Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104882
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.authorSOUSA, BEATRIZ BRITO TRAÇAS-
dc.date.accessioned2023-01-26T23:00:24Z-
dc.date.available2023-01-26T23:00:24Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104882-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente relatório surge com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito da realização do estágio curricular integrado no plano de estudos do mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.O estágio sobre o qual se baseia este relatório, concretizado entre dezembro e maio de 2022, foi realizado em paralelo com o Departamento de Educação e Formação da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que se foca na atualização de conhecimentos relacionados com a área do Direitos dos Consumidores.A entidade de acolhimento ambicionava formar estudantes e recém-licenciados em Direito dos Consumidores de forma a posicionar-se perante estes consumidores mais jovens. Em conformidade com dados estatísticos previamente recolhidos, percebeu-se a necessidade de lhes incutir esta matéria, visto a reduzida proatividade dos mesmos em reclamar, consequente desconhecimento das entidades para o fazer e desinformação em algumas temáticas emergentes. Após perceber o objetivo da organização definiu-se a estratégia de aproximação e implementação, indo de encontro à vontade da associação de crescer no digital, especificamente nas redes socais. Tornou-se também uma premissa a comunicar no digital, a mais valia que a temática representa para jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho e tendem a diferenciarem-se pelas suas hard skills. A era digital é maioritariamente composta por uma geração jovem que nasceu em permanente uso da tecnologia, pelo que comunicar online é a forma mais eficiente de chegar aos jovens. Após o enquadramento teórico que demonstra a importância que os principais campos de atuação representam em contexto organizacional, segue-se a apresentação da associação para que, posteriormente, se conheçam as atividades realizadas durante o período de integração, bem como o contributo das tarefas desenvolvidas para a organização em que o estágio foi apresentado. Procurou-se, portanto, em primeira instância, corroborar a oportunidade de negócio apresentada, possibilitando a compreensão e a definição de uma campanha de comunicação idealizada pela associação. Na estruturação da campanha desenvolvi conteúdos gráficos e conteúdos escritos, essencialmente para as redes sociais, a campanha formativa em questão e a proposta comercial da mesma. No decorrer do estágio foram ainda desenvolvidas atividades de copywriting e de comunicação externa.por
dc.description.abstractThis work aims to present the activities developed in the curricular internship integrated in the studies plan of the Master’s degree in Marketing at Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.The internship on which this work is based, that took place between December and May 2022, was done side by side with the Education and Formation Department of DECO – Portuguese Association for Consumer Protection, which focuses on updating knowledge related with the area of consumer rights. The host entity aspires to train students and recent graduates in consumer rights in order to position itself towards these younger consumers. According to statistical data previously collected, it was observed the need to provide them with information on this area, based on the low proactiveness of this target in complaining, disinformation about where they can do it and some other related subjects. After understanding the organization’s objective, the approach and implementation strategy was defined, focused on the association desire to grow in the digital world, specifically in social networks. It has also become a premise to communicate in digital media the big value that the theme represents for young people who want to join the job market and tend to differentiate themselves through their hard skills. The digital era is made to a great extent of a young generation that was born using technology, so communicating online appears to be an efficient way to reach them.After the theorical framework, that demonstrates the importance that the main fields of action represent in an organizational context, the next point is the presentation of the association and after that the activities performed during the integration period, as well as the contribution of the tasks performed to the organization in which the internship took place. First, it was important corroborate the business opportunity presented, enabling the understanding and definition of a communication campaign idealized by the association. In the structuring of the campaign, I developed graphic content and written content, mainly for social networks, and also the formative campaign in question and the commercial proposal. During the internship copywriting and external communication activities were also developed.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectComunicação Digitalpor
dc.subjectDireitos dos Consumidorespor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectDigital Communicationeng
dc.subjectConsumers Rightseng
dc.subjectSocial Networkseng
dc.titleIncutindo os Direitos dos Consumidores nos Jovens: A Influência da Comunicação Digital.por
dc.title.alternativeInstilling Consumer Rights in Young People: The Influence of Digital Communication.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor-
degois.publication.titleIncutindo os Direitos dos Consumidores nos Jovens: A Influência da Comunicação Digital.por
dc.date.embargoEndDate2023-07-22-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-22*
dc.identifier.tid203190025-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSOUSA, BEATRIZ BRITO TRAÇAS::0000-0001-7313-944X-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriGonçalves, Paulo Miguel Marques Gama-
uc.degree.elementojuriGomes, Carlos Alberto Esteves Ferreira-
uc.degree.elementojuriCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
uc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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