Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104345
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dc.contributor.authorOrtiz-Molina, María Angustias-
dc.contributor.authorSadio-Ramos, Fernando José-
dc.date.accessioned2022-12-29T16:26:00Z-
dc.date.available2022-12-29T16:26:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOrtiz Molina, Mª A.; Sadio Ramos, F. J. (2020). Recuperação de património musical popular: Estudo de caso na aldeia de Contige. Barcelona: Octaedro. ISBN: 978-84-18615-29-0pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104345-
dc.description.abstractPublicamos neste livro o último produto do Projecto I&DBP (Investigação & Desenvolvimento Baseado na Prática) intitulado AlSusCon – Aldeia Sustentável: Contribuição para o desenvolvimento local e pessoal de Contige através da recuperação do seu património musical popular. Trata-se do estudo musicotextual das canções recolhidas no seu âmbito, facilitadas pelos nossos colaboradores, através de entrevistas e de um grupo de discussão. O Projecto AlSusCon consistiu num projecto de intervenção sociocultural, capacitadora e dinamizadora, da população da aldeia de Contige (com cerca de 120 habitantes, segundo informação do Presidente da Junta de Freguesia de Sátão, que engloba a aldeia). Contige é uma aldeia situada no Centro de Portugal, no concelho de Sátão, distrito de Viseu. AlSusCon visou a recuperação e a prática do património cultural musical popular visto como meio de promoção participativa e capacitadora da comunidade. O ponto de partida para a definição deste projecto situa-se nos planos da docência e investigação no Ensino Superior. As instituições envolvidas são a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESE-PC), e as Unidades de Investigação HUM-672 A.R.E.A. – Análisis de la Realidad EducativA, da Universidade de Granada, e I.E.F. – Instituto de Estudos Filosóficos, da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assim como o N.I.E.F.I. – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, da ESE-PC. Os fundamentos educativos do nosso trabalho docente e investigador assumem particularmente a definição e implementação de projectos pedagógicos e curriculares de natureza holística, que visem um compromisso social interventivo e transformador das pessoas e dos seus contextos sociais de inserção. A filosofia da sustentabilidade curricular e as perspectivas da aprendizagem por projectos e a Aprendizagem em Serviço (ApS) correspondem na íntegra a esta forma de entender a prática 12 Recuperação de património musical popular: estudo de caso na aldeia de Contige docente e a sua investigação. Entre os diversos Cursos e Unidades curriculares abordadas na leccionação, assumem particular destaque para os projectos que vimos desenvolvendo os dirigidos especificamente para as artes (sobretudo, o Teatro/ Expressão Dramática e a Música). Os alunos são incentivados a realizar a sua aprendizagem por meio de projectos ApS, dando seguimento à perspectiva pedagógica integrante da docência e avaliação das unidades curriculares. No caso de AlSusCon, a Música foi a arte mobilizada para o desenvolvimento de um projecto de intervenção sociocultural, do qual destacamos duas componentes fundamentais, a criação de uma Tuna intergeracional (ContiTuna) e a realização de um trabalho de recuperação de património cultural musical popular, acompanhadas da publicação e realização de actividades académicas e de investigação, fundamentais para a sua disseminação. Tratou-se de utilizar socioculturalmente a Música para promover o desenvolvimento pessoal e social da população da referida aldeia de Contige.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherOctaedro, Barcelonapt
dc.relationIEFpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectInvestigação qualitativapt
dc.subjectPatrimónio musical popularpt
dc.titleRecuperação de património musical popular: Estudo de caso na aldeia de Contigept
dc.typebookpt
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage138pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.locationBarcelona, Octaedropt
degois.publication.titleRecuperação de património musical popular: estudo de caso na aldeia de Contigept
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5281/zenodo.4663074-
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebook-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_2f33-
item.fulltextCom Texto completo-
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