Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104243
Title: Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
Other Titles: Empathy, Parenting Styles and Behavior Problems in Children Between 3 and 6 years-old
Authors: Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
Orientador: Silva, Madalena Moutinho Alarcão
Keywords: empatia; problemas de comportamento; estilos parentais; pré-escolar; empathy; behavior problems; parenting styles; preschool
Issue Date: 26-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Abstract: A empatia é uma competência crucial no estabelecimento de relações interpessoais. Tendo em conta a importância do contexto familiar no desenvolvimento das crianças, é expectável que certos estilos parentais, pelos aspetos que os caracterizam, contribuam para o maior ou menor desenvolvimento de comportamentos empáticos, podendo funcionar como fator de proteção ou de risco para a manifestação de problemas de comportamento em crianças. Recorrendo a uma amostra de pais e mães de crianças entre os três e os seis anos (N = 96), este estudo procurou explorar as relações entre a empatia, os estilos parentais e os problemas de comportamento em crianças em idade pré-escolar, analisando a possível influência de variáveis sociodemográficas como a idade e o sexo das crianças e a constituição do agregado familiar. Os participantes preencheram um questionário sociobiográfico, bem como três instrumentos: o Empathy Questionnaire (da Silva et al., 2022), o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (Pedro et al., 2008) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Fleitlich et al., 2005). Os resultados obtidos através do cálculo de Correlações de Pearson indicam que o estilo parental autoritativo encontra-se negativamente associado aos problemas de comportamento e positivamente associado à empatia, o que sublinha a importância deste estilo parental na promoção de efeitos desenvolvimentais positivos nas crianças desta faixa etária. Adicionalmente, não se verificam diferenças na empatia, nos estilos parentais e nos problemas de comportamento em função do sexo e da idade das crianças bem como da composição do agregado familiar.
Empathy is a crucial skill in establishing interpersonal relationships. Considering the importance of the family context in children’s development, it is expected that certain parenting styles, due to the aspects that characterize them, contribute to the greater or lesser development of empathic behaviors, and may act as a protective or risk factor for the manifestation of behavior problems in children. Using a sample of fathers and mothers of children aged between three and six years old (N = 96), this study sought to explore the relationshipsbetween empathy, parenting styles and behavior problems in preschool-aged children, analyzing the possible influence of sociodemographic variables such as the age and sex of the children and the composition of the household. Participants filled out a sociobiographic questionnaire and three instruments: the Empathy Questionnaire (da Silva et al., 2022), the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (Pedro et al., 2008) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (Fleitlich et al., 2005). The results obtained through the calculation of Pearson's Correlations indicate that the authoritative parenting style is negatively associated with behavior problems and positively associated with empathy, which highlights the importance of this parenting style in fostering positive developmental effects in children of this age group. Additionally, no significant differences were found in empathy, parenting styles and behavior problems regarding the sex and age of the children and the composition of the household.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104243
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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