Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104970
Title: Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
Other Titles: The effects of a suppliers greenwashing practice
Authors: Alves, Ana Luísa Matos
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Greenwashing; Partilha de Informação; Fornecedor; Performance; Stakeholders; Greenwashing; Information Sharing; Supplier; Performance; Stakeholders
Issue Date: 27-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
Place of publication or event: Coimbra, Portugal
Abstract: Objetivos: Nas últimas décadas temos verificado um exponencial aumento de interesse por parte da população no que concerne às práticas ambientais. Consequentemente, as empresas sentiram necessidade de se adaptar e iniciar o processo de mudança para uma produção mais sustentável. Porém, nem todas seguiram a mesma direção e passaram a promover-se a si e aos seus produtos/serviços como sendo ecológicos/sustentáveis. Prática essa conhecida como greenwashing. Assim sendo, o objetivo desta investigação foi analisar o impacto as práticas de greenwashing de um fornecedor na integração da cadeia de abastecimentos sustentável, na partilha de informação, no valor partilhado e na performance social, operacional e ambiental, em mercados B2B.Metodologia: Através da realização de um questionário, alcançaram-se 223 respostas válidas, com o propósito de testar as 10 hipóteses de investigação propostas pelo modelo conceptual da investigação.Resultados: Destacou-se através deste estudo um impacto negativo do greenwashing sobre a partilha de informação. E por outro lado, evidenciámos que a partilha de informação impacta positivamente a performance social, a performance operacional e a performance ambiental. Contributos: A presente investigação pretende fornecer informações fulcrais às organizações em mercados B2B que colaboram diretamente com fornecedores, com ou sem conhecimento, das suas reais práticas ambientais. O estudo também contribui para o conhecimento dos efeitos das práticas de greenwashing dos fornecedores sobre a integração na cadeia da cadeia de abastecimentos e como este contribui para a sustentabilidade nas três vertentes da performance (social, operacional e ambiental).Originalidade: Esta investigação é original, uma vez que, ainda não há nenhum estudo que trate o greenwashing associado ao fornecedor em mercados B2B, os seus efeitos sobre a integração na cadeia de abastecimentos e a sua contribuição para a sustentabilidade nas três vertentes da performance (social, operacional e ambiental).
Objectives: In the last decades we have noticed an exponential increase in the population’s interest regarding environmental practices. Consequently, companies have felt the need to adapt and start the process of change towards a more sustainable production. However, not all of them have followed suit and just started promoting themselves and their products/services as being ecological/sustainable. This practice is known as greenwashing. Therefore, the purpose of this research was to analyze the impact of a supplier’s greenwashing practices on sustainable supply chain integration, on information sharing, shared value and social, operational and environmental performance in B2B markets.Methodology: Through the completion of a survey, 223 valid answers were obtained, with the purpose of testing the 10 research hypotheses proposed by the conceptual model of the research.Results: Through this research we highlighted the negative impact of greenwashing on information exchange. Besides that, we showed that the exchange of information positively impacts social performance, operational performance and environmental performance.Contributions: The present research aims to provide crucial information to organizations in B2B markets that collaborate directly with suppliers, with or without knowledge, of their actual environmental practices. This study also contributes to improve the knowledge of the effects of suppliers’ greenwashing practices on supply chain integration and how it contributes to sustainability in the three aspects of performance (social, operational and environmental).Originality: This research is original, as there is no study yet that addresses supplier-related greenwashing in B2B markets, its effects on supply chain integration and its contribution to sustainability in the three aspects of performance (social, operational and environmental).
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104970
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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