Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104252
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorGonçalves, Katharina Jacome-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:02:50Z-
dc.date.available2022-12-20T23:02:50Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104252-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO trabalho que vamos apresentar surge no âmbito do ciclo de estudos para obter o grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade de Coimbra.Considerando os objetivos do Mestrado em Ciências da Educação como “compreender factos educativos ocorridos em qualquer contexto ou desenvolver atividades de (re)construção de identidades pessoais e profissionais” (Universidade de Coimbra, 2022) fizemos o estágio curricular no Estabelecimento Prisional de Coimbra, mais concretamente no Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, como entidade parceira que promove a educação e formação de adultos em contexto prisional. Os principais objetivos foram compreender a realidade dos presos. Procuramos ainda saber se as comunidades de reflexão contribuem para a reeducação e reinserção dos formandos.Trabalho que se apresenta de seguida pretende caracterizar a instituição de acolhimento, apresentar as atividades realizadas no decurso do estágio e, por fim apresentar uma proposta de intervenção que consideramos pertinente e possível de implementar, antevendo-se resultados positivos, como um aumento da autoestima e alteração de valores. O estágio decorreu de forma presencial e online e nem todas as atividades, à semelhança do projeto de intervenção puderam ser implementadas ou concluídas, pelos motivos, explicados no decorrer do presente trabalho.O balanço foi bastante positivo e salienta-se o apoio e recetividade no acolhimento rercebido, por parte de ambas as instituições. Consideramos que o trabalho desenvolvido com este público alvo é altamente desafiante, mas conta profissionais de elevada competência para lhe corresponder. Em particular, no âmbito da reinserção social, a intervenção profissional tem capacidade de vir a suprir todas as necessidades dos destinatários. Motivo, pelo qual, consideramos importante o contributo das Ciências da Educação, de modo a aproveitar o tempo de reclusão para promover a realização pessoal, formativa e, eventualmente, profissional dos reclusos.por
dc.description.abstractThe following work is presented in the context of the cycle of studies leading to the degree of Master in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.Considering the objectives of the Master's Degree in Educational Sciences as "understanding educational facts occurred in any context or developing activities of (re)construction of personal and professional identities" (Universidade de Coimbra, 2022), we chose to develop the curricular internship in the Prison of Coimbra, more specifically in the Protocol Centre for Vocational Training for the Justice Sector, as a partner entity that promotes adult education and training in prison settings. Our main objectives were to understand the reality experienced and perceived by inmates in prison settings. We also sought to know how the communities of reflection could contribute to the re-education and reinsertion of the trainees.The work that follows aims to characterise the host institution, present the activities carried out during the internship and, finally, present an intervention proposal that we consider relevant and possible to implement, anticipating positive results, such as an increase in self-esteem and a change in values. The internship was conducted in person and online and not all activities, similarly to the intervention project could be implemented or completed, for the reasons explained throughout this work.The balance was quite positive and we would like to highlight the support and receptiveness received from both institutions. We consider that the work developed with this target public is highly challenging, but has very competent professionals to correspond to it. In particular, within the scope of social reinsertion, professional intervention has the capacity to meet all the needs of the addressees. Thus, we consider important the contribution of Educational Sciences, in order to take advantage of the prison time to promote the personal, formative and, eventually, professional fulfilment of the prisoners.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjecteducação e formação de adultospor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectprisãopor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectcomunidades de reflexãopor
dc.subjectadult education and trainingeng
dc.subjectmediationeng
dc.subjectprisoneng
dc.subjecttrainingeng
dc.subjectreflection communitieseng
dc.titleFormação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexãopor
dc.title.alternativeTraining in a prison context. With a project for communities of reflexioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleFormação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203127846-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Katharina Jacome::0000-0002-4477-0133-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa::0000-0002-9675-3810-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Katharina Gonçalves FINAL_tese.pdf11.97 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

60
checked on May 21, 2024

Download(s)

78
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons