Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104314
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen-
dc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Diana Filipa de Pinho-
dc.date.accessioned2022-12-21T23:00:17Z-
dc.date.available2022-12-21T23:00:17Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.date.submitted2022-12-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104314-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA matutinidade-vespertinidade (tipo diurno) ocorre num continuum que vai desde o matutino extremo até ao vespertino extremo. O Questionário Compósito de Matutinidade (QCM) é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar estas preferências diurnas. A literatura demonstra que a sua versão portuguesa é precisa e válida para jovens adultos. Todavia, verifica-se uma escassez de estudos psicométricos em adolescentes portugueses. A presente investigação procurou completar o estudo do QCM ao nível da fiabilidade (consistência interna e estabilidade temporal) e da validade de construto, convergente e discriminante, aprofundando a validade de critério (concorrente), através de uma amostra de 1036 adolescentes (57.4% sexo feminino) dos 7º-12º anos de escolaridade.Verificaram-se boas qualidades psicométricas ao nível da consistência interna e estabilidade temporal. Quanto à estrutura interna, o modelo de três fatores relacionados testado demonstrou-se adequado. Foram encontradas correlações médias com os horários de sono-vigília e correlações mais fracas com a qualidade e durações de sono (tempo na cama), o que sugere validade convergente e discriminante, respetivamente. Em termos de validade de critério, apuraram-se correlações pequenas a médias com outros instrumentos e variáveis “externas” à matutinidade-vespertinidade. Os resultados sugerem que a administração do QCM é fiável e válida na população adolescente. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------por
dc.description.abstractMorningness-eveningness (diurnal type) occurs on a continuum from extreme morning-types to extreme evening-types. The Composite Scale of Morningness (CSM) is one of the most used instruments to assess these diurnal preferences. Literature shows that its Portuguese version is reliable and valid for young adults. However, there is a scarcity of psychometric studies in Portuguese adolescents. The present investigation aimed to complete the study of the CSM in terms of reliability (internal consistency and temporal stability) and construct, convergent and discriminant validity, deepening the criterion validity (concurrent), through a sample of 1036 adolescents (57.4% female) from 7th to 12th grades.Good psychometric qualities were reported in terms of internal consistency and temporal stability. As for the internal structure, the tested model of three related factors proved to be adequate. Medium correlations were found with sleep-wake schedules and weaker correlations with sleep quality and durations (time in bed), which suggests convergent and discriminant validity, respectively. In terms of criterion validity, small to medium correlations were found with other instruments and “external” variables to morningness-eveningness. These findings suggest that the administration of the CSM is reliable and valid in the adolescent population.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------eng
dc.description.sponsorshipFCT-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMatutinidade-vespertinidadepor
dc.subjectCronótipopor
dc.subjectQCMpor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectMorningness-eveningnesseng
dc.subjectChronotypeeng
dc.subjectCSMeng
dc.subjectValidityeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.titleO Questionário Compósito de Matutinidade (QCM), versão portuguesa, em adolescentes: Fiabilidade, validade e apuramento de normas, em estudantes do 3º CEB e do secundáriopor
dc.title.alternativeThe Composite Scale of Morningness (CSM), Portuguese version, in adolescents: Reliability, validity and norms, in students from 7th to 12th gradeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Questionário Compósito de Matutinidade (QCM), versão portuguesa, em adolescentes: Fiabilidade, validade e apuramento de normas, em estudantes do 3º CEB e do secundáriopor
dc.date.embargoEndDate2024-07-24-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-07-24*
dc.identifier.tid203128770-
rcaap.embargofctPara salvaguardar o material que ainda não se encontra publicado na dissertação.-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Diana Filipa de Pinho::0000-0002-1321-4695-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Cláudia Rute Carlos-
uc.degree.elementojuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMarques, Daniel Ruivo-
uc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen::0000-0002-8221-6985-
uc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva::0000-0003-3774-6036-
item.grantfulltextembargo_20240724-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
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FPCEUC - Teses de Mestrado
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