Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105125
Title: Festivais como moduladores da cidade contemporânea: diálogos entre São Paulo e Lisboa
Authors: Nunes Junior, Paulo Cezar 
Orientador: Ferreira, Claudino
Keywords: cidade; cultura; festivais; controle social; estudos culturais; culture; city; festivals; social control; music
Issue Date: 19-Jul-2019
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Partindo da premissa de que a cidade vem sendo transformada de forma crescente pela realização de festivais, esta pesquisa tem por intuito investigar as maneiras segundo as quais estes eventos têm modulado sua construção material e imaterial, gerando processos de individuação e regulação segundo formas de controle associadas a espaços de liberdade, como sugerem Gilbert Simondon e Gilles Deleuze. Para tanto, foram escolhidos como casos de estudo dois festivais urbanos e emblemáticos: a Virada Cultural, promovida desde 2005 em São Paulo (Brasil); e o Mexefest, realizado desde 2011 em Lisboa (Portugal). A investigação colocará foco nos intermediários culturais e organizadores diretamente associados à produção desses eventos, no mercado da comunicação a eles associados e nas demais esferas institucionais ligadas às cidades em análise. O estudo olha as práticas micropolíticas e as ambiências urbanas geradas por estes festivais, entendendo sua relação com a cidade mediada por dispositivos tecnológicos, com diversas escalas e medidas de funcionamento. A Teoria do Ator Rede de Bruno Latour e o pós-estruturalismo metodológico de John Law são referências importantes na estratégia de análise seguida. Em proximidade com a etnografia sensorial de Sarah Pink, tais autores compõem a proposta de metodologia para a efemeridade que é utilizada nesta investigação. A pesquisa empírica está assentada numa abordagem de cariz qualitativo e combinou a observação direta de caráter etnográfico com a realização de entrevistas e a análise documental. Construídos sobre o controle de espaço-tempos liminares e insinuando uma sensação de liberdade e escolha personalizada, os festivais urbanos tem operado segundo o princípio do poder modular. Através deste dispositivo, eles medeiam subjetiva e objetivamente os sujeitos que deles participam e a eles atribuem valores de significação. A experiência em torno destes eventos tem se projetado não só para outras manifestações culturais - daí o caráter festivalizante assumido hoje pelas práticas culturais em geral - mas também para a relação do sujeito com outras esferas de sua vida. Seu cenário espetacularizado e efêmero cria e ao mesmo tempo reproduz um tipo de experiência que espelha e é espelhada pelos novos modos de vida urbanos. Com base nesses princípios, os resultados da pesquisa são discutidos a partir de diálogos entre os casos da Virada Cultural e do Mexefest, e estão organizados em torno dos seguintes tópicos: (i) relação entre conflitos e imaginários de segurança na cidade; (ii) projetos de regeneração urbana e processos de gentrificação; (iii) agenciamentos entre comunicação, mídia e programação dos festivais; (iv) articulação entre comunicação cultural e marketing urbano, (v) relações entre tecnologia, música e experiência urbana; (vi) ambientação, placemaking e estetização do espaço urbano; (vii) processos de turistificação da cidade pela cultura; (viii) cosmopolitismo e festivalização da cidade e (ix) patrimônio histórico e mercado de imagens. Abstract Based on the premise that cities have been increasingly transformed by festivals, this research aims to investigate the ways in which these events have modulated their material and immaterial construction, generating processes of individuation and regulation according to forms of control associated with spaces of freedom, as suggested by Gilbert Simondon and Gilles Deleuze. Two emblematic urban festivals were chosen as cases studies: the Virada Cultural, promoted since 2005 in São Paulo (Brazil); and the Mexefest, held since 2011 in Lisbon (Portugal). The research will focus on cultural intermediaries and organizers directly involved in the production of these events, on the media market associated with them and on others institutional spheres connected to the cities under analysis. The study looks at micropolitical practices and urban environments generated by these festivals, understanding their relationship with the city as mediated by technological devices with different scales and measures of operation. Bruno Latour ́s Actor Network and the methodological post-structuralism of John Law are important references for this analysis. Together with Sarah Pink ́s sensory ethnography, these authors compose the methodology of ephemerality that is used in this investigation. The empirical research is based on qualitative methods and combines direct observation, interviews and documentary analysis. Built on the control of liminal space-time and insinuating a sense of freedom and personalized choices, urban festivals have operated according to the principles of modular power. Through this device, they subjectively and objectively measure the subjects who participate in them and attribute values to them. The experience around these events has been extended not only to other cultural manifestations - hence the festivalizing character assumed today by cultural practices in general - but also to the relation of subjects in other spheres of their lives. Its spectacular and ephemeral scenery creates and, at the same time, reproduces a type of experience that mirrors and is mirrored by new urban ways of life. Based on these principles, the results of this research are discussed through dialogues between the Virada Cultural and Mexefest cases, and are organized around the following topics: (i) relation between conflicts and imaginary of security in the city; (ii) urban regeneration projects and gentrification processes; (iii) intermediation between communication, media and festival programmes; (iv) articulation between cultural communication and urban marketing, (v) relations between technology, music and urban experience; (vi) setting, placemaking and aesthetization of urban space; (vii) processes of city touristification by culture; (viii) cosmopolitism and city festivalization and (ix) historical heritage and market imagery.
Description: Tese de Doutoramento em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105125
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Paulo Nunes (1).pdf39.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

86
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

177
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.