Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104286
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDionísio, Andreia-
dc.contributor.advisorMoliner, Carolina-
dc.contributor.advisorSantos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos-
dc.contributor.authorPacca, Amanda Lopes-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:03:52Z-
dc.date.available2022-12-20T23:03:52Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104286-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar condições necessárias e suficientes em termos de dimensões de liderança empoderadora (EL) para que um determinado resultado ocorra em termos de dimensões de empoderamento psicológico (EP). As dimensões da EL analisadas são liderar pelo exemplo, treinar, informar, mostrar preocupação/interagir com a equipe e tomar decisões participativas. As dimensões do EP consideradas foram significado, competência, autodeterminação e impacto. A análise comparativa qualitativa fuzzy-set (fsQCA) é usada para identificar e avaliar essas condições necessárias e suficientes que se aplicam apenas em subgrupos da amostra total. Para aprofundar a compreensão da relação entre os dois construtos, foram identificados diferentes mecanismos psicológicos. Na amostra de N=109 (65 mulheres), os resultados da análise global e de gênero revelaram diferenças importantes. Para condições necessárias, a análise global apresentou resultados significativos apenas para a dimensão competência. A análise de gênero mostrou diferenças para mulheres e homens: os resultados para a competência apareceram para ambos, mas os resultados para o significado, autodeterminação e impacto ocorreram apenas para os homens. Para condições suficientes, a análise global apresentou resultados em todas as dimensões de EP. A análise de gênero mostrou que os resultados para as dimensões significado, competência e autodeterminação apareceram para ambos os sexos, porém, os resultados para a dimensão impacto emergiram apenas para os homens. Para as combinações mais importantes de condições suficientes, essa dimensão promoveu EP apenas para homens e não para mulheres. Analisando as diferenças de idade para análise global e de gênero, as condições necessárias e suficientes mostraram resultados nas dimensões competência e impacto. Em geral, os resultados mostram o quão importante é considerar os diferentes processos psicológicos que levam ao empoderamento psicológico.por
dc.description.abstractThis study aims to identify necessary and sufficient conditions in terms of empowering leadership(EL)dimensions for a given outcome to occur in terms of psychological empowerment (PE) dimensions. EL's dimensions were leading by example, coaching, informing, showing concern/interacting with the team and participative decision-making. PE’s dimensions considered were meaning, competence, self-determination, and impact. Fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA) is used to identify and evaluate these necessary and sufficient conditions that apply only in subgroups of the total sample. To deepen the understanding of the relationship between both constructs, different psychological mechanisms were identified. In the sample of N= 109 (65 females), the results of the global and gender analysis revealed important differences. For necessary conditions, the global analysis presented results just for the outcome competence. Gender analysis showed differences for women and men: the results for the outcome competence appeared for both, but the results for the outcome meaning, self-determination and impact occurred just for men. For sufficient conditions, the global analysis presented results in all outcomes. Gender analysis showed that the outcomes meaning, competence and self-determination appeared for both genders, however, results for the outcome impact emerged just for men. For the most important combinations of sufficient conditions, this dimension promoted PE just for men and not for women. Analyzing age differences for global and gender analysis, both necessary and sufficient conditions showed results on the outcomes competence and impact. In general, the results show how important it is to consider the different psychological processes leading to psychological empowerment.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectanálise comparativa qualitativa fuzzy-setpor
dc.subjectempowering leadershipeng
dc.subjectpsychological empowermenteng
dc.subjectfuzzy-set qualitative comparative analysiseng
dc.subjectliderança empoderadorapor
dc.subjectempoderamento psicológicopor
dc.titleEmpowering leadership and psychological empowerment: An empirical research using fuzzy-set qualitative comparative analysiseng
dc.title.alternativeLiderança empoderadora e empoderamento psicológico: Uma pesquisa empírica usando análise comparativa qualitativa fuzzy-setpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleEmpowering leadership and psychological empowerment: An empirical research using fuzzy-set qualitative comparative analysiseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203129148-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPacca, Amanda Lopes::0000-0001-6623-8554-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Ricardo Marino Francisco-
uc.degree.elementojuriPereira, Susana Cristina Alves da Silva-
uc.contributor.advisorDionísio, Andreia-
uc.contributor.advisorMoliner, Carolina-
uc.contributor.advisorSantos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MasterThesis_ Final_AmandaPacca_WOP-P.docx.pdf702.2 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

79
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

68
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons