Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104971
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dc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Galante-
dc.date.accessioned2023-01-26T23:03:17Z-
dc.date.available2023-01-26T23:03:17Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104971-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractVivemos numa era em que a evolução tecnológica muda à velocidade da luz, ondeas redes sociais se tornaram essenciais para todos os indivíduos, e onde aspessoas alteram a forma como se veem e como querem ser vistas. O MarketingDigital ganhou uma grande importância dentro das empresas, não só por permitiracompanhar as mudanças ligadas ao comportamento do consumidor e à suajornada no mundo online, como também por permitir que as empresas estejamsempre na linha da frente das novas tendências. No contexto do Marketing Digitalimporta destacar as redes sociais, que proporcionam às empresas um contactodireto com os clientes/consumidores, o que permite compreender de que formaestes percecionam as iniciativas realizadas e os produtos oferecidos.O foco deste relatório é a aplicação Instagram que tem ganho cada vez maisimportância, e que foi a rede social à qual dediquei a minha atenção durante oestágio realizado na Agência de Marketing Digital- I AM Social.As empresas, através da plataforma Instagram e das várias ferramentasdisponíveis nesta aplicação (reels, igtv, stories e publicações), conseguemcomunicar diretamente com o seu público-alvo, criar uma relação próxima com osmesmos e ainda perceber o comportamento do consumidor no Instagram,nomeadamente através do Instagram Insights. Outro aspeto importante e a serutilizado nesta plataforma é o Marketing de Influência, uma vez que osinfluenciadores digitais estão a ganhar um papel cada vez mais importante noprocesso de compra dos consumidores.Como forma de sustentar a teoria apresentada, na revisão da literatura, e atravésdo estágio curricular na Agência de Marketing Digital – I AM Social, conseguiatravés das Campanhas de Marketing realizadas para os clientes Caves deCoimbra, Beauty Wellness, My Lollipop 4u e Escola de Estética Plano B, perceberque o digital é importante para que estas consigam ter presença no dia a dia doseu público-alvo, tendo concluído que o formato de vídeo é aquele que melhoresresultados apresenta, e que o Instagram distribui a comunicação de forma orgânicaao público-alvo do negócio, mediante a quantidade de publicações semanaisvlançadas na plataforma, sendo que a média desejada é de 3 publicações porsemana.Neste contexto, e com a experiência vivida no estágio curricular na Agência deMarketing Digital- I AM Social, no âmbito do Mestrado de Marketing, compreendi aimportância que o mundo online tem para as pequenas e médias empresas.por
dc.description.abstractWe live in an era where technological evolution changes at the speed of light, wheresocial networks have become essential for all individuals, and where people changethe way they see themselves and how they want to be seen. Digital Marketing hasgained great importance within companies, not only because it allows firms to followchanges related to consumer behavior and their journey in the Online world, butalso because it allows companies to always be at the forefront of market changesand new tendencies. In the context of Digital Marketing, it is important to highlightsocial networks, which provide companies with direct contact withcustomers/consumers, which allows a better understanding of their perceptionregarding the initiatives carried out and the products offered.The focus of this report is the social network Instagram, which has gained more andmore importance, and which was the social network to which I paid the mostattention and that I used the most during my internship at the Digital MarketingAgency - I AM Social. Companies, through the content published on the Instagramplatform and the various tools available in this application, such as reels, igtv, storiesand publications, are able to communicate directly with their target audience andcreate a close relationship with them. In addition to these benefits, companies areable to understand consumer behavior on Instagram, namely through InstagramInsights, and, in this way, are able to adapt the communication strategy used.Another important aspect to be used on this platform is Influence Marketing, sincedigital influencers are increasingly gaining an important role, since they influencethem in their purchasing behavior.As a way of supporting the theory presented, in the literature review, and throughthe curricular internship at the Digital Marketing Agency – I AM Social, I managedto achieve through the Marketing Campaigns carried out for the clients Caves deCoimbra, Beauty Wellness, My Lollipop 4u and Escola de Aesthetics Plano B,realizing that Digital is important for them to be able to have a presence in the dailylives of their target audience. Instagram is a fundamental tool, since through it,brands can reach the desired target audience and communicate with them in variousformats (Reels, Post, Stories, IGTV) and with different types of content dependingviion the goals that customers have. for your business. With these campaigns carriedout, I was able to conclude that the video format is the one with the best results, andthat Instagram distributes the communication organically to the target audience ofthe business through the number of weekly publications launched on the platform,with the desired average being of 3 publications per week.In this context, and with the experience lived in the curricular internship at the DigitalMarketing Agency - I AM Social, within the scope of the Marketing Master, I wasable to understand the importance that the online world has for small and mediumsized companies.In this context, and with the experience lived in the curricular internship, within thescope of the Marketing Master, at the Digital Marketing Agency - I AM Social, I wasable the importance of the online world to small and medium companies.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMarketing Digitalpor
dc.subjectMarketing de Influênciapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectMarketing Digitaleng
dc.subjectInfluencer Marketingeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectSocial Mediaeng
dc.titleA importância do Marketing Digital para as pequenas e médias empresas.por
dc.title.alternativeThe importance of Digital Marketing for small and medium businesses.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia-
degois.publication.titleA importância do Marketing Digital para as pequenas e médias empresas.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203190700-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Mariana Galante::0000-0002-1638-5473-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
uc.degree.elementojuriSilva, Pedro Miguel Freitas da-
uc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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