Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104914
Title: O Impacto do Afeto no Comportamento de Compra Ambientalmente Sustentável: o papel mediador do horizonte temporal
Other Titles: The Impact of Affect on Environmentally Sustainable Purchasing Behaviour: the mediator role of time horizon
Authors: Vigário, Teresa Maria de Oliveira e Sousa
Orientador: Bairrada, Cristela Maia
Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: comportamento de compra ambientalmente sustentável; afeto positivo; afeto negativo; horizonte temporal de curto prazo; horizonte temporal de longo prazo; environmentally sustainable purchasing behaviour; positive affect; negative affect; short-term time horizon; long-term time horizon
Issue Date: 5-Sep-2022
Serial title, monograph or event: O Impacto do Afeto no Comportamento de Compra Ambientalmente Sustentável: o papel mediador do horizonte temporal
Place of publication or event: Estarreja e Coimbra
Abstract: O presente trabalho de investigação tem como objetivo principal analisar o impacto do afeto (positivo e negativo) no comportamento de compra ambientalmente sustentável. Na relação entre o afeto e o comportamento de compra ambientalmente sustentável, este estudo considera também o possível efeito mediador do horizonte temporal (de curto e longo prazo).De forma a alcançar os objetivos propostos, foi desenhado um modelo conceptual e optou-se pela realização de um questionário como método de recolha de dados. Terminada a recolha dos dados, a amostra final passou a ser constituída por 207 portugueses. Depois de recolhidos os questionários, a análise dos dados foi feita com recurso ao Modelo das Equações Estruturais.Os resultados demonstram que a variável afeto positivo tem um impacto apenas indireto no comportamento de compra ambientalmente sustentável, sendo mediado pelo horizonte temporal. Verificou-se igualmente que o afeto exerce influência sobre o horizonte temporal dos indivíduos. Por sua vez, constatou-se que o horizonte temporal de longo prazo impacta de forma direta e positiva no comportamento de compra ambientalmente sustentável.Esta investigação fornece um conjunto de estratégias capazes de proporcionar uma melhoria da eficácia das políticas ambientais e das campanhas de marketing.Este estudo investiga pela primeira vez a relação entre o afeto e o comportamento de compra ambientalmente sustentável, tendo como efeito mediador o horizonte temporal de curto e de longo prazo. Na presente dissertação, consideramos que a amostra selecionada poderá ter reduzido as aspirações do estudo empírico. Sugerimos que, em futuras investigações, se coloque em perspetiva as dimensões menos estáveis do afeto (afeto estado, humor e estados emocionais).
The main objective of this research aims to study the impact of affect (positive and negative affect) on environmentally sustainable purchasing behaviour. In the relationship between affect and environmentally sustainable purchasing behaviour, this study also considers the possible mediating effect of time horizon (short and long term). In order to achieve the proposed objectives, a conceptual model was designed and a questionnaire was chosen as a data collection method. After data collection, the final sample consisted of 207 Portuguese subjects. Once the questionnaires were collected, the data analysis was performed using the Structural Equations Model.The results showed that positive affect has only an indirect impact on environmentally sustainable purchasing behaviour, being mediated by time horizon. It was also verified that affect influences the temporal horizon of individuals. In turn, it was found that long-term time horizon impacts directly and positively on environmentally sustainable purchasing behaviour.This research provides a set of strategies capable of improving the effectiveness of environmental policies as well as marketing campaigns.This study investigates for the first time the relationship between affect and environmentally sustainable purchasing behaviour, having short and long-term time horizon as mediator effect.In this dissertation, we consider that the selected sample may have reduced the aspirations of the empirical study. Thus, we suggest that, in future investigations, the less stable dimensions of affect (state affect, mood and emotional states) should be put in perspective.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104914
Rights: openAccess
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