Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104845
Title: O Impacto das motivações económicas, críticas e hedónicas na atitude face a produtos em segunda mão
Other Titles: The impact of economic, critical and hedonic motivations on the attitude towards second-hand products
Authors: Jesus, Mayra Alexandra Tavares de
Orientador: Bairrada, Cristela Maia
Keywords: Segunda mão; Comportamento do consumidor; Motivações de compra; Atitude; Intenção de recompra; Second hand; Consumer behavior; Purchase motivations; Attitude; Repurchase intention
Issue Date: 14-Nov-2020
Serial title, monograph or event: O Impacto das motivações económicas, críticas e hedónicas na atitude face a produtos em segunda mão
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Propósito: Tendo em vista o crescente interesse pelo consumo de artigos em segunda mão, esta investigação tem como objetivo primordiais: (1) identificar o impacto das motivações económicas, críticas e hedónicas na atitude do consumidor face a produtos em segunda mão e (2) verificar qual o impacto da atitude do consumidor face a produtos em segunda mão na autoestima e intenção de recompra de produtos usados.Metodologia/Abordagem: Para cumprir com os objetivos definidos, desenvolveu-se um modelo conceptual com 13 hipóteses de investigação sendo que para a recolha dos dados optou-se pelo desenvolvimento de um questionário online e em formato papel. No final obtiveram-se 200 respostas. Os dados posteriormente analisados através do Modelo de Equações Estruturais.Limitações e futuras linhas de investigação: Futuramente seria relevante a atualização do modelo em função evolução da própria mentalidade dos consumidores. Pode ser relevante pensar-se na inclusão de um moderador, tal como “experiência passada” por forma a averiguar se o moderador teria impacto nas relações estabelecidas entre as várias variáveis do modelo.Contribuições práticas: Compreender as motivações da atitude é fundamental para qualquer profissional da área do marketing. Através do entendimento de quais os fatores levam ao desenvolvimento de uma atitude positiva os gestores de produtos têm mais informações para desenhar uma estratégia de marketing eficaz.Originalidade: Do que nos foi possível consultar, verificou-se que existem ainda poucos estudos relacionados com a temática tendo em conta o consumidor português. A principal originalidade desta investigação recaia na interligação de variáveis ainda não incluídas nos modelos de investigação do âmbito dos produtos em segunda mão, tal como o estímulo sensorial dos espaços físicos de venda, bem como o materialismo.
Purpose: In view of the growing interest in the consumption of second-hand items, this research has as main objective: (1) to identify the impact of economic, critical and hedonic motivations on the consumer's attitude towards second-hand products and (2) verify the impact of the consumer's attitude towards second-hand products on self-esteem and intention to buy back used products.Methodology / Approach: In order to comply with the defined objectives, a conceptual model was developed with 13 research hypotheses, and for the collection of data, we opted for the development of an online questionnaire and in paper format. In the end, 200 responses were obtained. The data subsequently analyzed using the Structural Equation Model.Limitations and future lines of investigation: In the future, it would be relevant to update the model according to the evolution of the consumers' own mentality. It may be relevant to think about the inclusion of a moderator, such as “past experience” in order to ascertain whether the moderator would have an impact on the relationships established between the various variables in the model.Practical contributions: Understanding the motivations of attitude is fundamental for any professional in the field of marketing. By understanding what factors lead to the development of a positive attitude, product managers have more information to design an effective marketing strategy.Originality: From what we were able to consult, it was found that there are still few studies related to the theme taking into account the Portuguese consumer. The main originality of this investigation lies in the interconnection of variables not yet included in the research models of the scope of second-hand products, such as the sensory stimulation of physical sales spaces, as well as materialism.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104845
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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