdisciplinaridade que ocupa um nível superior nessa ascensão, pois nessa modalidade não existem fronteiras entre as disciplinas, todas são trabalhadas em conjunto e suas diferenças não mais são percebidas. Muitas são as dificuldades encontradas para se efetivar a prática interdisciplinar, fato que perpassa, sobretudo, a formação do professor que, por não ter na sua base formativa os requisitos necessários para tomada de decisão, a mudança de postura, de atitude, como refere Fazenda (2011), ainda vive em meio às incertezas do desconhecido. Portanto, é possível acreditar que a mudança será sentida, na medida em que a interdisciplinaridade for incluída no ato formativo do professor. Assim, as rodas de conversas, os debates entre as diversas áreas do saber, o planejamento conjunto, são formas de aproximar o currículo da realidade do aluno. Ao compreender a interdisciplinaridade enquanto ação da prática pedagógica que possibilita uma mudança de atitude face às inúmeras dificuldades encontradas no percurso formativo do aluno e entender que esse processo é responsável por promover mudanças por parte do professor e adicionalmente às expectativas do aluno por novas possibilidades de aprendizagem. Nesse contexto, Oliveira (2008) afirma “que a prática pedagógica é uma prática multidimensional (p. 55)” onde as várias dimensões vão interagir possibilitando ao professor adaptar-se às diferentes situações e administrar as suas ações e também as aprendizagens dos alunos. Desse modo, tratar a interdisciplinaridade como prática pedagógica é antes de tudo, compreendê-la em suas múltiplas aplicabilidades, não só na sala de aula, mas também na pesquisa e nas ações que promovem o ensino aprendizagem fora dos muros da escola. Nesse sentido, a aplicabilidade dos estudos interdisciplinares no Ensino Técnico pressupõe uma análise prévia da organização curricular, supondo novas formas de seleção e organização de conteúdos para uma melhor compreensão do currículo e da proposta pedagógica adotada pela escola. Assim, ao se estabelecer uma perspectiva interdisciplinar, espera-se que as áreas especializadas do conhecimento possam estabelecer o diálogo para o estreitamento de suas relações na tentativa de reunir em um único espaço, as suas diferentes visões. Portanto, a prática interdisciplinar pode favorecer as inter-relações entre o mundo do trabalho e as relações sociais, possibilitando a inclusão e a transformação da realidade. Nesta perspectiva, de acordo com a matriz curricular proposta para o Curso Técnico em Rede de Computadores , apresenta-se como uma proposta pedagógica a ser trabalhada, a disciplina Estudos Complementares, que traz em sua ementa o fazer diferenciado, capaz de proporcionar ao aluno uma visão ampliada do processo ensino aprendizagem. Surge aí o desafio de implementar a ação pedagógica interdisciplinar, com objetivo de integrar os conteúdos, a partir da interação entre professor e aluno, mediada pela realidade vivenciada tanto na escola, quanto fora dela. Esta proposta tem como pano de fundo minimizar a evasão escolar e promover a aprendizagem de forma a valorizar e dar significados à realidade do aluno. Nesse contexto de aprendizagens, reflexões e mudanças provocadas pela prática pedagógica, que de forma assertiva busca a compreensão da relação entre os atores desse processo e suas articulações com a realidade e a rotina da sala de aula, levando-se em consideração os desafios da sua implementação e dos currículos adjacentes ; levanta-se, então, a questão deste estudo, que acontece no contexto de observações quanto ao desenvolvimento da aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, tendo como foco o Curso Técnico em Rede de Computadores, que teve inserida em sua matriz curricular os estudos complementares voltados, dentre outras ações, para a aplicação interdisciplinar dentro da sala de aula. Na tentativa de apoiar a questão principal desta investigação, foram levantadas outras questões de estudo que pretendem orientar os caminhos para nortear a realização da investigação, as quais buscam conhecer as bases legais da Educação Profissional; as contribuições da prática pedagógica em sala de aula; as inter-relações estabelecidas e os desafios da proposta pedagógica para o desenvolvimento do aluno: Como o docente pode avaliar o desenvolvimento do aluno antes e após os Estudos Complementares? Como o aluno compreende o processo ensino aprendizagem mediado pela prática interdisciplinar? Quais as contribuições da interdisciplinaridade para a prática pedagógica do professor e para o desenvolvimento do aluno? Portanto, a interdisciplinaridade, enquanto ação mediadora entre ensino e aprendizagem, toma como base os conhecimentos prévios do aluno e o currículo que carrega consigo para favorecer as capacidades de aprendizagens e as mudanças para construção do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o desenvolvimento da interdisciplinaridade enquanto prática pedagógica, aplicada como Estudos Complementares no Curso Técnico em Rede de Computadores, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista. Para atender ao objetivo geral, de forma a dar respostas à questão central desta investigação, foram levantados os objetivos específicos, que têm como meta traçar o percurso metodológico do estudo: • Avaliar na ótica docente o desenvolvimento do estudante na perspectiva interdisciplinar após a introdução dos Estudos Complementares. • Compreender na percepção discente as inter-relações que favorecem a aprendizagem por meio da prática interdisciplinar. • Identificar a partir das perspectivas docente, pedagógica e administrativa os desafios do processo ensino aprendizagem mediado pela prática pedagógica interdisciplinar. • Investigar a interdisciplinaridade como possibilidade de prática pedagógica para a Educação Profissional, com base nos dados levantados. A relevância do estudo está pautada nas inquietações do pesquisador sobre possíveis alternativas para viabilizar a aprendizagem de forma prática e relacionada com a realidade do aluno. Inicialmente pensou-se em trabalhar com análise de múltiplos casos tratados à luz da revisão bibliográfica e atividades práticas realizadas em laboratórios, o que poderia se tornar um experimento com banco de dados para pesquisa e ações intervencionistas. Com a implementação do Curso Técnico em Rede de Computadores, que traz em sua matriz curricular uma proposta de trabalho complementar, facultando a aplicação da interdisciplinaridade, ao abrigo da disciplina Estudos Complementares, a questão de estudo tomou forma e, ancorada na prática pedagógica interdisciplinar, recém adotada, especificamente para o Curso Técnico em Rede de Computadores, tendo em vista as dificuldades que a escola pública brasileira enfrenta, especialmente a escola profissional, para adequar e implementar novas propostas na educação, levando em consideração todo o contexto histórico da formação técnica em detrimento da educação propedêutica, pensou-se estar diante de uma questão merecedora de um tratamento científico para justificar a sua importância social de estímulo ao estudo e crescimento educacional. Tendo como ponto de partida a mudança que pode ocorrer no processo ensino aprendizagem, devido à dinâmica que a metodologia interdisciplinar pode acarretar na vida acadêmica, justifica-se a investigação da temática proposta, que pode trazer um diferencial ainda não experimentado na Educação Profissional, com novas metas, propostas, projetos e outras motivações que possam proporcionar o incremento pedagógico do professor e a aprendizagem do aluno. Assim, o caráter pessoal desta investigação nasceu da necessidade de se estreitar as aprendizagens fragmentadas e muitas vezes dissociadas dos objetivos propostos para o ensino técnico de nível médio. Por se tratar de uma carência que permeia todas as áreas do conhecimento, então, passou-se a buscar uma forma que pudesse se aproximar das reais intenções de unificação e diálogo entre as áreas do saber. A escolha do curso/turma surgiu no momento em que se percebeu a possibilidade de uma análise empírica sobre a temática interdisciplinar quando da inclusão desta no plano de trabalho do Curso Técnico em Rede de Computadores, ofertado pelo Programa de Incentivo ao Acesso ao Emprego e Educação (PRONATEC) , o qual subsidiou a parte empírica desta pesquisa, proporcionando a análise dos acontecimentos reais relacionados com as disciplinas do curso, sobretudo da disciplina Estudos Complementares , a qual teve por objetivo fazer a integração disciplinar para promover o estreitamento das relações entre os diversos ramos do saber. Nesse ponto, Japiassu (1976) sugere que numa relação interdisciplinar os saberes devem buscar um ponto de convergência, o que ele vai chamar de unidade transformadora capaz de promover o diálogo que facilita as mudanças em benefício da totalidade. Dessa forma é necessário compreender os pressupostos filosóficos e conceituais que permeiam o objeto em análise, tomando como ponto de partida o seu objetivo enquanto prática pedagógica (interdisciplinaridade) que consiste em melhorar a qualidade do trabalho do professor, à medida que esta proporciona uma relação dialógica entre professor e aluno, onde os temas trabalhados devem estar fundamentados na realidade do aluno e aplicado no contexto democrático e atual. Assim, melhora a aprendizagem por meio da interação que acontece tanto no currículo formal , quanto no envolvimento entre professor/aluno e professor/professor. Fazenda (1998) chama a atenção para a mudança de atitude dos educadores, uma postura que, segundo a autora é necessária para o exercício da interdisciplinaridade, pois “no projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se” (p. 17). Conceitualmente, o termo interdisciplinaridade “deriva da palavra primitiva DISCIPLINAR, que diz respeito à disciplina; por prefixação INTER – entende-se ação recíproca, comum; e sufixação DADE – qualidade, estado ou resultado da ação”, segundo Andrade (2012, p. 11). Logo, a interdisciplinaridade deve ser entendida a partir da concepção de disciplina no sentido epistemológico, ou seja, como o conhecimento é produzido; e no sentido pedagógico, a forma como são organizados os conhecimentos, que segundo Luck (1994), no enfoque epistemológico a disciplina é entendida como um conjunto específico de conhecimento de características que correspondem a um saber próprio, um saber especializado, ordenado e profundo, que permite ao homem o conhecimento da realidade, a partir de especialidades, ao mesmo tempo em que deixa de levar em considerações o todo de que faz parte. Já “no enfoque Pedagógico a disciplina é a atividade de ensino, ou ensino de uma área de ciência” (Luck, 1994, p. 38). Por outro lado, a interdisciplinaridade propõe ao sujeito superar a visão fragmentada da produção do conhecimento, onde tem por objetivo estabelecer o sentido da unidade. Há, no entanto, um problema visível na discussão sobre a temática apresentada aqui que é a de como trabalhar as disciplinas, de como aplicar em sua práxis a questão da interdisciplinaridade ou qualquer outro método proposto, permeado por medo e preconceitos que levam à resistência do professor em aceitar as mudanças. A interdisciplinaridade é caracterizada por uma teia de interações, e desenvolvê-la implica em admitir a complexidade da realidade escolar, tomando como medida da construção do conhecimento, a troca de experiências, desenvolvendo assim, um sistema interligado de conhecimentos necessários para a construção individual de uma rede de saberes. Além da mudança esperada por parte dos docentes, espera-se que toda a comunidade escolar assuma uma nova postura; uma quebra de paradigmas, para a qual é preciso avaliar o funcionamento da escola; como os conteúdos estão estruturados, as metodologias aplicadas, a compreensão e conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), as articulações do currículo proposto, etc. Nesse sentido, a interdisciplinaridade exige a participação de todos, e em especial, exige uma coordenação que seja capaz de nortear o trabalho escolar, analisar em conjunto uma revisão curricular, observando o significado da interdisciplinaridade no sentido de contribuição no desenvolvimento da iniciativa, criatividade, cooperação, responsabilidade e principalmente na iniciativa de desenvolvimento de projetos, em um conjunto de tarefas planejadas pelo grupo, em torno de um objetivo comum. O pensar interdisciplinar parte do princípio de que há integração e diálogo entre os saberes, premissa fundamental para a superação das dificuldades encontradas ao longo do processo, porém, a integração maciça e responsável do grupo é decisiva para a tomada de decisões, com o envolvimento de todos na ação, visando estabelecer uma visão holística interdisciplinar com o processo ensino aprendizagem. Outro fator importante é a compreensão dos envolvidos sobre a visão interdisciplinar para além das paredes da sala de aula, pois essa ideia se fortalece na medida em que o conhecimento ganha amplitude da vida social. Nesse sentido, a proposta metodológica deve estimular a competência do educador, reorganizando os saberes para a produção de um novo conhecimento. Na proposta metodológica o educador desempenha papel fundamental, pois, ao explicar o conteúdo, mantém constante relação com os alunos, e através dessa interação vão compreendendo as inter-relações existentes entre os saberes. A preocupação do professor é possibilitar aos alunos, através do trabalho interdisciplinar, a superação da visão fragmentada na reorganização e reconstrução do conhecimento. E assim, o trabalho interdisciplinar vai se estruturando a partir do cotidiano, através de pequenos passos, superando barreiras, construindo uma postura interdisciplinar mais segura e consistente para realização do método. A interdisciplinaridade exige mais do que o cumprimento de um programa ou matriz curricular, ela se constitui em um movimento a ser assumido, incorporado e construído por todos. Como escolhas metodológicas para atender aos objetivos propostos, optou-se pelo método de Estudo de Caso, por ser esta uma estratégia que busca a reflexão sobre o contexto no qual os atores estão envolvidos, de forma que a investigação ganhe autonomia para apresentar possíveis soluções à problemática, tratada como abordagem de investigação propulsora de possíveis mudanças a partir das análises que levaram à redefinição do problema em questão. O local de aplicação do estudo foi o Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, tendo como atores, os docentes e alunos do Curso Técnico em Rede de Computadores, a coordenação pedagógica e a direção administrativa. Os dados foram analisados com base nas informações coletadas por meio dos instrumentos de recolha de dados e tratados à luz da análise de conteúdo, a partir das percepções, depoimentos e expressões dos participantes, fundamentados nas literaturas referenciadas. As conclusões do estudo reforçam a sua relevância e sua necessidade de análise para aplicação e implementação enquanto ação pedagógica. Assim, os resultados sinalizam para a reflexão da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de prática pedagógica para Educação Profissional, pensada a partir de suas variáveis mais próximas que são o currículo integrado e o reconhecimento de sua realidade. Por fim, para facilitar a compreensão e o entendimento do percurso decorrido na realização deste trabalho, desde o levantamento bibliográfico até a discussão dos resultados da pesquisa empírica e suas considerações, este estudo está estruturado do seguinte modo: Introdução - Dedicada à apresentação da interdisciplinaridade, objeto de investigação deste estudo, com particular ênfase às possibilidades de aplicação do método enquanto ação mediadora da prática pedagógica em sala de aula e às potencialidades da sua utilização no que respeita à motivação, à melhoria dos resultados escolares e ao envolvimento dos alunos nas suas aprendizagens. Neste ponto é ainda apresentado o problema em estudo, as questões de investigação, a justificativa do trabalho e os objetivos inerentes à investigação e a relevância do estudo. Capítulo I – Interdisciplinaridade e diferentes concepções dos currículos. Este capítulo trata de um breve levantamento sobre a teoria e a prática curricular; uma abordagem aos conceitos atribuídos aos termos adjacentes ao paradigma interdisciplinar, além de traçar o percurso formativo do indivíduo, tendo por base o trabalho enquanto princípio educativo; aborda ainda as dificuldades encontradas na implementação do método. Capítulo II – Da concepção de educação profissional à efetivação das diretrizes curriculares. Inicia-se por fazer um levantamento histórico da educação profissional no Brasil, sua regulamentação no estado da Bahia e situa o objeto de investigação a partir da construção do Projeto Político Pedagógico e da integração disciplinar, considerada como o ponto de partida para uma aplicação do modelo interdisciplinar bem sucedido. Capítulo III – Metodologia: Caminhos para Construção da Investigação. Neste capítulo começa-se a justificar as opções metodológicas escolhidas e explica como foi realizada a seleção dos participantes, bem como a seleção das técnicas de recolha de dados e a forma de tratamento e apresentação dos dados. Capítulo IV - Apresentação e análise dos resultados. Momento reservado à análise dos resultados emanados dos vários instrumentos de recolha de dados utilizados, e que encontra-se subdividido da seguinte forma: 4.1 – Caracterização sócio demográfica dos participantes; 4.2 – Avaliação do desenvolvimento individual do estudante; 4.3 – Percepção do aluno quanto à aplicabilidade dos estudos complementares/interdisciplinares; 4.4 – Entrevistas ao grupo focal; 4.5 – Entrevistas biográficas a docente e ao corpo diretivo; 4.6 – contextualização político pedagógica do CETEP/VC – análise documental do PPP. Conclusões. Onde se apresenta sucintamente o estudo e as considerações obtidas por meio do estudo empírico, desenvolvimento das habilidades e aptidões dos discentes, o enfrentamento das dificuldades na execução da proposta pedagógica e as avaliações sobre a interdisciplinaridade enquanto prática pedagógica na Educação Profissional. Dessa forma, dentre os resultados alcançados, pode-se referir que a Integração disciplinar possibilitou a compreensão das inter-relações existentes entre os saberes, promoveu a mediação no processo ensino aprendizagem, tendo o professor como mediador entre o aluno e os saberes; os Estudos Complementares serviram de base para fundamentar futuras experiências; contribuíram para reconhecer dificuldades e limitações do aluno; o reconhecimento da realidade do aluno e da escola também. Na percepção discente, a prática interdisciplinar pode ser compreendida como uma forma de encurtar caminhos, facilitar as aprendizagens; facilitar a compreensão dos objetivos da disciplina; compreender o outro, ajudar a buscar caminhos; colaboração com os trabalhos propostos. Assim, foi possível promover a Ampliação das percepções pelo reflexo de tudo o que foi aprendido; o amadurecimento em meio às dificuldades; a compreensão dos conteúdos das disciplinas e do modelo pedagógico; um diferencial na forma de perceber as diversas áreas do conhecimento. As análises das entrevistas biográficas a docente e a gestoras têm como objetivo identificar os desafios do processo ensino aprendizagem mediado pela prática interdisciplinar e também investigar a interdisciplinaridade como possibilidade de prática pedagógica para a EP. As influências dos Estudos Complementares para o desenvolvimento da práxis educativa implicaram na análise reflexiva dessa ação por meio do planejamento pedagógico, que leva a organização dos trabalhos direcionados, provocando a mudança de olhar em relação à teoria; compreensão do contexto de aprendizagem; alcance do objetivo do aluno. Dessa forma, entende-se a interdisciplinaridade como uma experiência que engloba diversas habilidades em uma atividade coletiva. As contribuições da interdisciplinaridade para melhoria da prática pedagógica vão refletir na aprendizagem do professor e do aluno também; assim, quando a preocupação está centrada no aluno, a reflexão sobre a prática pedagógica é uma constante, de modo a relacionar o paradigma interdisciplinar com a prática em sala de aula; pensar na coletividade e na heterogeneidade da aprendizagem; inovar a prática docente nos grupos diferentes; refletir para agir, e agir para refletir. Essa concepção permite uma análise de ação para intervenção, para provocar as mudanças desejadas, alargando a compreensão sobre o mercado de trabalho e do mundo do trabalho Assim, essas contribuições permitiram a autoavaliação docente de modo a refletir sobre o que é necessário melhorar, reconhecendo suas fragilidades, a necessidade de buscar conhecimentos e o tempo como melhor aliado para o aperfeiçoamento, possibilitando apresentar propostas de trabalho ao grupo/área docente e sempre pensar na coletividade, nas suas limitações e na superação das dificuldades. Palavras-Chave: Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica. Educação Profissional. Estudos Complementares.
Summary This study deals with the interdisciplinary method as a mediating action of pedagogical practice, in order to obtain results that satisfy the curiosities of the researcher to fill gaps between the action and reflection of the teacher in decision-making, to resignify teaching and promote new learning. This reflection led to the question that was proposed as a central question of study - How has interdisciplinary practice, applied to Complementary Studies, been developed at the Territorial Center for Professional Education of Vitória da Conquista? From the student movements that occurred both in France and Italy, in the 1960s interdisciplinarity emerged, with the understanding that a single discipline would not be able to solve the numerous social, political and environmental problems that emerged at that time. In Brazil, interdisciplinarity arrived around 1970, but precisely in 1971 through the Law of Guidelines and Bases of Education (Law No. 5.692/71). Since then, interdisciplinarity should not be understood as a simple interaction of disciplines, but as a union of knowledge to reach a common goal, that is, the understanding that a certain situation, a certain knowledge, or a certain problem needs the contribution of several disciplines to reach a solution. At this point it is necessary to understand what type or modality of curriculum the school wants to adopt, from the knowledge one has of its characters, their desires and their realities, fundamental points for an interdisciplinary work. The idea of explaining knowledge in its entirety, although its starting point is unity, that is, fragmented, specialized knowledge, gave rise to the student movement in the 1960s giving rise to interdisciplinarity, which can be considered as a way to join the parties, unite what is separated. But for this it is necessary to think about the construction of an integrated curriculum, a fundamental step for the effectiveness of interdisciplinarity, that is, to relate the disciplines to promote globalized education. This understanding leads to a broad understanding of how you see the world outside; the school does not have a wall that separates the context in which the student lives in society from the context in which he lives in the classroom. Therefore, it is necessary to understand that, although the subjects are in curriculum, although today there is fragmented knowledge in the classroom, students do not learn contents disconnected from life; they learn much more easily what has meaning, in a relationship very close to their reality with what is studied at school. Thus, considering the cultural, political and pedagogical context in which the school is inserted, the strategic planning of its actions, especially the opening of spaces for the discussion and construction of its curriculum, it is proposed to build its Political Pedagogical Project (PPP ), where it seeks to elaborate the integrated curriculum, that is, as close as possible to the reality of the student. When working with interdisciplinarity, we seek the understanding of the whole, the perception of the broader social context, the understanding of reality inside and outside school. That's why the method should promote understanding of the integrated curriculum, where the social relations are fully understood within the learning process. However, interdisciplinarity is not the end of the theoretical and philosophical assumptions for curricular determination; there is still transdisciplinarity that occupies a higher level in this ascension, because in this modality there are no boundaries between disciplines, all are worked together and their differences are no longer perceived. There are many difficulties encountered to carry out interdisciplinary practice, a fact that permeates, above all, the training of teachers that, because they do not have in their formative base the necessary requirements for decision-making, the change of posture, attitude, as stated by Fazenda (2011), still lives amid the uncertainties of the unknown. Therefore, it is possible to believe that the change will be felt, to the extent that interdisciplinarity is included in the teacher's formative act. Thus, the conversation circles, the debates between the various areas of knowledge, the joint planning, are ways to bring the curriculum closer to the student's reality. By understanding interdisciplinarity as an action of pedagogical practice that enables a change of attitude towards the numerous difficulties encountered in the student's training path and understanding that this process is responsible for promoting changes on the part of the teacher and additionally to the student's expectations for new learning possibilities. In this context, Oliveira (2008) states "that pedagogical practice is a multidimensional practice (p. 55)" where the various dimensions interact allowing the teacher to adapt to different situations and manage his actions and also the learning of students. Thus, treating interdisciplinarity as a pedagogical practice is first of all to understand it in its multiple applicability, not only in the classroom, but also in research and actions that promote teaching and learning outside the school walls. In this sense, the applicability of interdisciplinary studies in Technical Education presupposes a prior analysis of the curricular organization, assuming new forms of selection and organization of content for a better understanding of the curriculum and the pedagogical proposal adopted by the school. Thus, when establishing an interdisciplinary perspective, it is expected that the specialized areas of knowledge can establish dialogue for the strengthening of their relations in an attempt to bring together in a single space, their different visions. Therefore, interdisciplinary practice can favor the interrelationships between the world of work and social relations, enabling the inclusion and transformation of reality. In this perspective, according to the curricular matrix proposed for the Technical Course in Computer Network , the discipline Complementary Studies is presented as a pedagogical proposal to be worked on, which brings in its menu the differentiated doing, capable of providing the student with an expanded view of the teaching-learning process. There arises the challenge of implementing interdisciplinary pedagogical action, in order to integrate the contents, from the interaction between teacher and student, mediated by the reality experienced both in school and outside it. This proposal has as its background to minimize school evasion and promote learning in order to value and give meaning to the student's reality. In this context of learning, reflections and changes caused by pedagogical practice, which assertively seeks to understand the relationship between the actors of this process and their articulations with the reality and routine of the classroom, taking into account the challenges of its implementation and adjacent curriculums then , the question of this study arises, which takes place in the context of observations regarding the development of learning of young students of professional education, from the Territorial Center for Professional Education of Vitória da Conquista, focusing on the Technical Course in Computer Network, which had inserted in its curricular matrix the complementary studies aimed, among other actions, on interdisciplinary application within the classroom. In an attempt to support the main issue of this investigation, other study questions were raised that intend to guide the ways to guide the realization of the investigation, which seek to know the legal bases of Professional Education; the contributions of pedagogical practice in the classroom; the interrelationships established and the challenges of the pedagogical proposal for the development of the student: How can the teacher evaluate the student's development before and after Complementary Studies? How does the student understand the teaching-learning process mediated by interdisciplinary practice? What are the contributions of interdisciplinarity to the pedagogical practice of the teacher and to the development of the student? Therefore, interdisciplinarity, as a mediating action between teaching and learning, is based on the student's previous knowledge and the curriculum he carries with him to favor learning skills and changes to build knowledge. In this sense, the general objective of this study is to analyze the development of interdisciplinarity as a pedagogical practice, applied as complementary studies In the Technical Course in Computer Networking, of the Territorial Center for Professional Education of Vitória da Conquista. To meet the general objective, in order to give answers to the central question of this investigation, the specific objectives were raised, which aim to trace the methodological path of the study: • Evaluate from the teaching perspective the student's development in the interdisciplinary perspective after the introduction of Complementary Studies. • Understand in student perception the interrelationships that favor learning through interdisciplinary practice. • Identify from the teaching, pedagogical and administrative perspectives the challenges of the teaching-learning process mediated by interdisciplinary pedagogical practice. • Investigate interdisciplinarity as a possibility of pedagogical practice for Professional Education, based on the data collected. The relevance of the study is based on the researcher's concerns about possible alternatives to enable learning in a practical way and related to the student's reality. Initially it was thought to work with analysis of multiple cases treated in the light of the literature review and practical activities carried out in laboratories, which could become an experiment with a database for research and interventionist actions. With the implementation of the Technical Course in Computer Networking, which brings in its curricular matrix a proposal for complementary work, providing the application of interdisciplinarity, under the discipline Complementary Studies, the question of study took shape and anchored in interdisciplinary pedagogical practice, recently adopted, specifically for the Technical Course in Computer Networking, in view of the difficulties that the Brazilian public school faces, especially the school professional, to adapt and implement new proposals in education, taking into account the entire historical context of technical training to the detriment of propaedeutic education, it was thought to be facing an issue worthy of scientific treatment to justify its social importance of stimulating study and educational growth. Taking as a starting point the change that can occur in the teaching-learning process, due to the dynamics that the interdisciplinary methodology can entail in academic life, the investigation of the proposed theme is justified, which can bring a differential not yet experienced in Professional Education, with new goals, proposals, projects and other motivations that can provide the pedagogical increase of the teacher and student learning. Thus, the personal character of this investigation was born from the need to narrow fragmented learning and often dissociated from the objectives proposed for high school technical education. Because it is a lack that permeates all areas of knowledge, then, a way was sought that could approach the real intentions of unification and dialogue between the areas of knowledge. The choice of course/class arose at the moment when it was realized the possibility of an empirical analysis on the interdisciplinary theme when it was included in the work plan of the Technical Course in Computer Network, offered by the Program to Incentive Access to Employment and Education (PRONATEC) , which subsidized the empirical part of this research, providing the analysis of the real events related to the disciplines of the course, Especially in the discipline Complementary Studies , which aimed to make disciplinary integration to promote closer relations between the various branches of knowledge. At this point, Japiassu (1976) suggests that in an interdisciplinary relationship knowledge should seek a point of convergence, which he will call a transforming unit capable of promoting dialogue that facilitates changes for the benefit of the