Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104248
Title: Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
Other Titles: Dramatic Expression and Plastic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program
Authors: Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião
Keywords: 1.º Ciclo do Ensino Básico; Programa de Educação Estética e Artística; Expressão Plástica; Expressão Dramática; Formação de Professores.; Elementary Education; Aesthetic and Artistic Education Program; Plastic Expression; Dramatic Expression;; Teacher training
Issue Date: 28-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
Place of publication or event: FPCE-UC
Abstract: O presente Relatório de Estágio Curricular – Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística – apresenta o trabalho desenvolvido no ano letivo 2021/2022, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O Estágio Curricular desenvolve-se a partir do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), presente no currículo escolar, sendo o ponto principal as visitas virtuais a museus com o intuito de observar e analisar diferentes obras.O Relatório é duas partes: Enquadramento, em que se contextualiza o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Educação Artística, o Plano de Formação de Professores e Apontamentos de Ordem Teórica; e Intervenção Escolar, em que se apresenta as atividades desenvolvidas de forma sistematizada num Agrupamento de Escolas de Coimbra, sendo que abrange duas escolas, um total de onze turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.É possível verificar, o esforço dos responsáveis pela Expressão Artística para conquistar uma posição na educação, pois desde a década de 90 que, em Portugal, tentam sensibilizar para a importância desta área no desenvolvimento integral das crianças. Consequentemente, as atividades desenvolvidas pretendem ir ao encontro do esforço do Ministério da Educação em valorizar a área em questão, assim como, a colaboração dos professores com os profissionais em Ciências da Educação. Constatou-se que, a implementação das atividades, teve um impacto positivo, tanto pelo feedback dos professores como dos alunos, visto que os mesmos mostraram interesse em conhecer mais.
This is the Curricular Situation Report - Dramatic Expression and Plastic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program - learns or developed work in the year 2021/2022, to obtain the degree of Master in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Coimbra. The Curricular Stage is developed from the Aesthetic and Artistic Education Program, present in the school curriculum, having as main point the virtual visits to museums to observe and analyze different works.The Report is in two parts: Framework, which contextualizes the 1st Cycle of Basic Education, Artistic Education or Teacher Training Plan and Notes on the Theoretical Order; and School Intervention, in which the activities developed in a systematic way in the Coimbra School Group are presented, since it covers two schools, in a total of eleven classes of the 1st Cycle of Basic Education.It is possible to verify, or fight for, two responsibilities for the Artistic Expression to conquer a place in education, since the 90s, in Portugal, it is sought to raise awareness of the importance of this area in the integral development of children. Consequently, the activities carried out are intended to meet the efforts of the Ministry of Education in valuing the area in question, as well as the collaboration of two teachers with professionals in Educational Sciences. I know that the implementation of the activities had a positive impact, both through feedback from two teachers and from two students, as they themselves show an interest in knowing more.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104248
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório-de-Estágio. final_Tânia Nogueira.pdf5.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

75
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

50
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons