Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104268
Title: Preditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de Segurança
Other Titles: Predictors Of Change In Cognitive Therapy For Adolescents With Social Anxiety: Dysfunctional Social Beliefs, Self-focused Attention and Safety Behaviors
Authors: Monteiro, Catarina Alexandra Almeida
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins
Keywords: perturbação de ansiedade social; terapia cognitiva da ansiedade social; adolescentes; mudança clínica; preditores de mudança; social anxiety disorder; cognitive therapy of social anxiety; adolescents; clinical change; change predictors
Issue Date: 13-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Preditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de Segurança
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Existe evidência empírica sobre a aplicabilidade e eficácia do modelo cognitivo de Clark e Wells (1995) para a mudança sintomática em adultos com Perturbação de Ansiedade Social (PAS). Já com adolescentes, as evidências sobre o efeito da terapia cognitiva na ansiedade social são escassas, bem como se essas mudanças se associam à mudança nos mecanismos propostos como fatores de manutenção da PAS. Este estudo pretende preencher esta lacuna, avaliando se há mudança na PAS em adolescentes após terapia cognitiva, e se essa mudança é explicada pelas mudanças nos mecanismos de manutenção (crenças sociais disfuncionais, atenção autofocada e comportamentos de segurança). Participaram no estudo 21 adolescentes (17 raparigas; 15-18 anos) com diagnóstico primário de PAS generalizada, que receberam intervenção cognitiva manualizada. Foi utilizado o Latent Change Score Model para investigar mudanças nos mecanismos de manutenção, e o quanto contribuem para explicar as mudanças na ansiedade social. Os resultados revelaram mudanças nos mecanismos de manutenção do pré para o pós-intervenção, e essas mudanças explicaram a mudança na ansiedade social nos mesmos momentos. No geral, os resultados ofereceram evidências acerca da eficácia da terapia cognitiva para adolescentes com PAS, apoiando o modelo teórico desta terapia e a relevância que a mesma coloca no reverter dos mecanismos psicológicos em análise .
There is empirical evidence on the applicability and effectiveness of Clark and Wells’ cognitive model (1995) on promoting symptomatic change in adults with Social Anxiety Disorder (SAD). As for adolescents, the evidence about the effectiveness of cognitive therapy for SAD is scarce, as well as if observed changes associate with change in the mechanisms proposed as maintenance factors of SAD. This study aims to fill this gap by assessing whether there is a change in SAD in adolescents after cognitive therapy, and whether that change is explained by changes in maintenance mechanisms (dysfunctional social beliefs, self-focused attention, and safety behaviors). There were 21 adolescents who participated in the study (17 girls; 15-18 years old) with a primary diagnosis of generalized SAD, having received manualized cognitive intervention. The Latent Change Score Model was used to investigate changes in maintenance mechanisms, and to what point those changes contributed to explain changes in social anxiety symptoms. Results revealed changes in maintenance mechanisms from pre to post-intervention, and those changes explained the change in social anxiety at the same moments. Overall, findings provided evidence about the effectiveness of cognitive therapy for adolescents with SAD, offering support for the theoretical model and about the relevance it places on reversing the psychological mechanisms under research .
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104268
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Catarina Monteiro.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

92
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

84
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons