Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104979
Title: ONBOARDING, DESEMPENHO E BEM-ESTAR: IMPACTO NA RETENÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Other Titles: ONBOARDING, PERFORMANCE AND WELL-BEING: IMPACT ON RETENTION IN ORGANIZATIONS
Authors: Afonso, Ana Raquel Valério
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Keywords: Onboarding; Retenção; Bem-estar; Desempenho; Onboarding; Retention; Well-being; Performance
Issue Date: 21-Sep-2022
Serial title, monograph or event: ONBOARDING, DESEMPENHO E BEM-ESTAR: IMPACTO NA RETENÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Place of publication or event: Stratio Automotive
Abstract: O desenvolvimento das tecnologias e a facilidade de ligação à internet em todo o lado, a todas as horas do dia, faz com que vivamos numa aldeia global, com o mundo no nosso bolso (i.e., WAA_working anytime anywhere). A geração que está agora a começar a sua experiência profissional é a primeira geração trabalhadora que durante toda a sua existência viveu online, tendo consequentemente maiores expetativas laborais quando comparadas às da geração anterior. Essas expetativas são não só a nível salarial e de experiência no dia-a-dia da empresa, mas também a nível de flexibilidade, dando uma maior importância ao balanço entre a vida pessoal e profissional e à importância da saúde mental para além da saúde física. Apesar de ser também um desejo das gerações anteriores, a sua cultura laboral e a mentalidade da sociedade levava à cedência da procura desse equilíbrio para segundo plano. A simplicidade de login e utilização da internet permite também o acesso e a partilha constante de novas oportunidades de emprego. Ao combinar essas circunstâncias, torna-se fácil para um colaborador insatisfeito com a sua experiência profissional procurar uma vaga profissional que vá mais de encontro às suas expetativas e às suas necessidades pessoais. Apesar de WAA ser uma bênção pode também tonar-se uma maldição para as empresas. Ao facilitar a partilha de vagas por parte da empresa, e ao acesso da mesma por milhares de utilizadores que num determinado momento decidiram procurar emprego, facilita também a saída dos seus trabalhadores que não se sentiam valorizados pela empresa, na procura de um local de trabalho onde se sintam mais motivados e reconhecidos. Assim, no sentido da retenção dos colaboradores e reversão da sua partida, as empresas começaram a procurar melhorias nos seus processos de gestão, para ir de encontro às expetativas dos seus trabalhadores, que consequentemente levavam a uma força de trabalho mais motivada, mais eficiente e com melhores resultados. Uma dessas práticas de gestão é o onboarding dos colaboradores. Quando esta integração dos trabalhadores é realizada eficazmente, contribui para o seu bem-estar e reconhecimento. Os trabalhadores sentem-se prezados e sentem que o seu trabalho faz diferença para os resultados da empresa, o que consequentemente leva a um aumento da sua satisfação e a uma diminuição da sua taxa de rotatividade. O presente relatório de estágio tem como tema principal o Onboarding dos novos trabalhadores e a influência deste processo de gestão na diminuição da sua rotatividade, aumento do seu desempenho e do seu bem-estar pessoal e laboral. Em conclusão, foi feita uma análise crítica a dados recolhidos por questionário, num processo de acompanhamento a trabalhadores da empresa de acolhimento do estágio em causa. Algumas implicações para futuros trabalhos são identificadas.
The development of technologies and the ease of being connected to the Internet everywhere, at all times of the day, means that we live in a global village, with the world in our pocket (i.e. WAA_working anytime anywhere). The generation that is now starting its professional experience is the first working generation that has lived online for its entire existence, and consequently has higher work expectations compared to the previous generation. These expectations are not only in terms of salary and day-to-day experience in the company, but also in terms of flexibility, placing greater importance on work-life balance and the importance of mental health in addition to physical health. Although this was also a desire of previous generations, their work culture and the mentality of society led to the search for this balance taking a back seat. The simplicity of logging in and using the internet also allows new job opportunities to be constantly accessed and shared. By combining these circumstances, it becomes easy for an employee dissatisfied with their work experience to search for a job opening that more closely meets their expectations and personal needs. While WAA is a blessing it can also become a curse for companies. By facilitating the sharing of open positions by the company, and access to it by thousands of users who at a given moment decided to look for a job, it also facilitates the departure of its employees who did not feel valued by the company, in search of a workplace where they feel more motivated and recognized. Thus, to retain employees and reverse their departure, companies began to seek an improvement in their management processes, to meet the expectations of their employees, which consequently led to a more motivated workforce, more efficient and with better results. One such management practice is employee onboarding. When this integration of employees is done effectively, it contributes to their well-being and recognition. Employees feel valued and feel that their work makes a difference to the company's results, which consequently leads to an increase in their satisfaction and a decrease in their turnover rate. This internship report has as its main theme the Onboarding of new employees and the influence of this management process in decreasing their turnover, increasing their performance and their personal and work well-being. In conclusion, a critical analysis was made of data collected by questionnaire in a process of onboarding workers in the host company of the internship in question. Some implications for future work are identified.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104979
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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