totality. Thus, it is necessary to understand the philosophical and conceptual assumptions that permeate the object under analysis, taking as a starting point its objective as a pedagogical practice (interdisciplinarity) that consists of improving the quality of the teacher's work, as it provides a dialogic relationship between teacher and student, where the themes worked on must be based on the student's reality and applied in the democratic and Thus, it improves learning through the interaction that happens both in the formal curriculum and in the involvement between teacher/student and teacher/teacher. Fazenda (1998) draws attention to the change in attitude of educators, a posture that, according to the author, is necessary for the exercise of interdisciplinarity, because "in the interdisciplinary project one does not teach, nor learn: one lives, one exercises" (p. 17). Conceptually, the term interdisciplinarity "derives from the primitive word DISCIPLINARY, which concerns the discipline; prefixation INTER - means reciprocal, common action; and suffixation DADE - quality, state or result of the action", according to Andrade (2012, p. 11). Herefore, interdisciplinarity should be understood from the conception of discipline in the epistemological sense, that is, how knowledge is produced; and in the pedagogical sense, the way knowledge is organized, which according to Luck (1994), in the epistemological approach the discipline is understood as a specific set of knowledge of characteristics that correspond to its own knowledge, a specialized, orderly and deep knowledge, which allows man to know reality, from specialties, while failing to take into consideration the whole of which it is part. On the other hand, "in the Pedagogical approach, the discipline is the activity of teaching, or teaching an area of science" (Luck, 1994, p. 38). On the other hand, interdisciplinarity proposes to the subject to overcome the fragmented view of knowledge production, where it aims to establish the meaning of unity. There is, however, a visible problem in the discussion on the theme presented here, which is how to work the disciplines, how to apply in their praxis the issue of interdisciplinarity or any other proposed method, permeated by fear and prejudices that lead to the teacher's resistance to accept the changes. Interdisciplinarity is characterized by a web of interactions, and developing it implies admitting the complexity of the school reality, taking as a measure the construction of knowledge, the exchange of experiences, thus developing an interconnected system of knowledge necessary for the individual construction of a network of knowledge. In addition to the expected change by teachers, the entire school community is expected to take a new stance; a paradigm shift, for which it is necessary to evaluate the functioning of the school; how the contents are structured, the methodologies applied, the understanding and knowledge of the Political Pedagogical Project (PPP), the articulations of the proposed curriculum, etc. In this sense, interdisciplinarity requires the participation of all, and in particular, it requires coordination that is able to guide school work, jointly analyze. A curriculum review, observing the meaning of interdisciplinarity in the sense of contributing to the development of the initiative, creativity, cooperation, responsibility and especially in the project development initiative, in a set of tasks planned by the group, around a common goal. Interdisciplinary thinking assumes that there is integration and dialogue between knowledge, a fundamental premise for overcoming the difficulties encountered throughout the process, however, the massive and responsible integration of the group is decisive for decision-making, with the involvement of everyone in action, aiming to establish an interdisciplinary holistic view with the teaching-learning process. Another important factor is the understanding of those involved about the interdisciplinary vision beyond the walls of the classroom, because this idea is strengthened as knowledge gains breadth of social life. In this sense, the methodological proposal should stimulate the competence of the educator, reorganizing knowledge for the production of new knowledge. In the methodological proposal, the educator plays a fundamental role, because, when explaining the content, he maintains a constant relationship with the students, and through this interaction they understand the interrelationships between knowledge. The teacher's concern is to enable students, through interdisciplinary work, to overcome the fragmented vision in the reorganization and reconstruction of knowledge. And so, interdisciplinary work is structured from everyday life, through small steps, overcoming barriers, building a safer and more consistent interdisciplinary posture to perform the method. Interdisciplinarity requires more than the fulfillment of a program or curricular matrix, it constitutes a movement to be assumed, incorporated and built by all. As methodological choices to meet the proposed objectives, we opted for the Case Study method, because this is a strategy that seeks reflection on the context in which the actors are involved, so that the investigation gains autonomy to present possible solutions to the problem, treated as an investigation approach driving possible changes from the analyzes that led to the redefinition of the problem in question. The place of application of the study was the Territorial Center for Professional Education of Vitória da Conquista, having as actors, the teachers and students of the Technical Course in Computer Network, pedagogical coordination and administrative direction. Data were analyzed based on information collected through data collection instruments and processed in the light of content analysis, from the perceptions, testimonials and expressions of the participants, based on the referenced literature. The conclusions of the study reinforce its relevance and its need for analysis for application and implementation as a pedagogical action. Thus, the results signal the reflection of interdisciplinarity as a possibility of pedagogical