Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104284
Title: Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Other Titles: Learn, Play, Conquer - Educational Intervention in a Residential Care Home
Authors: Martins, Inês de Vasconcelos
Orientador: Bidarra, Maria Graça Amaro
Keywords: Casa de Acolhimento Residencial; Educação STEAM; Expressão Plástica; Poly-Universe; Residential Foster Home; STEAM Education; Plastic Expression; Poly-Universe
Issue Date: 22-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório expõe o percurso realizado ao longo do Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, durante o ano letivo de 2021/2022. Neste documento é apresentado um projeto de intervenção na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Ninho dos Pequenitos, tutelada pela associação SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrada nas instalações da Maternidade Bissaya Barreto (MBB), em Coimbra, e uma investigação no âmbito do material didático Poly-Universe.Respeitante ao projeto de intervenção, este pretende promover o desenvolvimento de vários domínios como a linguagem e a construção frásica, a motricidade global e fina e a autonomia das crianças envolvidas. Para tal, e utilizando uma abordagem STEAM (Sciences, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics), focada na exploração plástica dos materiais, desenvolveu-se um conjunto de atividades de cariz lúdico-pedagógico, através da aprendizagem das cores, dos animais, das formas geométricas, dos números, da figura humana e dos sentidos. Foi ainda possível interligar estas atividades com vários projetos europeus, como o AutoSTEM, ViduKids e Poly-Universe.No âmbito do projeto Poly-Universe, tornou-se pertinente realizar um estudo de caso, com uma das crianças da Instituição, envolvendo a manipulação do material que lhe está associado. Este estudo teve como principal objetivo analisar a interação de uma criança na faixa etária dos três anos com o material Poly-Universe, tendo por base três objetivos específicos: (1) aprender as formas geométricas simples (círculo, triângulo e quadrado); (2) aprender as cores (amarelo, azul, verde e vermelho); e (3) promover a criatividade, a motivação intrínseca, a atenção e a perceção visual.
This report describes the path taken during the Curricular Internship as part of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, during the academic year 2021/2022. This document presents an intervention project in the Residential Care Home (CAR) Ninho dos Pequenitos, run by the association SORRISO - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrated in the facilities of the Maternidade Bissaya Barreto (MBB), in Coimbra, and an investigation within the Poly-Universe teaching material.Regarding the intervention project, it aims to promote the development of several areas such as language and sentence construction, global and fine motor skills and autonomy of the children involved. To this end, and using a STEAM (Sciences, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) approach, focused on the plastic exploration of materials, a set of playful and educational activities were developed, through the learning of colors, animals, geometric shapes, numbers, the human figure and the senses. It was also possible to interlink these activities with several European projects, such as AutoSTEM, ViduKids and Poly-Universe.Within the Poly-Universe project, it became pertinent to conduct a case study with one of the children of the institution, involving the manipulation of the associated material. The main objective of this study was to analyze the interaction of a three-year-old child with the Poly-Universe material, based on three specific objectives: (1) learning simple geometric shapes (circle, triangle and square); (2) learning colors (yellow, blue, green and red); and (3) promoting creativity, intrinsic motivation, attention and visual perception.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104284
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf89.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

81
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

43
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons