Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104913
Title: Motivation in the hospitality sector: satisfying and retaining employees
Other Titles: Motivação no setor hoteleiro: satisfação e retenção de trabalhadores
Authors: Loureiro, Maria Beatriz Paiva
Orientador: Dimas, Isabel Cristina Dórdio
Keywords: retenção de trabalhadores; motivação; setor de hotelaria; estágio curricular; employee retention; motivation; hospitality sector; curricular internship
Issue Date: 30-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Motivation in the hospitality sector: satisfying and retaining employees
Place of publication or event: Portavadie, Loch Fyne, Scotland
Abstract: A motivação pode ser descrita como "os processos que explicam a intensidade, direção e persistência do esforço de um indivíduo para atingir um objetivo" (Robbins & Judge, 2017, p.202)". Com base nesta definição, e como vamos poder observar durante o primeiro capítulo da parte 1 deste relatório – que descreve as principais teorias motivacionais desde as mais clássicas às mais contemporâneas -, podemos constatar que a motivação se apresenta assim como um conceito abrangente. Isto leva autores como Herzberg e Vries a admitirem que existe um nível de complexidade substancial associado à exploração desta temática (citado em Ferreira et al., 2006, p.3).No contexto empresarial atual do Reino Unido e aqui especificamente no caso escocês, esta temática da motivação assume cada vez mais um papel essencial no seio das organizações. O aumento das vagas de trabalho e a diminuição do número de trabalhadores qualificados são alguns dos problemas que afetam o país, sendo o sector da hotelaria um dos mais atingidos. As características multidimensionais da motivação devem de ter sidas em conta pelas empresas quando estas elaboram estratégias de planeamento. Assegurar a satisfação e longevidade dos colaboradores passa a ser uma das prioridades das empresas que operam no setor do turismo no qual de insere a empresa de estágio. Este relatório retrata o caso específico do departamento de Guest Services e das atividades desenvolvidas ao nível do decorrer do estágio curricular realizado durante o primeiro semestre do ano académico de 2021/2022.
Motivation can be described as "the processes that account for an individual's intensity, direction, and persistence of effort toward attaining a goal” (Robbins and Judge, 2017, p.202)". Based on this definition, and as we will be able to observe during the first chapter of Part 1 of this report - which describes the main motivational theories from the most classical to the most contemporary ones -, we can see that motivation thus presents itself as a comprehensive concept. This leads some authors to admit that there is a substantial level of complexity associated with exploring this theme (Herzberg, 2017; Vries, 1993 apud Ferreira et al, 2006 p.3).In the current United Kingdom business context and specifically in the Scottish case, motivation is increasingly taking on a pivotal role within organisations. The increase in job vacancies and the decrease in the number of qualified workers are some of the problems affecting the country, with the hospitality sector being one of the hardest hit. The different characteristics of motivation must be taken into account by companies when drawing up planning strategies. Ensuring employee satisfaction and longevity becomes one of the priorities for companies operating in the country's tourism sector in which the internship company is included. This report portrays the specific case of the Guest Services department and the activities developed during the curricular internship carried out during the first semester of the academic year 2021/2022.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104913
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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