practice for Professional Education, thought from its closest variables that are the integrated curriculum and the recognition of its reality. Finally, to facilitate the understanding and understanding of the path taken in carrying out this work, from the bibliographic survey to the discussion of the results of empirical research and its considerations, this study is structured as follows: Introduction - Dedicated to the presentation of interdisciplinarity, the object of investigation of this study, with particular emphasis on the possibilities of applying the method as a mediating action of pedagogical practice in the classroom and the potential of its use with regard to motivation, improvement of school results and Involvement of students in their learning. At this point, the problem under study, the research questions, the justification of the work and the objectives inherent in the investigation and the relevance of the study are also presented. Chapter I - Interdisciplinary and different conceptions of curriculums. This chapter deals with a brief survey on curriculum theory and practice; an approach to the concepts attributed to the terms adjacent to the interdisciplinary paradigm, in addition to tracing the formative path of the individual, based on work as an educational principle; it also addresses the difficulties encountered in the implementation of the method. Chapter II - From the conception of professional education to the effectiveness of curricular guidelines. It begins by making a historical survey of professional education in Brazil, its regulation in the state of Bahia and situates the object of investigation from the construction of the Political Pedagogical Project and disciplinary integration, considered as the starting point for an application of the successful interdisciplinary model. Chapter III - Methodology: Pathways to Building Research. In this chapter, the methodological options chosen begin to be justified and explains how the selection of participants was carried out, as well as the selection of data collection techniques and the form of treatment and presentation of data. Chapter IV - Presentation and analysis of the results. Moment reserved for the analysis of the results emanating from the various data collection instruments used, and which is subdivided as follows: 4.1 - Socio-demographic characterization of the participants; 4.2 - Evaluation of the individual development of the student; 4.3 - Perception of the student as to the applicability of complementary/interdisciplinary studies; 4.4 - Interviews with the focus group; 4.5- Biographical interviews to the teacher and the governing body; 4.6 - pedagogical political contextualization of CETEP/VC - documentary analysis of the PPP. Conclusions - Where the study and considerations obtained through empirical study, development of students' skills and aptitudes, coping with difficulties in implementing the pedagogical proposal and evaluations on interdisciplinarity as a pedagogical practice in Professional Education are briefly presented. Thus, among the results achieved, it can be mentioned that Disciplinary Integration enabled the understanding of the interrelationships between knowledge, promoted mediation in the teaching-learning process, with the teacher as a mediator between the student and knowledge; Complementary Studies served as a basis to support future experiences; contributed to recognizing difficulties and limitations of the student; the recognition of the reality of the student and the school as well. In student perception, interdisciplinary practice can be understood as a way to shorten paths, facilitate learning; facilitate the understanding of the objectives of the discipline; understand the other, help seek paths; collaborate with the proposed works. Thus, it was possible to promote the Expansion of perceptions by reflecting everything that was learned; maturation in the midst of difficulties; understanding of the contents of the disciplines and the pedagogical model; a differential in the way of perceiving the various areas of knowledge. The analyses of the biographical interviews with teachers and managers aim to identify the challenges of the teaching-learning process mediated by interdisciplinary practice and also investigate interdisciplinarity as a possibility of pedagogical practice for PE. The influences of Complementary Studies for the development of educational praxis implied the reflective analysis of this action through planning pedagogical, which leads to the organization of the directed work, causing the change of look in relation to the theory; understanding of the learning context; achieving the student's goal. Thus, interdisciplinarity is understood as an experience that encompasses several skills in a collective activity. The contributions of interdisciplinarity to improve pedagogical practice will reflect on the learning of the teacher and the student as well; thus, when the concern is centered on the student, reflection on pedagogical practice is a constant, in order to relate the interdisciplinary paradigm with practice in the classroom; think about the collectivity and heterogeneity of learning; innovate teaching practice in different groups; reflect to act This conception allows an analysis of action for intervention, to provoke the desired changes, broadening the understanding of the labor market and the world of work. Thus, these contributions allowed teacher self-assessment in order to reflect on what needs to be improved, recognizing its weaknesses, the need to seek knowledge and time as the best ally for improvement, making it possible to present work proposals to the group/teaching area and always think about the community, its limitations and overcoming difficulties. Key words: Interdisciplinary. Pedagogical Practice. Professional Education. Complementary Studies.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105169
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese de doutorado corrigida 7.0-1W.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

156
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

141
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.