Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104197
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
dc.contributor.authorRicardo, Fábio Dias-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:00:57Z-
dc.date.available2022-12-20T23:00:57Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104197-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Administração Educacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA educação, e em particular o Ensino Superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que se espera que funcione com elevados níveis de desempenho e qualidade. Com o foco em contribuir para a melhoria contínua da qualidade da Universidade de Coimbra e para o seu Sistema de Gestão, e com vista à obtenção do grau de mestre em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi realizado um estágio no Gabinete de Promoção da Qualidade da Universidade de Coimbra. Neste contexto foram realizadas diversas atividades no âmbito da gestão da qualidade, nomeadamente ao nível do processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica, detalhadas neste relatório. Para além disto, foi proposta ao Gabinete de Promoção da Qualidade a realização de uma investigação com o objetivo de otimizar o processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica, mais especificamente os instrumentos de auscultação de estudantes e docentes. Através de uma metodologia sequencial mista, constituída por duas etapas, foram auscultados os estudantes e docentes através de grupos focais e questionários. Nos questionários, aplicados a toda a comunidade académica, foram recebidas 1153 respostas de estudantes e 480 respostas de docentes. Da realização do estudo percebeu-se que existe a necessidade de melhorar o processo de monitorização e avaliação da qualidade pedagógica em diversas dimensões, com destaque para o próprio instrumento utilizado e para o modelo de comunicação ao longo de todo o processo. No presente documento são apresentados de forma detalhada os principais resultados obtidos, bem como as ações de melhoria planeadas na sequência deste projeto.por
dc.description.abstractEducation, and in particular Higher Education, is the most decisive sector for the future of a society, so it is expected to function with high levels of performance and quality.With the focus on contributing to the continuous improvement of the quality of the University of Coimbra and its Management System, and with a view to maintaining the University's master's degree in Educational Administration by the Faculty of Psychology and Educational Sciences Coimbra, a internship at the Quality Promotion Office of the University of Coimbra.In this context, several management activities were carried out within the scope of quality assessment, namely in terms of the monitoring process and pedagogical quality, in this quality report.In addition, the Quality Promotion Office was proposed to carry out an investigation with the aim of optimizing the process of monitoring and evaluating pedagogical quality, more specifically the instruments for listening to students and teachers. From a mixed sequential methodology, through two stages, students and teachers were consulted through focus groups and teachers. response, the academic community, applied to the entire academic community, 1153 responses were received from students and 480 responses from professors. The accomplishment of the qualified quality study and the adequate process that there is a need to evaluate the pedagogical quality throughout the process, with emphasis on the model of the entire instrument. This document presents the improvement of the main results in detail, as well as the actions planned following the project.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectGestão da Qualidadepor
dc.subjectSistemas Internos de Garantia da Qualidadepor
dc.subjectMonitorização e Avaliação da Qualidade Pedagógicapor
dc.subjectQuality Manegementeng
dc.subjectInternal Quality Assurance Systemseng
dc.subjectMonitoring and Evaluation of Pedagogical Quality. eng
dc.titleA Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior - Um olhar sobre a Universidade de Coimbrapor
dc.title.alternativeQuality Management in Higher Education Institutions - A look at the University of Coimbraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationGabinete de Promoção da Qualidade-
degois.publication.titleA Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior - Um olhar sobre a Universidade de Coimbrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203128109-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Educacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRicardo, Fábio Dias::0000-0003-2494-4367-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriLourenço, Rodrigo Teixeira-
uc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
relatorio_de_estagio_Favio Dias Ricardo.pdf2.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

244
Visto em 17/jul/2024

Downloads

172
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons