Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105084
Title: A Análise Crítica de Vídeos Curtos no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Trabalhando o Pensamento Crítico e a Inteligência Emocional.
Other Titles: The Critical Analysis of Short Videos in the Teaching and Learning of Foreign Languages: Working Critical Thinking and Emotional Intelligence
Authors: Sousa, Ricardo Daniel Bravenboer de
Orientador: Carretero, Elena Gamazo
Canelo, Maria José Florentino Mendes
Keywords: Ensino de Inglês e Espanhol; Vídeos Curtos; Imagens; Inteligência Emocional; Pensamento Crítico; Teaching English and Spanish; Short Videos; Images; Emotional Intelligence; Critical Thinking
Issue Date: 19-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A Análise Crítica de Vídeos Curtos no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Trabalhando o Pensamento Crítico e a Inteligência Emocional.
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e Escola Secundária de Avelar Brotero (Coimbra)
Abstract: O objetivo deste trabalho é expor uma reflexão acerca do espírito crítico e das emoções dos/as discentes através da observação, discussão e comentário de vídeos curtos na sala de aulas de língua estrangeira.No passado, as Escolas utilizavam um método de ensino que atualmente nós caracterizamos como ensino tradicional. Dentro da sala de aula, o professor tinha um papel ativo na explicação de conteúdos, contrariamente aos/às discentes que, por sua vez, tinham um papel mais passivo e a sua principal função era a memorização dos conteúdos lecionados. Em suma, o foco principal das aulas era a relevância das competências cognitivas, marginalizando por completo o pensamento crítico e criativo dos estudantes.Com a evolução do mundo tecnológico, este método de ensino tornou-se desadequado e surgiu um novo, o método moderno. Como refere Filomena Serralha, o Movimento da Escola Moderna (MEM) é um coletivo de profissionais de educação que convergem na rejeição da pedagogia tradicional, unidos pelo compromisso de transformação continuada das práticas pedagógicas. Este método de ensino baseia-se na importância do diálogo e o foco da atenção tem de estar no discente. Para aplicar novas práticas pedagógicas, é necessária a introdução de novos materiais didáticos, como, por exemplo, os vídeos curtos. A implementação dos vídeos curtos é uma boa ferramenta para o debate de diversos temas, mas é necessário saber analisá- los. A análise crítica dos vídeos tem como principal objetivo a identificação de problemas, visando a solução dos mesmos. Contudo, a grande maioria dos/as professores/as continua somente a focar-se no processo cognitivo, dispensando outras áreas de ensino importantes, como a inteligência emocional dos/as estudantes. O conceito de inteligência emocional é importante para que os/as discentes desenvolvam a capacidade de identificar as suas emoções, e consequentemente, a capacidade de se tornarem pessoas mais conscientes. Este conceito carrega consigo mecanismos mentais necessários para a resolução de problemas e gestão de comportamentos.Este relatório pretende justamente demonstrar como o recurso a vídeos curtos e a abordagem crítica dos mesmos favorecem o ambiente dentro da sala de aula, já que os/as estudantes conseguem estar envolvidos de uma forma significativa nas atividades propostas.
The objective of this work is to expose a reflection about critical thinking and the emotions of the students through the observation, discussion and comment of short videos in the foreign language classroom.In the past, schools used a teaching method that we currently characterize as traditional teaching. In the classroom, the teacher had an active role in explaining content, unlike students who, in turn, had a more passive role and their main function was to memorize the contents. In short, the focus of the classes was the relevance of cognitive skills, completely marginalizing the students' critical and creative thinking.With the evolution of the technological world, this teaching method became inadequate and a new one, the modern method, emerged. As stated by Filomena Serralha, the Modern School Movement (MEM) is a collective of education professionals who converge in the rejection of traditional pedagogy, united by a commitment to the continuous transformation of pedagogical practices. This teaching method is based on the importance of dialogue and the focus of attention must be on the student. To apply new pedagogical practices, it is necessary to introduce new teaching materials, such as short videos. The implementation of short videos is a good tool for debating various topics, but it is necessary to know how to analyze them. The critical analysis of the videos aims manly at the identification of problems, with a view to their solution. However, most teachers continue to focus only on the cognitive process, dispensing with other important teaching areas, such as the students' emotional intelligence. The concept of emotional intelligence is important for students to have the ability to identify their emotions, and consequently, the ability to become more aware people. This concept carries along mental mechanisms necessary for problem solving and behavior management. This report intends precisely to demonstrate how the use of short videos and the critical approach to them favor the classroom environment, since the students can be involved in a significant way in the proposed activities.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/105084
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
RicardoSousa_versaofinal.pdf5.94 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

87
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

66
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons