Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104687
Title: A Criança como Construtora do seu espaço de Educação. Jardim Escola Intergerações
Other Titles: The child as the builder of her education space
Authors: Costa, Rita Amorim da
Orientador: Almeida, Joaquim Carlos Pinto de
Keywords: Conceção; Escola; Espaços; Criança; Pormenor; Conception; School; Spaces; Child; Detail
Issue Date: 21-Sep-2022
Serial title, monograph or event: A Criança como Construtora do seu espaço de Educação. Jardim Escola Intergerações
Place of publication or event: Departamento de arquitetura
Abstract: The present dissertation is entitled, "The child as a constructor of its educational space". It will address the role of the architectural space in the interaction with the child in its education process, from a project of a multifunctional building developed in Project Atelier I/II B and called Intergenerations Kindergarten School. This equipment is composed of a Kindergarden, a Day Care Center, spaces for OTL activities (Occupation of Free Time) and Spaces of Social Community Support and Conviviality (social, cultural and associative activities), installed in Quinta da Portela, more specifically in Vila Franca, in the city of Coimbra. As the equipment is mainly aimed at children, the study was focused on pedagogies that would design spaces to enhance children's self-learning. In this way, pedagogies such as the Fröbelian, Montessori and João de Deus pedagogy had a very influential role in the design of this equipment. In fact, this dissertation did not aim to deepen these themes, but to take them into account when designing the building. On the other hand, as we intend to bring architecture closer to the user, the conception of the space is thought out in detail and studied always from a comprehensive and inclusive perspective.The experiences of the user who attends the Intergenerations Kindergarten School are not only concentrated in the upper part of the developed building. Users circulate throughout the equipment, so it is essential to think of the functionality of all spaces as integral parts of a unit. The impact that Architecture has on personal and social development, how teaching can influence Architecture, and how Architecture can educate and establish a dialogue with Education are explored. Conceiving the School as a space of relationships with and among children, it is assumed that children can and must be protagonists of their learning and, naturally, builders of their educational space. In this sense, by placing the centrality in the child and in the users for the definition of the spaces of the building we ensure their well-being, thanks to the quality of the spaces they all frequent. By generating a good environment in (their) spaces, we try to make their users feel receptive and comfortable so they can learn, create and innovate.
A presente dissertação tem como título, “A criança como Construtora do seu espaço de educação”. Abordará o papel do espaço arquitetónico na interação com a criança no seu processo de formação, a partir de um projeto de um edifício multifuncional desenvolvido em Atelier de Projeto I/II B e denominado Jardim Escola Intergerações. Este equipamento é composto por um Jardim de Infância, uma Creche, espaços de atividades OTL (Ocupação de Tempos Livres) e Espaços de Apoio Comunitário Social e de Convívio (atividades sociais, culturais e associativas), instalado na Quinta da Portela, mais concretamente em Vila Franca, na cidade de Coimbra. Na medida em que o equipamento é, sobretudo, direcionado à infância, focou-se o estudo em pedagogias que projetassem espaços valorizadores de autoaprendizagem da criança. Deste modo, pedagogias como a Fröbeliana, Montessoriana e a João de Deus, tiveram um papel de muita influência no projeto deste do equipamento. Na verdade, esta dissertação não teve como objetivo aprofundar estas temáticas, mas sim tê-las em conta ao projetar o edifício. Por outro lado, como se pretende aproximar a arquitetura do utente, a conceção do espaço é pensada ao pormenor e estudada sempre numa perspetiva abrangente e inclusiva.As vivências do utente que frequenta o Jardim Escola Intergerações não se concentram apenas na parte superior do edifício desenvolvido. Os utilizadores circulam por todo o equipamento, logo, é fundamental pensar na funcionalidade de todos os espaços como partes integrantes de uma unidade. É aprofundado o impacto que a Arquitetura tem no desenvolvimento pessoal e social, a maneira como o ensino pode influenciar a Arquitetura e como esta última pode educar e estabelecer diálogo com a Educação.Concebendo-se a Escola como um espaço de relações com e entre crianças, assume-se que estas podem e devem ser protagonistas da sua aprendizagem e, naturalmente, construtoras do seu espaço de educação. Nesse sentido, ao colocar a centralidade na criança e nos utentes para a definição dos espaços do edifício garante-se o seu bem-estar, graças à qualidade dos espaços que todos frequentam. Ao gerar um bom ambiente nos (seus) espaços, procura-se que os respetivos utilizadores se sintam recetivos e confortáveis para poderem aprender, criar e inovar.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104687
Rights: openAccess
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