Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104266
Title: Relatório realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia Organizacional
Other Titles: Report carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Organizational Psychology
Authors: Tavares, Daniela Maria de Melo
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Keywords: Estágio; Recursos Humanos; Psicologia Organizacional; Formação e Desenvolvimento; Avaliação de Desempenho; Internship; Human Resources; Organizational Psychology; Training and Development; Performance Evaluation
Issue Date: 21-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia Organizacional
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia Organizacional, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizado no ano letivo 2021/2022. Mais precisamente, o estágio teve início no dia 18 de outubro e terminou no dia 3 de junho, sob orientação académica da Professora Doutora Carla Carvalho e orientação na instituição de acolhimento da Gestora de Recursos Humanos. O estágio curricular demonstra-se como uma ferramenta fundamental e complementar ao desenvolvimento de competências e conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado, contribuindo adicionalmente para o contacto e compreensão das várias áreas da psicologia organizacional e consequente experiência e mais-valia do desenvolvimento profissional. Não se tendo tido oportunidade até à data de se realizar um estágio curricular e aliciada pelas valências positivas supramencionadas do mesmo, optou-se por realizar um estágio anual, ao invés do semestral inicialmente preconizado, aprofundando os meus conhecimentos na área da psicologia organizacional. A realização do estágio na instituição acolhedora teve como principal motivação o facto de esta se tratar de uma empresa internacional de marketing digital em ascensão, sendo este um tema que sempre despertou muita curiosidade. Para além disso, percebeu-se, depois de alguma pesquisa, que é uma organização muito proativa, jovem e multicultural. Deste modo, ganhou-se um notório interesse em compreender mais sobre a Gestão de Recursos Humanos (considerando o tipo de organização que é), assim como sobre a sua dinâmica, o seu funcionamento e a relação para com e entre os colaboradores (tendo em conta a multiculturalidade). Revelou-se, assim, o local mais adequado para a realização do estágio curricular, mais precisamente, para a promoção de um momento de ensino aprendizagem, de forma a estimular a aquisição e aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências necessárias, a promoção da articulação entre a teoria e a prática e a proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma futura psicóloga organizacional. Em termos estruturais, este documento divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, está representada a instituição na qual foi realizado o estágio curricular, isto é, a sua origem e conceito, visão, missão, valores, a estrutura e cultura organizacional e, por último, a especificação do Departamento de Recursos Humanos. No que diz respeito ao capítulo II, este compreende as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular, assim como o seu devido enquadramento e análise com fundamentação em modelos, teorias e abordagens. Por fim, o último capítulo baseia-se numa reflexão global do estágio curricular, isto é, num balanço crítico de todas as etapas concretizadas durante o estágio, com identificação dos conhecimentos e competências desenvolvidos e adquiridos, dos pontos fortes, mas também dos pontos fracos, das estratégias desenvolvidas aquando da existência de obstáculos e dos contributos mais relevantes que a realização deste estágio ofereceu à Companeo. Depois destas três grandes partes, a conclusão centra-se numa reflexão crítica relativa ao crescimento tanto a nível profissional como a nível pessoal ao longo do mestrado, tendo em consideração a aprendizagem teórica e prática.
This report is part of the curricular internship of the Master in Organizational Psychology, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Coimbra, held in the academic year 2021/2022. More precisely, the internship began on October 18 and ended on June 3, under the academic guidance of Professor Carla Carvalho and guidance at the host institution of the Human Resources Manager.The curricular internship proves to be a fundamental and complementary tool for the development of skills and theoretical knowledge acquired during the master's degree, additionally contributing to the contact and understanding of the various areas of organizational psychology and the consequent experience and added value of professional development. Having not had the opportunity to carry out a curricular internship and encouraged by the positive valences mentioned above, it was decided to carry out an annual internship, instead of the six-month period initially recommended, deepening my knowledge in the area of ​​organizational psychology. The main motivation for the internship at the host institution was the fact that it is an international digital marketing company on the rise, which is a topic that has always aroused a lot of curiosity. In addition, after some research, it was realized that it is a very proactive, young and multicultural organization. In this way, a remarkable interest was gained in understanding more about Human Resources Management (considering the type of organization it is), as well as about its dynamics, its functioning and the relationship with and between employees (taking into account account of multiculturalism). Thus, it proved to be the most suitable place to carry out the curricular internship, more precisely, to promote a teaching-learning moment, in order to stimulate the acquisition and application of knowledge and the development of necessary skills, the promotion of articulation between theory and practice and to provide the personal and professional development of a future organizational psychologist. In structural terms, this document is divided into three chapters. In the first chapter, the institution in which the curricular internship was carried out is represented, that is, its origin and concept, vision, mission, values, organizational structure and culture and, finally, the specification of the Human Resources Department. With regard to chapter II, it comprises the activities developed throughout the curricular internship, as well as its proper framework and analysis based on models, theories and approaches. Finally, the last chapter is based on a global reflection of the curricular internship, that is, on a critical balance of all the stages carried out during the internship, with identification of the knowledge and skills developed and acquired, the strengths, but also the weaknesses. , the strategies developed in the face of obstacles and the most relevant contributions that the completion of this internship offered to Companeo. After these three major parts, the conclusion focuses on a critical reflection on growth both professionally and personally throughout the master's degree, taking into account theoretical and practical learning.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Psicologia Organizacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104266
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final - INFOR.pdf1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

91
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

83
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons