Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104887
Title: BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
Other Titles: WELL-BEING AND PERFORMANCE IN THE PROVISION OF HOSPITAL SERVICES IN SOUTHERN EUROPE
Authors: Pedroso, João Pedro Cruz
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Keywords: Serviços clínicos privados; administradores; enfermeiros; bem-estar; desempenho; Private Clinical Service; administrators; nurses; wellness; performance
Issue Date: 29-Sep-2022
Serial title, monograph or event: BEM-ESTAR E DESEMPENHO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NO SUL DA EUROPA
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório surge no seguimento do estágio curricular realizado de fevereiro a junho de 2022 nos Departamentos de Recursos Humanos e Marketing numa unidade hospitalar privada, no âmbito da conclusão do Mestrado em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Este relatório tem como objetivo principal descrever e analisar criticamente e de uma forma fundamentada as atividades desenvolvidas ao longo dos quatro meses de uma experiência curricular na organização de acolhimento. As infraestruturas da unidade hospitalar privada encontram-se localizadas numa grande cidade do sul da Europa. Tendo a organização em causa experiência em prestação de serviços de saúde há mais de 70 anos refletindo que é uma das instituições bem conceituadas da cidade tem vindo também a atrair e reter profissionais médicos de elevado reconhecimento. Para que a efetiva atração e retenção de profissionais clínicos, e não só de médicos, reflita vantagens para todas as partes envolvidas, é necessário identificar e compreender o processo de implementação de diferentes práticas de gestão que contribuam para a motivação e bem-estar de todas as pessoas interessadas e que fazem parte da organização. Num modelo eficaz de gestão de pessoas, estas práticas têm impreterivelmente de chegar a todos os colaboradores pertencentes à organização. É pertinente compreender de que forma estas práticas são implementadas pela gestão de topo e percebidas pelos trabalhadores no local de trabalho de uma forma coerente e consistente, e muito em particular no que concerne ao bem-estar e satisfação de todos os que diariamente dão o seu contributo para o bom funcionamento da organização. Ainda que durante muitas décadas se tenha assumido que a Gestão de Recursos Humanos tenha como meta principal o aumento dos dividendos do shareholders das organizações, esta ideia tem-se modificado. Faz quase uma década que tem vindo a ser dado maior foco ao que são relações saudáveis entre trabalhadores e gestão de topo, permitindo, paralelamente, aumentar quer o desempenho dos trabalhadores, quer os incrementos financeiros aos shareholders. Mais do que nunca tem de ser ter em conta a globalidade dos stakeholders e suas necessidades, desde os assistentes operacionais aos principais sócios. Só tendo esta preocupação em mente será possível alcançar a satisfação laboral de todos.Tendo por base a literatura em práticas de gestão de Recursos Humanos, em que quer o bem-estar quer a satisfação dos colaboradores das organizações são preocupação central, argumentamos para que estas condições são necessárias para o elevado desempenho e em retorno ser possível à organização atingir os seus objetivos.
This report follows the curricular internship carried out from February to June 2022 in the Departments of Human Resources and Marketing in a private hospital, within the scope of the conclusion of the master’s in management at the Faculty of Economics of the University of Coimbra (FEUC). The main objective of this report is to describe and critically analyze the activities carried out over the four months of a curricular experience in the host organization in a reasoned manner.The infrastructures of the private hospital are in a large city in southern Europe. With the organization in question having experience in providing health services for over 70 years, reflecting that it is one of the most reputable institutions in the city, it has also been attracting and retaining highly recognized medical professionals.For the effective attraction and retention of clinical professionals, and not just doctors, to reflect advantages for all parties involved, it is necessary to identify and understand the process of implementing different management practices that contribute to the motivation and well-being of all interested people who are part of the organization. In an effective people management model, these practices must reach all employees belonging to the organization. It is pertinent to understand how these practices are implemented by top management and perceived by workers in the workplace in a coherent and consistent way, and regarding the well-being and satisfaction of all those who give their daily contribution. contribution to the smooth running of the organization. Although for many decades it has been assumed that Human Resources Management has as its main goal the increase in shareholder dividends of organizations, this idea has changed. For almost a decade now, greater focus has been given to what are healthy relationships between workers and top management, allowing, at the same time, to increase both the performance of workers and financial increases for shareholders. More than ever, it is necessary to consider all stakeholders and their needs, from operational assistants to the main partners. Only with this concern in mind will it be possible to achieve everyone's job satisfaction.Based on the literature on Human Resources management practices, in which both the well-being and the satisfaction of employees in organizations are a central concern, we argue that these conditions are necessary for high performance and in return it is possible for the organization to achieve your goals.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104887
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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