Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104260
Title: Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
Other Titles: Senior universities: the differentiating role of non-formal education in active aging and quality of life for older people
Authors: Castro, Sara Ferreira
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Universidade Sénior; Novas tecnologias; Treino cognitivo; Alfabetização de Adultos; Educação não-formal; Senior University; New Technologies; Cognitive Training; Adult Literacy; Non-formal Education
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio foi realizado em prol da conclusão do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, lecionado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. O local de estágio escolhido foi a Aposenior - Universidade Sénior de Coimbra, valência da Associação Apojovi. Constituíram-se como objetivos orientadores do estágio curricular os seguintes: atuar profissionalmente de acordo com os princípios de funcionamento da Associação Apojovi; dinamizar as sessões de Informática no Pólo III da Associação; promover o treino cognitivo junto de adultos de idade avançada através da realização da Oficina de Ginástica Mental; cooperar na dinamização do Projeto de Alfabetização no Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra; e, em último, desenvolver um Projeto de Investigação assente na área da Educação e Formação de Adultos e no contexto de uma Universidade Sénior. Em termos de organização, o relatório apresenta-se dividido em quatro capítulos. Primeiramente encontra-se explicitado o enquadramento teórico, seguindo-se na segunda parte uma exposição da caracterização da instituição, ao nível da sua história, composição organizacional, recursos, serviços prestados, público-alvo, atividades, projetos sociais e parcerias. A terceira parte corresponde ao projeto de estágio e às atividades dinamizadas em resultado dos objetivos definidos. Por fim, seguem-se a avaliação, as considerações finais, os anexos e os apêndices, respetivamente.
The present internship report was carried out in support of the completion of the Masters in Adult Education and Training and Community Intervention, taught by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The chosen internship location was Aposenior - Senior University of Coimbra, valence of the Apojovi Association.The guiding objectives of the curricular internship were: to acting professionally in accordance with the operating principles of the Apojovi Association; to dynamize the sessions of Informatics in Pole III of the Association; to promote cognitive training to adults of advanced age through the Mental Gymnastics Workshop; to cooperate in the promotion of the Literacy Project in the Community Center for Insertion of Cáritas Diocesana de Coimbra; and, finally to develop a Research Project based in the area of Adult Education and Training and in the context of a Senior University.In terms of organization, the report is divided into four chapters. Firstly, the theoretical framework is explained, followed by an exposition of the characterization of the institution in the second part, in terms of history, organizational composition, resources, services provided, target audience, activities, social projects and partnerships. The third part corresponds to the internship project and the activities promoted as a result of the defined objectives. Last but not least, the evaluation, final remarks, attachments and appendices follow respectively.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104260
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Sara - Final.pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons