Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104289
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorVasconcelos, Bárbara Daniela Miranda-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:03:54Z-
dc.date.available2022-12-20T23:03:54Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104289-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA Psicologia, enquanto ciência que apoia o desenvolvimento das pessoas, individualmente nas suas especificidades, em grupos e na vivência em sociedade, numa perspetiva de capacitação, com respeito pela diversidade, inclusão e equidade, necessita de se atualizar, no sentido de estimular o bem-estar e o sucesso de todos. Na escola e na comunidade, a intervenção dos psicólogos reclama adequação de modelos, instrumentos e atitudes de efetivo apoio ao desenvolvimento e aprendizagens. Em virtude dos movimentos migratórios, a multiculturalidade e multidimensionalidade do funcionamento humano nos contextos de acolhimento coloca desafios que, na prática, confrontam tanto os recém-chegados como os nativos e as estruturas no país que acolhe. Atualmente, a Europa, e Portugal concretamente, caracteriza-se pela diversidade étnica, cultural, religiosa, ... bastante expressiva, mas com a qual ainda são imensas as dificuldades de comunicar e cooperar. Face às exigências de novos públicos, designadamente em contexto escolar, quisemos explorar (im)possibilidades das abordagens da psicologia da educação e da orientação / aconselhamento no apoio ao desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, no seu percurso atual e projeto futuro. Seguindo esta linha de pesquisa, este trabalho reflete a revisão da literatura realizada, especificamente a propósito da análise de metodologias praticadas com populações vulneráveis, como a Árvore da Vida (Ncube, 2006), aplicada no contacto terapêutico e psicoeducacional com crianças na África do Sul. A metodologia tem como base a terapia narrativa de Michael White (2007) e consiste no desenho da árvore da vida de cada um, revisitando o passado e explorando possibilidades futuras. Complementarmente analisam-se adequações do método a intervenções da Psicologia da Educação e promoção da saúde psicológica, tendo em consideração o trabalho com estudantes migrantes / refugiados. Resulta deste trabalho de análise de documentos a sugestão de práticas de narrativa coletiva como ferramenta de apoio à Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, em contextos educativos e especialmente no acompanhamento de jovens nacionais de países terceiros, de proveniências culturais diferenciadas da cultura portuguesa dominante, tal é o caso de migrantes ou jovens em situação de refúgio, por vezes desacompanhados de familiares e com uma história de trauma a cuidar e integrar saudavelmente na sua trajetória de vida.por
dc.description.abstractPsychology, as a science that supports the development of people, individually in their specificities, in groups and in the experience in society, in a perspective of empowerment, with respect for diversity, inclusion and equity, needs to be updated, in order to stimulating the well-being and the success of all. At school and in the community, the intervention of psychologists calls for the adequacy of models, instruments and attitudes to effectively support development and learning. Due to migratory movements, the multiculturalism and multidimensionality of human functioning in the host contexts poses challenges that, in practice, confront both newcomers and natives and the structures in the host country. Currently, Europe, and Portugal specifically, is characterized by ethnic, cultural, religious diversity, ... quite expressive, but with which the difficulties of communicating and cooperating are still immense. Faced with the demands of new audiences, namely in the school context, we wanted to explore (im)possibilities of educational psychology approaches and guidance/counseling in supporting the development of vulnerable young people, in their current path and future project. Following this line of research, this work reflects the literature review carried out, specifically with regard to the analysis of methodologies practiced with vulnerable populations, such as the Tree of Life (Ncube, 2006), applied in therapeutic and psychoeducational contact with children in South Africa. The methodology is based on the narrative therapy of Michael White (2007) and consists of drawing each one's tree of life, revisiting the past and exploring future possibilities. In addition, adaptations of the method to interventions in Educational Psychology and the promotion of psychological health are analyzed, taking into account the work with migrant / refugee students. The result of this document analysis work is the suggestion of collective narrative practices as a support tool for Educational, Developmental and Counseling Psychology, in educational contexts and especially in the monitoring of young people from third countries, from different cultural backgrounds from the dominant Portuguese culture, such is the case of migrants or young people in refugee situations, sometimes unaccompanied by family members and with a history of trauma to take care of and integrate in a healthy way in their life trajectory.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectMigrantespor
dc.subjectRefugiadospor
dc.subjectÁrvore da Vidapor
dc.subjectNarrativa Coletivapor
dc.subjectEducational Psychologyeng
dc.subjectMigrantseng
dc.subjectRefugeeseng
dc.subjectTree of Lifeeng
dc.subjectCollective Narrativeeng
dc.titlePSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO APOIO E ORIENTAÇÃO DE JOVENS MIGRANTES / REFUGIADOS. PRÁTICAS DE NARRATIVA COLETIVApor
dc.title.alternativePSYCHOLOGY OF EDUCATION IN SUPPORT AND GUIDANCE OF YOUNG MIGRANTS / REFUGEES. COLLECTIVE NARRATIVE PRACTICESeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titlePSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO APOIO E ORIENTAÇÃO DE JOVENS MIGRANTES / REFUGIADOS. PRÁTICAS DE NARRATIVA COLETIVApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203128389-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVasconcelos, Bárbara Daniela Miranda::0000-0002-9199-5458-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriBreda, Maria São João Castilho-
uc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira::0000-0003-4181-2868-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação.pdf637.33 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

88
checked on Jul 23, 2024

Download(s)

361
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons