Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105086
Title: Ensino do Presente do Indicativo a Aprendentes de Português Língua Não Materna: Aspetos Semânticos e Formais
Other Titles: The Teaching of the Present Indicative to Learners of Portuguese as a Non-native Language: Semantic and Formal Aspects
Authors: Ferreira, Sofia Natércia Soares
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Keywords: ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM); presente do indicativo; flexão verbal; concordância verbal; valores temporais, aspetuais e pragmáticos; teaching Portuguese as a Non-Native Language (PNNL); present indicative; verbal inflexion; verbal agreement; tense, aspect, and pragmatic values
Issue Date: 24-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Ensino do Presente do Indicativo a Aprendentes de Português Língua Não Materna: Aspetos Semânticos e Formais
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório de estágio contém principalmente informação linguística relacionada com aspetos semânticos e formais do Presente do Indicativo (pres. ind.) do Português Europeu (PE) e foi escrito com a intenção de fornecer ferramentas para a compreensão das suas complexidades inerentes. Os aspetos selecionados relacionam-se com os conteúdos apresentados, pelo Referencial Camões (RC), para aprendentes de nível A1, com os quais trabalhámos este tema durante o estágio na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Na Parte I, secção A., ao discutir aspetos formais do pres. ind., consideramos em específico: 1) a morfologia verbal portuguesa; 2) as regras de flexão dos verbos regulares; 3) os principais verbos irregulares; 4) as regras de concordância verbal do PE; e 5) algumas particularidades no uso de construções perifrásticas previstas para o nível A1 no RC. Ainda na secção A., ao discutir aspetos semânticos do pres. ind., apresentamos: 1) os elementos das predicações frásicas, que organizam a informação das proposições; 2) os valores semânticos das situações, com foco nas categorias do Tempo e do Aspeto; 3) a importância de fatores contextuais/pragmáticos na referência temporal; e 4) a nossa proposta de análise contempladora de diferentes gradações na referência temporal de várias situações.Na secção B., consideramos: 1) as indicações relevantes presentes no QECRL e no RC; e 2) o que averiguámos através de uma investigação sobre o modo como são apresentados alguns dos aspetos elencados acima em treze obras didáticas de PLNM.Na Parte II, secção C., consideramos: 1) o modo como as orientações recebidas no Seminário de Formação em Ensino de PLELS e três aulas observadas durante o Estágio Pedagógico influenciaram a nossa construção de materiais instrucionais; e 2) a abordagem didática adotada em duas aulas lecionadas com supervisão. Na secção D., apresentamos quatro exercícios de avaliação formativa e sumativa criados.As nossas conclusões parecem indicar que os aspetos semânticos tratados são complexos, mas ensinados de uma forma pouco sistemática e explícita – o que talvez possa estar na base das dificuldades dos aprendentes.
This internship report contains mainly linguistic information related with semantic and formal aspects of the Present Indicative (pres. ind.) in European Portuguese (EP) and was written with the intention to provide tools to understand their inherent complexities. The selected aspects have to do with the contents presented in the Referencial Camões (RC) for A1 learners, with whom we worked on this theme during our internship in the Faculty of Humanities of the University of Coimbra.In Part I, section A., when discussing formal aspects related with the pres. ind., we consider specifically: 1) the Portuguese verbal morphology; 2) regular verbs inflexion rules; 3) the main irregular verbs; 4) agreement rules in EP; and 5) some particularities involved in the use of periphrastic constructions presented for level A1 in RC. Still in section A, when discussing semantic aspects related with the pres. ind., we present: 1) the elements of phrase predicates, that organize propositional information; 2) the semantic values of situations, with a focus on the categories of Time and Aspect; 3) the importance of contextual/pragmatic factors for temporal reference; and 4) our own analysis that contemplates different gradations in the temporal reference of various situations.In section B., we consider: 1) the relevant indications present in CEFR and RC; and 2) what we verified by investigating the way some of the aspects listed above are presented in thirteen PNNL didactic works.In Part II, section C., we consider: 1) the way the guidance we received in the Seminário de Formação em Ensino de PLELS and in three lessons observed during our Pedagogic Internship influenced the construction of our instructional materials; and 2) the didactic approach that we adopted in two lessons we taught with supervision. In section D., we present four summative and formative assessment exercises that we designed.Our conclusions seem to indicate that the considered semantic aspects are complex, but taught in an insufficiently systematic and explicit manner – which may account for learners’ difficulties.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/105086
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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